Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ram Ramcharger une V6 a motores elétricos para fazer 1.100 km por tanque

Com dois motores elétricos e um V6 3.6 como gerador de energia, a nova Ramcharger produz 663 cv e tem autonomia elétrica de 1.100 km

Por Lucas Parente
Atualizado em 7 nov 2023, 18h57 - Publicado em 7 nov 2023, 18h49

O extinto Dodge Ramcharger está de volta, mas não do jeito que era. O antigo modelo, que foi fabricado durante os anos 1970 e 2000, volta agora como uma picape e com motorização eletrificada, sendo um meio termo entre a Ram 1500 a combustão e a elétrica 1500 REV.

A Ram Ramcharger tem como destaque o seu mais novo trem de força. O modelo estará equipado com uma bateria de 92 kWh, que alimenta um sistema de tração integral com dois motores: um dianteiro com 239 cv e outro traseiro com 323 cv, produzindo 663 cv e 84,9 kgfm combinados, sendo mais potente que a Ram 1500 REV. Porém, o que torna a picape especial é o seu motor 3.6 V6, que atua como um gerador.

2025-Ram-1500-Ramcharger-1106-6-1536x810

Mas como funciona isso? A Ram afirma que o motor a combustão possui múltiplas funções, podendo trabalhar em conjunto com a bateria para “fornecer potência máxima às rodas” ou ser usado para carregá-la”. É necessário ressaltar que não há conexão mecânica entre o motor e as rodas, ele funciona apenas como um gerador.

Dodge Ramchager 1974-1980.
Dodge Ramchager 1974-1980. (Reprodução/Internet)

Nesta configuração, a nova picape da Ram possui impressionantes 1.100 km de autonomia, muito mais do que picapes elétricas tradicionais. Na aceleração, a Ramcharger também não decepciona e pode ir de 0 a 96 km/h (0 a 60 mph) em 4,4 s, assim como a 1500 REV.

Mas o seu forte é a força, já que ela carrega até 1.191 kg de carga útil e arrasta reboques de até 6.350 kg, ou melhores números de sua categoria, segundo a própria Ram.

2025-Ram-1500-Ramcharger-1106-8-1536x810
(Divulgação/Ram)

Esses números só podem ser alcançados por conta da nova estrutura desenvolvida pela Stellantis, a STLA Frame. A arquitetura apresenta construção tradicional de carroceira e seus engenheiros se concentraram em maximizar sua autonomia utilizando um módulo de acionamento elétrico dianteiro com desconexão automática, permitindo com que “as rodas girem livremente em determinadas condições, maximizando a eficiência.

2025-Ram-1500-Ramcharger-1106-27-1536x1024

A Ram também afirmou que sua nova 1500 Ramcharger oferecerá “condução e manuseio líderes de classe”, tudo isso graças a sua suspensão traseira multi-link e suspensão pneumática de quatro cantos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

No que diz respeito ao visual, nada de inovador. A nova picape traz elementos da nova 1500 na dianteira, como a grade maior (e parcialmente fechada nessa versão), os faróis afilados e o logo “Ram” deslocado para a parte superior da grade. Da 1500 REV ela herda o visual estilizado dos logotipos — incluindo a iluminação no dianteiro — e as lanternas em forma de ‘L’ invertido. A montadora não entrou em muitos detalhes, mas afirmou que a picape terá componentes adicionais na cor da carroceria e uma porta traseira elétrica.

2025-Ram-1500-Ramcharger-1106-21-1536x1024

Continua após a publicidade

O interior já é conhecido de outros modelos e inclui um painel de instrumentos digital de 12,3” e um sistema de infoentretenimento de 12” ou 14”. O carro ainda pode ser equipado com retrovisores digitais, sistema de áudio Klipsch com 23 alto falantes e display do passageiro dianteiro de 10,25”.

2025-Ram-1500-Ramcharger-1106-16-1536x807

Seguindo a Ram 1500 padrão, o Ramcharger também será oferecida na versão luxuosa Tungsten, ostentando interior em dois tons e forro de teto em camurça. Outros destaques são: pedais de metal, carregador duplo de smartphone sem fio e assentos de couro acolchoados com funções de aquecimento, ventilação e massagem, bem como ajuste elétrico de 24 posições e encostos de cabeça elétricos de quatro posições.

Continua após a publicidade

Valores ainda não foram divulgados, mas a Ram já está fazendo “reservas” com possíveis clientes pelo valor de US$ 100 para um lugar na fila quando o carro for lançado. A picape deve chegar apenas em 2024.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.