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Toyota Yaris Cross faz até 30 km/l e será híbrido nacional em 2024

Se, no Brasil, a promessa é de bons preços, na Indonésia Yaris Cross estreia com fartura de equipamentos. Resta saber se ambas as coisas são compatíveis

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 abr 2024, 17h15 - Publicado em 23 jun 2023, 13h32

Como nossos flagras já mostraram, é questão de pouco tempo para que o Toyota Yaris Cross estreie no Brasil. Com produção nacional, o SUV compacto pretende chegar com tudo, sendo o veículo híbrido mais barato à venda em nosso mercado.

Versão básica apresenta nível de equipamentos interessante
Versão básica apresenta nível de equipamentos interessante (Divulgação/Toyota)

Mas isso não significa que ele será “pelado”, ao que indica. Isso porque o Yaris Cross acaba de ser lançado em outro mercado emergente, o da Indonésia, adiantando o que em breve teremos à venda aqui.

Versões mais baratas do Yaris Cross

O Toyota Yaris Cross chegará ao mercado indonésio em quatro versões. O Yaris Cross G MT, é a única com câmbio manual e, obviamente, a mais barata. Ela é equipada com motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina, que rende 106 cv e 14,0 kgfm — o mesmo das outras não-híbridas.

Versão básica (dir.), se diferencia pelo para-choque e pelas rodas de aro 17
Versão básica (dir.), se diferencia pelo para-choque e pelas rodas de aro 17 (Divulgação/Toyota)

Desde o início, entretanto, chama a atenção o bom nível de equipamentos do utilitário. De série, o Yaris Cross básico já oferece meia dúzia de airbags (motorista, passageiros, laterais e de cortina), freio a disco nas quatro rodas (com discos ventilados na dianteira), retrovisores com rebatimento elétrico, sensores de estacionamento à frente e atrás, alerta de frenagem emergencial, assistente de partida em rampa e freio de estacionamento eletrônico — nada de freio no pé, como o irmão mais velho Corolla Cross vendido no Brasil.

Interior do Toyota Yaris Cross G: mesmo versão manual traz freio de estacionamento por botão
Interior do Toyota Yaris Cross G: mesmo versão manual traz freio de estacionamento por botão (Divulgação/Toyota)

Também há comodidades como central multimídia de 9’’ e quadro de instrumentos digital com 7’’, mas, por fora, as rodas são de aro 17, assim como as da segunda versão, Yaris Cross G CVT, que basicamente repete os equipamentos e acrescenta a transmissão CVT.

Versão intermediária

A partir da versão intermediária, o Yaris Cross 1.5 S CVT, o nível de equipamentos sobe consideravelmente, com destaque para o Toyota Safety Sense. O pacote de segurança veicular da japonesa inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, alerta de evasão de faixa e até um sistema que avisa ao motorista quando o semáforo fica verde.

A partir da versão intermediária estreia central multimídia de 10,1''
A partir da versão intermediária estreia central multimídia de 10,1” (Divulgação/Toyota)

Também há estreia do aplicativo do carro, que, entre outras coisas, permite ao motorista encontrá-lo via celular e comandar algumas funções remotamente. Além disso o porta-malas ganha função de abertura via pé, útil para quando o usuário está, por exemplo, carregando alguma bagagem pesada; basta aproximar a perna do para-choque traseiro e, assim, abrir o compartimento automaticamente.

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Outra comodidade é abrir o porta-malas com o "chute no vácuo"
Outra comodidade é abrir o porta-malas com o “chute no vácuo” (Divulgação/Toyota)

O salto tecnológico é completado pela oferta de faróis full-led, lanternas em led, central multimídia com 10,1’’, ajuste elétrico do banco do motorista e ar-condicionado digital. É também nessa versão que estreia um pacote opcional GR, acrescentando detalhes esportivos como novos frisos nos para-choques, emblema da Gazoo Racing nos bancos e até um aerofólio traseiro.

Pacote GR acrescenta elementos com estética esportiva tanto por fora...
Pacote GR acrescenta elementos com estética esportiva tanto por fora… (Divulgação/Toyota)

A partir do Yaris Cross S também estreia um novo para-choque dianteiro, com a entrada de ar inferior redesenhada, além das rodas de aro 18 como item de série.

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...quanto por dentro
…quanto por dentro (Divulgação/Toyota)

Versão híbrida

Obviamente, nenhuma variante atrai tanta curiosidade quanto o Yaris Cross híbrido, que chegará em única versão: Yaris Cross S HV CVT, também com o pacote GR opcional.

Nesse caso, também haverá motor 1.5, mas que funciona em ciclo Atkinson e, sozinho, rende 75 cv e 12,3 kgfm. Também entra em cena o motor elétrico, com 80 cv 14,4 kgfm, num conjunto que totaliza 112 cv, mas sem torque total divulgado.

Quadro de instrmentos digital é item de série da linha
Quadro de instrmentos digital é item de série da linha (Divulgação/Toyota)

A informação mais impressionante veio do site indonésio Car250, que publicou o trecho de uma apresentação da Toyota que garante consumo de 30,3 km/l para o Yaris Cross híbrido, ainda que não tenham sido dados mais detalhes.

Carregamento de celular por indução é exclusivo da versão híbrida
Carregamento de celular por indução é exclusivo da versão híbrida (Divulgação/Toyota)

Além da mecânica eletrificada, o Yaris Cross S HV CVT traz itens exclusivos como carregador de celular por indução, teto solar panorâmico e luzes coloridas no interior (com ajuste via comando de voz).

Preço e lançamento no Brasil

Ainda que não tenha sido 100% confirmado pela Toyota do Brasil, o Yaris Cross, ao que tudo indica, é o modelo híbrido que a marca anunciou para o ano que vem, com fabricação no interior de São Paulo. A intenção da japonesa é ter o carro híbrido pleno (HEV) mais barato do país. Ou seja, ter um híbrido capaz de rodar apenas com o motor elétrico (ainda que não por muito tempo) e que dispensa carregadores externos.

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São 4,3 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,61 m de altura, com 2,62 m de entre-eixos e vão livre de 21 cm
São 4,3 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,61 m de altura, com 2,62 m de entre-eixos e vão livre de 21 cm (Divulgação/Toyota)

Para cumprir essa meta, o Yaris Cross tem que chegar abaixo dos R$ 183.790 atualmente cobrados pelo Corolla Altis Hybrid (considerando que não haja opções ainda mais baratas até lá). Naturalmente, as versões meramente à gasolina sairão ainda mais em conta.

Consumo de 30,3 km/l impressiona, mas deve ser encarado com ceticismo
Consumo de 30,3 km/l impressiona, mas deve ser encarado com ceticismo (Divulgação/Toyota)

Um dos segredos para a redução do preço será a nacionalização de parte do conjunto mecânico, o que ajudará a aumentar a capacidade produtiva para, inclusive, exportar o SUV para pelo menos 20 países vizinhos a partir do Brasil.

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