A Toyota vem desenrolando uma estratégia ousada para fortalecer sua divisão esportiva no Brasil, a Gazoo Racing. O plano inclui desde modelos esportivados a carros de rali homologados para as ruas, passando por track days e ações de marketing.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Dando continuidade a essa estratégia, a marca lançará no Brasil o novo Corolla Cross GR-S. Dados exclusivos obtidos por QUATRO RODAS mostram que o carro já está com autorizações definitivas para venda no país, restando apenas a vontade da Toyota em comercializá-lo.
Meio termo entre esportivo e esportivado
Atualmente o Corolla Cross GR-S é vendido apenas em Taiwan, onde há versões híbridas e a gasolina bem diferentes das disponíveis no mercado brasileiro. A expectativa é que a nova versão brasileira do SUV não ouse tanto, e tenha o mesmo motor 2.0 16V com injeção direta e indireta de 170 cv já oferecido.
Ao contrário do país asiático, não haverá oferta de motorização híbrida, por mais que essa esteja disponível atualmente. Uma explicação razoável é a potência bem menor do trem-de-força híbrido, que chega apenas a 122 cv.
Não espere por equipamentos de segurança mais avançados, como o controle de cruzeiro adaptativo, no Corolla Cross GR-S 2.0. Esses recursos seguirão exclusivos da versão híbrida XRX, enquanto a versão esportiva será baseada no Corolla Cross XRE.
Ainda que não haja ganho de potência e torque (21,4 kgfm), o novo membro da família, que já inclui Corolla e SW4, não se limitará à mudança estética. Caso siga as especificações taiwanesas, o novo modelo terá rigidez estrutural aumentada pela inserção de novas longarinas, feitas levando em conta um novo conjunto de suspensão — como a Toyota fez no SW4. Só não espere pela suspensão traseira independente, disponível nos Estados Unidos.
É possível que o modelo também explore seu sistema de direção elétrica, a fim de se tornar mais pesada, com menos assistência.
Estética
Além de novos difusores à frente e atrás, apliques ao redor da carroceria e opção de teto em segunda cor, o novo Corolla Cross com “dedo” da Gazoo Racing também mudará por dentro. Seguindo o padrão do próprio Corolla sedã, espere por bancos em couro e suede (remetendo ao padrão de rali) e forma mais côncava, além de inserções da linha esportiva pela cabine.
Outro detalhe que chama atenção é o muito criticado escapamento do carro, sempre aparente. No modelo taiwanês, com arranjo semelhante ao brasileiro, ele foi pintado de preto.
Seguindo a lógica de preços aplicado no Corolla e SW4 em versões GR-S, o novo Corolla Cross GR-S chegará às lojas por cerca de R$ 170.000, ainda em 2022.