VW Golf GTI está voltando ao Brasil de olho no Civic Type R e GR Corolla
Uma unidade da oitava geração do hatch médio apareceu desembarcando em Campinas (SP)
O Volkswagen Golf é o carro mais emblemático da marca em todo o mundo e, mesmo que tenha saído de linha no Brasil em 2020, ainda é muito admirado por muitos. A fabricante sabe bem disso e planeja voltar a vender o hatchback médio no país, com uma estratégia diferente, focando em uma versão esportiva por um preço mais alto.
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen na América Latina, disse ao Motor1.com Brasil em 2023 que a fabricante estudava voltar a importar o Golf, na versão GTI ou R. O plano é bem claro, posicionando o hot hatch como um produto de nicho por um preço mais alto, da mesma forma que o Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla.
Esta ideia está tomando forma, pois uma unidade do Golf GTI de oitava geração desembarcou no Aeroporto de Viracopos em Campinas (SP), como revelado pelo perfil Exotics Brazil no Instagram. O hatch está sem camuflagem e com as placas de demonstração, algo incomum e que não acontece em carros importados de forma independente.
“O GTI é um clássico, tanto o GTI quanto o R, são carros que poderiam funcionar muito bem por aqui. A questão é que tem que ter volume para justificar. O que posso dizer é que estamos estudando forte trazer alguns carros importados, até mesmo no próximo ano [de 2024]”, disse Possobom.
Em um mundo ideal, o Golf R seria a melhor aposta por utilizar o motor 2.0 turbo de 320 cv e 42,8 kgfm, números de desempenho interessantes para competir com o Civic Type R (297 cv e 42,8 kgfm) e GR Corolla (304 cv e 37,7 kgfm).
A versão GTI ficaria um pouco abaixo, pois o motor de 2,0 litros é mais manso, gerando 265 cv e 37,7 kgfm. O contraponto é que poderia ser vendido por um preço mais baixo, considerando que o Civic custa R$ 429.900 e o GR Corolla parte de R$ 416.990. E poderia servir de rival para o Toyota GR Yaris, que será vendido no Brasil, como adiantado por QUATRO RODAS.
Há um meio termo entre o GTI e o R na forma do GTI Clubsport, que eleva a potência para 300 cv e o torque sobe para 40,8 kgfm. Em todos os casos, a transmissão é a automatizada de dupla embreagem e com 7 marchas – o cãmbio manual de 6 posições saiu de linha na Europa.
O desafio da Volkswagen será trazer os clientes após os problemas enfrentados no lançamento do Golf GTE em 2019 por R$ 199.990. A versão híbrida plug-in do hatch chegou em um momento ruim, com a nova geração estreando na Europa, o que fez com que tivesse uma baixa procura mesmo que estivesse limitado a 100 unidades.
Como revelado por QUATRO RODAS na época, a Volkswagen acabou vendendo 57 das 100 unidades para a locadora Unidas. Fontes ligadas à empresa afirmaram que o preço alto também foi um fator, custando o mesmo que modelos de marca premium.