Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota terá picape híbrida 4×4 baseada no Corolla e fabricada no Brasil

Picape mais barata que a Toyota Hilux terá porte da Fiat Toro e pode estrear mecânica híbrida plug-in flex, que já está em desenvolvimento do Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 fev 2024, 12h39 - Publicado em 21 fev 2024, 12h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Toyota já trabalha no desenvolvimento de uma picape híbrida baseada na mesma plataforma do Corolla. A informação foi antecipada pelo site Autos Segredos e os estudos para a criação da picape foram confirmados posteriormente pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SP).

    Seria uma picape cabine dupla intermediária, com porte de Fiat Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch, que surgiria como uma opção mais barata que a Toyota Hilux, que é importada da Argentina apenas com motor a diesel e custa a partir de R$ 242.590 nas versões com cabine dupla.

    Toyota EPU Concept
    (Divulgação/Toyota)

    Existe a necessidade de um anúncio de investimentos na fábrica de Sorocaba (que hoje fabrica Yaris e Corolla Cross) para garantir a produção nacional da picape híbrida, mas a expectativa é pelo início da produção entre 2026 e 2027. A unidade precisaria de dois anos para ser adaptada a partir do início da produção do Yaris Cross, previsto para o fim de 2024.

    O projeto da picape intermediária, porém, é global e seria baseado na plataforma TNGA, a mesma dos Corolla e Corolla Cross e que tem variações de tamanho para diferentes segmentos.

    Toyota EPU Concept
    (Divulgação/Toyota)
    Continua após a publicidade

    O primeiro conceito de uma picape menor que a Hilux e com estrutura monobloco foi mostrada em outubro do ano passado durante o Salão de Tóquio. A Toyota EPU Concept tinha 5,07 m de comprimento, sendo menor que uma Ford Maverick (5,11 m) e pouco maior que uma Fiat Toro/ Ram Rampage (5,02 m), mas ainda 24 cm menor que uma Toyota Hilux.

    O detalhe é que a proposta desta carro conceito é ser uma picape elétrica, o que confere a ela proporções incomuns até para uma picape monobloco, mas que faria sentido no caso de uma transformação em picape híbrida plug-in, como é esperada para a nova picape nacional da Toyota.

    Toyota EPU Concept
    (Divulgação/Toyota)
    Continua após a publicidade

    O ponto mais notável é seu entre eixos, de 3,35 m, pois sua mecânica permite que o eixo traseiro fique tão deslocado para trás. Uma Hilux tem 3,08 m de entre-eixos, mesma medida da Maverick, enquanto uma Toro tem 2,99 m. Isso libera mais espaço para alocar a bateria sob a cabine e instalar motores no eixo dianteiro e no eixo traseiro.

    Também em 2023 a Toyota do Brasil anunciou o início dos testes para o desenvolvimento de um conjunto híbrido plug-in flex no Brasil, que a empresa chama de PHEV-FFV (veículos híbridos plug-in flex fuel).

    Toyota EPU Concept
    (Divulgação/Toyota)

    O ponto de partida é o Toyota RAV4 Prime, que não é vendido no Brasil e tem motor 2.5 a gasolina de ciclo Atkinson com 185 cv combinado a dois elétricos que somam 236 cv: 182 cv no motor dianteiro e 54 cv no traseiro. A bateria tem 18,1 kWh, tem recarga externa, e garante alcance de 75 km no modo elétrico.

    Continua após a publicidade

    Com essa mecânica, a picape híbrida poderá ter tração 4×4 sem depender de um cardã atravessando o carro. Configuração mecânica semelhante será usada na picape híbrida da GWM (que também será fabricada no Brasil mas pode ser lançada apenas em 2025) e na picape híbrida da BYD, que chegará importada da China no final deste ano.

    Compartilhe essa matéria via:

    A única picape híbrida à venda no Brasil atualmente é a Maverick Hybrid, que combina um motor a gasolina 2.5 Atkinson com um elétrico e só tem tração dianteira, e custa R$ 234.890.

    De acordo com o Autos Segredos, a picape intermediária da Toyota será equipada tanto com essa mecânica 2.5 flex quanto com o 2.0 Dynamic Force dos Corolla e Corolla Cross, que entrega 176 cv de potência e torque de 21,4 kgfm, ligado ao câmbio automático CVT com 10 marchas.

    Continua após a publicidade
    Toyota EPU Concept
    (Divulgação/Toyota)

    Caso o investimento para a produção local seja confirmado, será a primeira picape Toyota fabricada no Brasil desde a Bandeirante, que saiu de linha em 2001.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.