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Teste: Renault Kardian 1.0 Evolution custa R$ 106.990 e é o único SUV turbo e manual

Versão Evolution com câmbio manual é mais barata do que a maioria dos rivais com pedal de embreagem, com a vantagem de ser o único com motor turbo

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 19 nov 2024, 17h10 - Publicado em 19 nov 2024, 17h00
Renault Kardian 1.0 Evolution MT
Renault Kardian 1.0 Evolution MT (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O mercado brasileiro mudou muito nos últimos 10 anos. Os SUVs tornaram-se os carros mais vendidos, superando os hatchbacks e a transmisssão automática está cada vez mais comum, aos poucos empurrando o câmbio manual para o esquecimento. A prova disso é o Renault Kardian, que acaba de ganhar uma versão de entrada com pedal de embreagem e isto faz com que seja o único SUV compacto com motor turbo e uma transmissão manual à venda no país.

Até mesmo se desconsiderarmos o motor turbo, esta versão entra em uma lista bem pequena de SUVs compactos manuais, que tem apenas outros quatro carros em quatro versões específicas: Citroën Basalt 1.0 Feel, Fiat Pulse 1.3 Drive, Renault Duster 1.6 Intense Plus e Suzuki Jimny Sierra 1.5 4You Allgrip.

Então, o que levou a Renault a apostar em nesta combinação quase extinta no segmento? A fabricante diz que quer atrair o cliente que ainda gosta do prazer de dirigir que um câmbio manual traz, aquela sensação de esportividade e controle que está desaparecendo do mercado.

A segunda razão, embora não seja confirmada pela marca, são as vendas diretas. Por ser uma opção mais barata e com manutenção mais barata, será mais procurada por frotistas e locadoras, o que ajudará a aumentar ainda mais os emplacamentos. Em setembro, 66,4% das vendas do Kardian foram para vendas diretas.

Renault Kardian 1.0 Evolution MT
Renault Kardian 1.0 Evolution MT (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A diferença de preço não é tão grande assim. O Renault Kardian manual chega na versão Evolution por R$ 106.990, o que são exatos R$ 12.000 a menos do que a mesma configuração com transmissão automatizada de dupla embreagem. Os equipamentos são os mesmos, perdendo apenas os paddle shifts atrás do volante.

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Renault Kardian 1.0 Evolution MT
Renault Kardian 1.0 Evolution MT (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Bem disposto

Quando o Kardian chegou, mostrou ter uma receita de sucesso e que é o melhor carro que a Renault produziu no Brasil em anos. Todo o trabalho bem feito já estava ali, bastava adicionar o câmbio manual de seis marchas e o resultado seria bom. Foi o que aconteceu.

O motor 1.0 turbo de três cilindros, que estreou justamente com o SUV compacto, entrega um bom desempenho. São 125 cv a 5.000 rpm e 22,4 kgfm a 2.250 rpm quando abastecido com etanol. Com gasolina, gera 120 cv a 5.000 rpm e 20,4 kgfm a 2.000 rpm. Como 90% do torque é entrega 1.750 rpm, não falta força, mesmo utilizando o modo Eco.

No lugar da transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas, entra a caixa manual, também de seis posições. A Renault fez questão de enfatizar que este câmbio não é o mesmo do finado Sandero RS, desmentindo uma informação que havia sido confirmada pelo presidente da marca na Argentina.

Renault Kardian 1.0 Evolution MT
Renault Kardian 1.0 Evolution MT (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Batizada como JX22, é produzida em Portugal pela Horse (divisão de motores da Renault). Para deixar o carro mais ágil na cidade, a relação foi encurtada na primeira, segunda e terceira marcha, enquanto a quinta é bem longa e a sexta funciona como overdrive, reduzindo o consumo.

Seu desempenho ficou bem próximo da versão com câmbio automatizado de dupla embreagem. Em nosso teste oficial, a aceleração de 0 a 100 km/h levou 11,4 s, somente em 0,5 s a mais do que os 11,4 s da variante sem pedal de embreagem. O consumo melhora consideravelmente, fazendo 14,4 km/l na cidade e 16,5 km/l na estreada, com gasolina. Em comparação, o Kardian automatizado registrou 13,2 km/l e 14,9 km/l, respectivamente.

São bons números, mas como eles se traduzem no mundo real? O test-drive de aproximadamente 100 km foi praticamente apenas na estrada e o computador de bordo marcava mais de 15 km/l no consumo na maior parte do trajeto. Com o torque aparecendo cedo, é possível fazer as trocas por volta de 2.000 rpm sem perder a força.

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A transmissão pode não ser a do Sandero RS, no entanto até lembra um pouco o hatch esportivo. A alavanca tem um curso curto e engates precisos, além do pedal de embreagem ser bem calibrado, deixando o carro bem gostoso de guiar. Felizmente, a relação das três primeiras marchas não é tão curta a ponto de pedir por trocas constantes como era com o RS.

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O pequeno trecho urbano no trajeto contava com algumas lombadas como o único obstáculo e comportou-se bem, sendo firme o suficiente para evitar batidas secas, mas também não sendo mole a ponto de deixar a carroceria inclinar demais.

Renault Kardian 1.0 Evolution MT
Renault Kardian 1.0 Evolution MT (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quase completo

O melhor argumento do Kardian manual se comparado com outros modelos com o mesmo tipo de transmissão é o fato de vir muito bem equipado para uma versão de entrada. Tem seis airbags, faróis e lanternas em led, painel de instrumentos digital de 7”, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, ar-condicionado automático digital, retrovisores com ajuste elétrico, sistema start-stop, vidros elétricos com função one-touch para o motorista e volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.

Renault Kardian 1.0 Evolution MT
Renault Kardian 1.0 Evolution MT (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Alguns itens poderiam ser melhores. O painel de instrumentos, embora tenha boa leitura de modo geral, poderia ter mais informações. Um exemplo é o conta-giros, mostrado por uma pequena barra horizontal crescente posicionado acima de pequenos traços que deveriam indicar as rotações por minutos. Porém, somente os 7.000 e 8.000 rpm estão claros, os demais não tem números e não há traços o suficiente para indicar de 1 a 6.

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Renault Kardian 1.0 Evolution MT
Renault Kardian 1.0 Evolution MT (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A multimídia de 8” é um tanto simples, de baixa resolução e que parece menor do por conta do enorme acabamento em volta. A Renault insiste em colocar uma alavanca extra na coluna de direção para controlar o sistema de som ao invés de aproveitar melhor os comandos integrados ao volante. Tudo isso, porém, é comum a todas as versões do Kardian.

Vale o que custa?

À primeira vista, R$ 106.990 não parece ser o preço correto para um carro manual neste segmento, mesmo com motor turbo. Mas basta olhar para a concorrência para ver que não está fora da realidade e que é até competitivo, considerando que é o único com motor turbo e traz mais equipamentos.

É mais barato do que o Fiat Pulse 1.3 Drive, vendido por R$ 107.990 e com mais equipamentos, por ter dois airbags a mais e painel de instrumentos digital. E muito mais barato do que seu irmão Duster, que custa R$ 130.990 e, embora seja bem maior, tem motor 1.6 e é menos equipado. O Suzuki Jimny Sierra sai por R$ 162.990, porém é um carro de nicho e com tração 4×4.

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Teste – Renault Kardian 1.0 Evolution MT

Aceleração
0 a 100 km/h: 11,39 s
0 a 1.000 m: 32,94 s – 158,48 km/h

Retomada
D 40 a 80 km/h: 4,89 s
D 60 a 100 km/h: 6,87 s
D 80 a 120 km/h: 5° 11,18 s/ 6° 19,13 s

Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 13,59/24,17/53,94 m

Consumo
Urbano: 14,4 km/l
Rodoviário: 16,5 km/l

Ruído interno
Neutro/RPM max: 45,1/67,0 dBA
80/120 km/h: 62,1/69,8 dBA

Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 2.000 rpm
Volante: 2,7 voltas

Ficha técnica – Renault Kardian

  • Preço: R$ 106.990
  • Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12V, 999 cm³, 120/125 cv a 5.750 rpm (etanol), 20,4/22,4 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm Câmbio: manual, 6 m.,tração dianteira
  • Direção: elétrica
  • Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
  • Pneus: 205/55 R17
  • Dimensões: comprimento, 411,9 cm; largura, 202,5 cm; altura, 159,5 cm; entre-eixos, 260,4 cm; porta-malas, 358 l; vão livre, 21 cm
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