Volkswagen Polo 2026 terá apenas quatro versões por culpa do Tera
Concessionários receberam comunicado de que hatchback terá uma linha 2026 muito mais enxuta, tirando de linha as versões intermediárias

O lançamento do VW Tera acontecerá apenas entre maio e junho e a fabricante já prepara terreno para o SUV compacto. Por seu posicionamento parecido, o Polo acabará passando por um reposicionamento, passando a ser vendido em somente três versões, perdendo todas as configurações intermediárias.
É o que revela o site Mundo do Automóvel para PCD, que teve acesso ao comunicado enviado aos concessionários. QUATRO RODAS entrou em contato com diversas lojas e algumas delas confirmam a informação sobre a linha 2026 do Volkswagen Polo. Consultada pela reportagem, a Volkswagen confirmou a mudança no portfólio.
Assim, o hatchback passará a ser vendido em somente quatro versões: Track, Robust, Sense e Highline. É uma queda considerável em relação à linha 2025, que contava com sete variantes, ao somar o Polo MPI, TSI e Comfortline.
Esta movimentação não é bem uma surpresa. As versões Track e Sense possuem uma participação grande nos emplacamentos, por serem voltados para a venda direta e terem um preço mais atraente após os descontos e isenções. O Polo Robust continuará a ser oferecido, já que é um pacote para o Track.
A surpresa é que o Polo Highline continuará a ser vendido, apesar do preço mais alto e fará com que represente um salto bem grande não só em valor como em equipamentos em comparação ao Sense.
Isto também reduz temporariamente a oferta do motor 1.0 MPI no mercado brasileiro, ao menos até a chegada do Tera com esta motorização. O Polo terá este propulsor de 84 cv e 10,3 kgfm somente na versão Track, já que o Polo MPI sai de linha. Já a versão Sense seguirá com o motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm, utilizado também pelo Highline.
Confira os preços do VW Polo 2026:
- Polo Track 1.0 MPI – R$ 95.790
- Polo Robust 1.0 MPI – R$ 95.790
- Polo Sense 170 TSI – R$ 107.990
- Polo Highline 170 TSI – R$ 131.650
Tera vem aí
Além da baixa procura pelas versões intermediárias, o Polo teve a linha reduzida para abrir espaço para o Tera. O SUV compacto deverá ter preço inicial na faixa dos R$ 100.000, o mesmo que era cobrado pelo Polo MPI, ainda mais considerando que a versão de entrada do utilitário usará o mesmo motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas. A expectativa é que a configuração topo de linha High custe algo em torno de R$ 140.000, passando um pouco dos R$ 131.650 do Polo Highline.