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Toyota terá picape híbrida 4×4 baseada no Corolla e fabricada no Brasil

Picape mais barata que a Toyota Hilux terá porte da Fiat Toro e pode estrear mecânica híbrida plug-in flex, que já está em desenvolvimento do Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 fev 2024, 12h39 - Publicado em 21 fev 2024, 12h15
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  • A Toyota já trabalha no desenvolvimento de uma picape híbrida baseada na mesma plataforma do Corolla. A informação foi antecipada pelo site Autos Segredos e os estudos para a criação da picape foram confirmados posteriormente pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SP).

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    Seria uma picape cabine dupla intermediária, com porte de Fiat Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch, que surgiria como uma opção mais barata que a Toyota Hilux, que é importada da Argentina apenas com motor a diesel e custa a partir de R$ 242.590 nas versões com cabine dupla.

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    Toyota EPU Concept
    (Divulgação/Toyota)

    Existe a necessidade de um anúncio de investimentos na fábrica de Sorocaba (que hoje fabrica Yaris e Corolla Cross) para garantir a produção nacional da picape híbrida, mas a expectativa é pelo início da produção entre 2026 e 2027. A unidade precisaria de dois anos para ser adaptada a partir do início da produção do Yaris Cross, previsto para o fim de 2024.

    O projeto da picape intermediária, porém, é global e seria baseado na plataforma TNGA, a mesma dos Corolla e Corolla Cross e que tem variações de tamanho para diferentes segmentos.

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    Toyota EPU Concept
    (Divulgação/Toyota)

    O primeiro conceito de uma picape menor que a Hilux e com estrutura monobloco foi mostrada em outubro do ano passado durante o Salão de Tóquio. A Toyota EPU Concept tinha 5,07 m de comprimento, sendo menor que uma Ford Maverick (5,11 m) e pouco maior que uma Fiat Toro/ Ram Rampage (5,02 m), mas ainda 24 cm menor que uma Toyota Hilux.

    O detalhe é que a proposta desta carro conceito é ser uma picape elétrica, o que confere a ela proporções incomuns até para uma picape monobloco, mas que faria sentido no caso de uma transformação em picape híbrida plug-in, como é esperada para a nova picape nacional da Toyota.

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    Toyota EPU Concept
    (Divulgação/Toyota)

    O ponto mais notável é seu entre eixos, de 3,35 m, pois sua mecânica permite que o eixo traseiro fique tão deslocado para trás. Uma Hilux tem 3,08 m de entre-eixos, mesma medida da Maverick, enquanto uma Toro tem 2,99 m. Isso libera mais espaço para alocar a bateria sob a cabine e instalar motores no eixo dianteiro e no eixo traseiro.

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    Também em 2023 a Toyota do Brasil anunciou o início dos testes para o desenvolvimento de um conjunto híbrido plug-in flex no Brasil, que a empresa chama de PHEV-FFV (veículos híbridos plug-in flex fuel).

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    Toyota EPU Concept
    (Divulgação/Toyota)

    O ponto de partida é o Toyota RAV4 Prime, que não é vendido no Brasil e tem motor 2.5 a gasolina de ciclo Atkinson com 185 cv combinado a dois elétricos que somam 236 cv: 182 cv no motor dianteiro e 54 cv no traseiro. A bateria tem 18,1 kWh, tem recarga externa, e garante alcance de 75 km no modo elétrico.

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    Com essa mecânica, a picape híbrida poderá ter tração 4×4 sem depender de um cardã atravessando o carro. Configuração mecânica semelhante será usada na picape híbrida da GWM (que também será fabricada no Brasil mas pode ser lançada apenas em 2025) e na picape híbrida da BYD, que chegará importada da China no final deste ano.

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    A única picape híbrida à venda no Brasil atualmente é a Maverick Hybrid, que combina um motor a gasolina 2.5 Atkinson com um elétrico e só tem tração dianteira, e custa R$ 234.890.

    De acordo com o Autos Segredos, a picape intermediária da Toyota será equipada tanto com essa mecânica 2.5 flex quanto com o 2.0 Dynamic Force dos Corolla e Corolla Cross, que entrega 176 cv de potência e torque de 21,4 kgfm, ligado ao câmbio automático CVT com 10 marchas.

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    Toyota EPU Concept
    (Divulgação/Toyota)

    Caso o investimento para a produção local seja confirmado, será a primeira picape Toyota fabricada no Brasil desde a Bandeirante, que saiu de linha em 2001.

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