Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Yaris Cross? Toyota confirma compacto híbrido flex para o Brasil

CEO da Toyota para a América Latina confirmou híbrido flex nacional menor que Corolla e Corolla Cross, mas lançamento pode demorar

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jul 2021, 11h12 - Publicado em 20 jul 2021, 10h58
Toyota Yaris Cross Hybrid
Toyota Yaris Cross Hybrid japonês (Divulgação/Toyota)

A Toyota do Brasil quer expandir a oferta de modelos híbridos flex para a linha de compactos da empresa, indo além dos médios Corolla e Corolla Sedan. Em entrevista para a Folha de S.Paulo, o CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Masahiro Inoue confirmou que a montadora terá um híbrido flex menor e mais barato.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

“A Toyota, mundialmente, vai oferecer produtos eletrificados, seja híbrido, híbrido plug-in ou com célula de combustível. No Brasil teremos um carro pequeno com tecnologia híbrido flex”, disse Inoue.

Toyota Yaris Cross Hybrid
(Divulgação/Toyota)

O modelo em questão já está em fase de tropicalização. Trata-se do Toyota Yaris Cross, um SUV compacto que será fabricado em Sorocaba (SP), a princípio, a partir de 2024. A demora se explica pelo uso da nova plataforma TNGA-B, versão compacta da TNGA-C dos Corolla, e que já está presente no Yaris e Yaris Cross europeus, e também no novo Toyota Aqua japonês.

O Toyota Yaris Cross seria responsável pela estreia da matriz GA-B no Brasil, que posteriormente daria vida à próxima geração do Yaris nacional, que deve ser lançada no ano seguinte, 2025, sendo o último dos Toyota vendidos em nosso mercado a ganhar versão híbrida. Falta tanto tempo que o atual Yaris ganhará reestilização no Brasil antes do fim de 2021. 

painel yaris cross
Painel é o mesmo do hatch Yaris europeu (Divulgação/Toyota)

O próprio Yaris Cross já chegaria reestilizado frente ao Europeu para encarar Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Nissan Kicks, VW T-Cross e novos entrantes que surgirem até lá. O nome também seria mantido, para manter a coesão com o Corolla Cross. 

Toyota Yaris Cross Hybrid
(Divulgação/Toyota)

O que ainda não está claro é se ele manterá os 4,18 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos do Yaris Cross europeu ou se terá dimensões mais generosas. O problema é que, com 2,64 m de entre eixos, o Corolla Cross é, hoje, um SUV médio com entre eixos menor que um T-Cross, que é compacto.

Aposta ainda é no etanol

A Toyota tem uma visão diferente de outras fabricantes: aposta forte nos híbridos enquanto ensaia sua entrada no mercado de elétricos em um momento que outras fabricantes já direcionam todos os seus esforços nos elétricos. Para o CEO da Toyota, os híbridos flex é mais adequado para a realidade brasileira.

Toyota Yaris Cross Hybrid
(Divulgação/Toyota)

“Há a preocupação com a recarga, questão que pode estar resolvida na Califórnia ou na cidade de Xangai. Em países como o Brasil, entretanto, ainda não é possível ter uma estrutura ampla de carregamento das baterias. Por isso a aposta no híbrido flex para o mercado brasileiro”, explica Inoue. “O Brasil adotou o etanol há 40 anos, é praticamente carbono neutro, as emissões aparecem apenas na hora de produzir o combustível. Temos que aproveitar a tecnologia que já existe no país, não adianta investir muito dinheiro para produzir baterias.”

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.