Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tiggo 5X Pro híbrido chega ainda em 2022 e promete 1.000 km de autonomia

Confirmado pela Caoa Chery, Tiggo 5x Pro híbrido usará câmbio que promete revolucionar veículos híbridos e que, atualmente, só os chineses sabem fazer

Por Eduardo Passos
17 fev 2022, 16h10
Tiggo 5x Pro já está à venda e terá versão híbrida ainda em 2022
Tiggo 5x Pro já está à venda e terá versão híbrida ainda em 2022 (Divulgação/Caoa Chery)
Continua após publicidade

O Tiggo 5x Pro mal foi lançado e tem mais novidades a caminho. Durante o evento de apresentação do SUV, executivos da Caoa Chery confirmaram que o SUV compacto terá versão híbrida no Brasil ainda neste ano.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Segundo o diretor de engenharia da Caoa, Leonardo Lukacs, a eletrificação dos modelos da sino-brasileira não é questão de vontade, mas de necessidade. “Atender os novos requisitos sem algum tipo de hibridização é muito difícil”, explicou o engenheiro, se referindo às normas ambientais impostas pelo Rota 2030.

Entre outras demandas, o programa do Governo Federal instituiu prazos para que as montadoras reduzam os níveis de poluição e melhorem a eficiência energética dos seus carros nos próximos anos. Um pretexto aparentemente ideal para a versão híbrida do novo utilitário, que chegará às lojas “muito provavelmente em 2022”, afirmou Lukacs.

Chery Tiggo 8 Plus PHEV abre
Chery Tiggo 8 Plus híbrido já está sendo fabricado na China e estreou a transmissão híbrida dedicada combinada ao motor 1.6 TGDI (Reprodução/Sohu)

Com moral elevada frente à matriz, a Caoa Chery conseguiu impor exclusividades ao Tiggo 5x Pro montado no Brasil, que traz suspensão e interior melhores do que a versão chinesa. Mas o anúncio de sua versão eletrificada aponta para um privilégio ainda maior: a estreia da novíssima transmissão híbrida dedicada, a DHT, no Tiggo 5X. 

Continua após a publicidade

Anunciada no final de 2021 no Salão de Xangai, a “transmissão híbrida dedicada” é tratada com prioridade máxima pela Chery, que não hesita em prometer números incríveis de autonomia graças a ela. No caso do Tiggo 5x Pro híbrido, a promessa é de autonomia de 1.000 km com apenas um tanque e uma carga, indicam documentos da fabricante. Considerando o tanque de 57 l, o consumo ficaria ao redor dos 17,5 km/l.

Protótipos do Tiggo 5x Pro atualizados já rodam pelo Brasil, inclusive testando sistemas de automação veicular
Protótipos do Tiggo 5x Pro atualizado já rodam pelo Brasil, inclusive testando sistemas de automação veicular (Divulgação/Caoa Chery)

Tanta eficiência vem da construção sob medida desse câmbio, projetado do zero para modelos híbridos e cujas partes móveis aproveitam energia de um dos dois motores elétricos, realizando tarefas normalmente inviáveis em híbridos convencionais. Altamente complexo, o DHT também é dominado por outra montadora chinesa em expansão no Brasil, a Great Wall.

Continua após a publicidade

Tiggo 5X Pro híbrido terá três motores

Na prática, isso significa que o sistema DHT da Chery conta com nove velocidades e onze modos de condução, que, ao contrário dos modos de um câmbio CVT, alteram profundamente o uso dos três motores previstos — dois elétricos e o atual 1.5 turbo, ainda sem injeção direta.

A versão híbrida nem sequer foi lançada na China, mas já se sabe parte dos seus detalhes e como funcionará. Entre as amplas possibilidades, o SUV poderá, em altas velocidades, priorizar o motor a combustão (mais eficiente nesse cenário) enquanto usa um dos motores elétricos para manter as rotações do 1.5 turbo em um nível ótimo de economia. Ao mesmo tempo, em uma retomada de alta, o outro motor elétrico pode fornecer tração extra.

Dos onze cenários possíveis, sabemos que haverá modos para baixa, média e alta velocidade, modos de ultrapassagem, longas distâncias e até para passos de montanha, adiantou a filial oceânica da fabricante.

Caoa Chery Tiggo 5x Pro (6)
Motor 1.5 que equipa o Tiggo 5x Pro terá a companhia de dois motores elétricos (Divulgação/Caoa Chery)
Continua após a publicidade

Câmbio “acoplado” ao GPS

A fim de aproveitar ao máximo a energia disponível, os novos modelos da Chery cruzarão informações de rota, altitude e até tráfego previsto com o funcionamento do câmbio, gerenciando a viagem de maneira integrada. A inteligência artificial anunciada no Oriente foi desenvolvida em parceria com a conterrânea Baidu, de modo que não há certeza se ela será importada para o Brasil.

Caoa Chery Tiggo 7 Pro (15)
Chery afirma ser capaz de usar dados de navegação para planejar o uso das nove marchas ao longo da viagem (Divulgação/Caoa Chery)

O que sabemos, porém, é que o futuro Tiggo 5x Pro híbrido também será ligeiro: os testes preliminares com o arranjo trimotor renderam um 0 a 100 km/h em menos de 5 s na variante com tração integral. Uma versão híbrida mais simples, com tração dianteira, atingiu a marca dos 100 km/h em 7,2 s.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Sem detalhes quanto a preços ou versões, o Tiggo 5x Pro atualizado já está rodando em ensaios pelas ruas brasileiras, assim como o Tiggo 8 Pro e o mesmo DHT, unido ao motor 1.6 turbo. No caso do SUV compacto, as versões eletrificadas ainda devem estrear recursos de automação veicular, como controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa, que foram confirmados inclusive para as próximas versões convencionais.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.