Ram 1500 ‘elétrica’ e esportiva RHO podem chegar ao Brasil a partir de 2025
A Ram não esconde o desejo de ter as versões mais avançadas da picape no Brasil; versão Recharger tem motor V6 que não movimenta as rodas
A Ram 1500 2025 chega às lojas brasileiras em novembro nas versões “civis” Laramie e Laramie Night Edition. Mas a marca não esconde o desejo de ampliar as configurações da picape no Brasil: a “elétrica” Ramcharger e a extrema RHO também podem estar a caminho.
Durante a apresentação da picape renovada, executivos da marca apontaram o desejo por ter ambas as versões no Brasil. A primeira seria a RHO, que já foi lançada nos Estados Unidos e já foi vista com disfarces em solo brasileiro.
A 1500 RHO é nada menos que a substituta da TRX, com capacidades extremas de off-road em altas velocidades. Entre os “poderes” estão as rodas de 18 polegadas com beadlocks e grandes pneus, além de amortecedores Bilstein com amplo curso.
Na motorização, a RHO dispensa o antigo V8 6.2 Supercharged de 711 cv da TRX por um 3.0 biturbo de seis cilindros em linha de 548 cv. Apesar da queda de números, a RHO é ainda mais rápida do que a TRX e vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A antecessora fazia o mesmo em 4,8 s.
A Ramcharger, por sua vez, poderá demorar um pouco a chegar. Está nos planos, mas para depois do mercado norte-americano. Com um foco mais luxuoso do que a RHO, a Ramcharger tem um conjunto mecânico híbrido, mas com tração exclusivamente elétrica.
Ela é movida por dois motores elétricos que somam 654 cv e 85 kgfm, responsáveis pela tração. De acordo com a marca, ela vai de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4,5 segundos.
Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de 92 kWh, que pode ser recarregada em redes elétricas externas a até 145 kW. A grande sacada da 1500 Ramcharger está no motor V6 3.6 a gasolina que serve como um gerador de energia – ou extensor de autonomia.
O motor a combustão não movimenta as rodas da picape, mas gera energia para a bateria, quando necessário. Com esse conjunto, a Ram declara uma autonomia estimada total de 1.110 km, considerando bateria e tanque cheios.