Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Caoa Chery Tiggo 5X Pro 2023 corrige seus defeitos, mas custa R$ 154.990

De olho até no Corolla Cross, novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro estreia câmbio CVT e interior completamente renovado (e melhorado)

Por Eduardo Passos Atualizado em 17 fev 2022, 21h54 - Publicado em 17 fev 2022, 11h00

Não julgue à primeira vista, pois o novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro está mais diferente do que parece. O SUV que já passou por nosso teste de Longa Duração ganhou um bom facelift, mas com mudanças concentradas no interior e na mecânica. Em preço promocional, o Tiggo 5x Pro chegará em versão única por R$ 154.990 – preço que, de acordo com a marca, não vai durar por muito tempo.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Ainda que, por fora, a marca tenha instalado a grade frontal com o mesmo estilo que equipa seus outros SUVs recém-atualizados, o Tiggo 5x Pro se diferencia do antecessor pela nova cabine com estilo que remete aos Tiggo 8 e Tiggo 7 Pro e a transmissão CVT.

Novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro
Novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro Divulgação/Caoa Chery

Câmbio ideal

Segundo a Caoa Chery, a escolha do câmbio CVT, já presente nos Arrizo 6, foi uma forma de adaptar o motor 1.5 turbo flex do modelo às normas mais recentes de emissões ambientais do Proconve L7.

Traseira mudou discretamente, mas ângulo de saída foi ampliado
Traseira mudou discretamente, mas ângulo de saída foi ampliado Divulgação/Caoa Chery

Desse modo, a transmissão de nove marchas simuladas não apenas fez com que o carro se tornasse menos poluente, mas também mais econômico. Ao mesmo tempo, não foi necessário reduzir os números do motor 1.5 turbo (com injeção multiponto) dos atuais 150 cv e 21,4 kgfm. Segundo a Caoa Chery, as normas ambientais também estimularam a companhia a preparar uma versão híbrida do Tiggo 5x Pro, que chegará às lojas ainda neste ano.

Nova grade é comum aos SUVs reestilizados da Caoa Chery
Nova grade é comum aos SUVs reestilizados da Caoa Chery Divulgação/Caoa Chery

Ponto de atenção em nosso teste, o câmbio CVT parece bem diferente do ajuste feito pela montadora no SUV médio: indo de 0 a 100 km/h em 10,3 s, o Tiggo 5x Pro passa longe de ser um foguete, mas os modos de condução Sport e Eco permitem alternar entre um utilitário mais obediente e um uso racional do trem-de-força em nome da economia.

Espaço interno é digno de bons SUVs médios
Espaço interno é digno de bons SUVs médios Divulgação/Caoa Chery

Maquiagem leve

Por fora, o novo modelo da sino-brasileira mudou pouco, com alterações concentradas na grade dianteira, com padrão tridimensional que vêm se estendendo aos outros SUVs da marca.

Saída de ar da segunda fileira é bidirecional
Saída de ar da segunda fileira é bidirecional Divulgação/Caoa Chery

Investindo pesado para sentar na mesa das marcas tradicionais, a Caoa Chery usa a grade como um elemento de todos os seus facelifts da linha Tiggo, que junto recebem o Pro no fim do nome.

Ainda que uma mudança tão profunda quanto à do Tiggo 7 Pro tenha sido descartada por questão de preço, também há alterações nos difusores de ar, escapes duplos decorativos (que ficaram mais discretos) e nos faróis.

Casa nova

Se por fora as mudanças foram discretas, alguém que visse só as fotos internas do Tiggo 5x Pro teria dificuldade para adivinhar sua identidade.

Painel do novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro
Painel do novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro Divulgação/Caoa Chery

Com estreia do quadro de instrumentos digital de 7” e central multimídia de 10,25”, o SUV aproveitou para renovar completamente seu painel. As saídas de ar assimétricas agora estão bem dividas sob a tela e um pad sensível ao toque comanda o ar-condicionado – ainda que sua operação não seja das mais práticas.

Continua após a publicidade

Comandos do ar-condicionado estão em superfície sensível ao toque, acima do seletor de marcha
Comandos do ar-condicionado estão em superfície sensível ao toque, acima do seletor de marcha Divulgação/Caoa Chery

Vendido em versão única, o SUV intermediário tem bons assentos revestidos de material sintético, com ajustes elétricos (incluindo o lombar) à disposição do motorista.

Central multimídia tem suporte a Android Auto e Apple Carplay
Central multimídia tem suporte a Android Auto e Apple Carplay Divulgação/Caoa Chery

Entendendo o brasileiro

Com tantas mudanças além do que se vê, questionamos a Caoa Chery se, do ponto de vista estratégico, isso não tornaria difícil ao consumidor notar a novidade do Tiggo 5x Pro. Segundo seus executivos, porém, o movimento foi bem calculado, de olho não apenas em conquistar novos fregueses mas principalmente em fidelizar os atuais.

Teto solar é panorâmico mas não pode ser aberto
Teto solar é panorâmico mas não pode ser aberto Divulgação/Caoa Chery

É por isso que a operação brasileira chegou a peitar a matriz chinesa, exigindo que itens como a suspensão independente e o teto solar panorâmico — que se estende até o fim do banco de trás — fossem mantidos. Pouco valorizados pelo consumidor do país asiático, tais acessórios foram mantidos a base de muito convencimento e confiança construída pela experiência, detalharam os executivos.

Banco do motorista tem ajuste elétrico com direito a regulagem lombar
Banco do motorista tem ajuste elétrico com direito a regulagem lombar Divulgação/Caoa Chery

Inédito, o ajuste de profundidade do novo volante também é uma característica local, desejada por donos do modelo pré-atualizacao.

Preço

Se tratando do modelo mais vendido da marca, os donos de Tiggo 5x foram ouvidos até para que a maioria deles troquem o SUV pela versão mais nova, pensa a Caoa Chery. Mais distante do Tiggo 3x, o novo Tiggo 5x Pro tem concorrentes declarados tão diversos como o novo Jeep Renegade e a versão de entrada do Toyota Corolla Cross.

Compartilhe essa matéria via:

Vendido por R$ 154.990, o estreante terá apenas uma versão, até para que não concorra internamente com o Tiggo 7 Pro, com interior equivalente mas novo design e motor 1.6 do Tiggo 8, que receberá o Pro no nome em breve. A marca destaca, porém, que esse é um valor promocional e que, apesar da pronta entrega, será questão de pouco tempo para que o Tiggo 5x Pro esteja mais caro.

Tiggo 5x Pro já está à venda e terá versão híbrida ainda em 2022
Tiggo 5x Pro já está à venda e terá versão híbrida ainda em 2022 Divulgação/Caoa Chery

Ficha técnica do Caoa Chery Tiggo 5x Pro

Preço: R$ 154.990 (promocional de lançamento)

Motor: flex, dianteiro, transversal, turbo, 4 cilindro, 16V, 150/147 cv (etanol/gasolina), 21,4 kgfm

Câmbio: CVT, 9 velocidade, tração dianteira

Suspensão: independente McPherson (dianteira), multilink (traseira)

Freios: disco ventilado (dianteira) e sólido (traseira)

Direção: elétrica

Dimensões: comprimento, 433,8 cm; largura, 183 cm; altura, 164,5 cm; entre-eixos, 263,1 cm; tanque de combustível, 51 litros; porta-malas, 430 litros

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês