Produção no México vai ampliar a oferta do VW Golf no Brasil a partir de 2027
Presidente da VW confirmou que a mudança da fabricação do Golf da Alemanha para o México será aproveitada pelo Brasil

O Volkswagen Golf terá sua fabricação transferida da Alemanha para o México em 2027 e isso pode beneficiar o Brasil. Durante o primeiro episódio do QRcast, o videocast da QUATRO RODAS, o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, confirmou que essa mudança poderá levar a uma ampliação da oferta de versões do Golf no Brasil.
O espectador Keith Ezaki perguntou ao executivo, ao vivo, se quando o Golf for fabricado no México outras versões além do Golf GTI podem chegar ao Brasil. Possobom respondeu que sim, que o objetivo é aproveitar que os Golf estarão em produção no México para trazer outras versões para cá.
A Volkswagen já importa do México os Jetta GLI e Tiguan. Ao mesmo tempo, exporta Tera, Nivus, Polo, Virtus e Saveiro fabricados no Brasil.
Ampla oferta de Golf no Brasil?
O Volkswagen Golf já chegou ao Brasil via México na terceira e na sétima gerações do modelo, tanto na versão hatch quanto na carroceria perua, o Golf Variant.O plano da empresa é manter a produção da nova geração do Golf (que será elétrica) na Alemanha, a partir de 2029, enquanto toda a produção das versões a combustão irão para o México. Essa estratégia que pouparia cerca de 4 milhões de euros por ano, segundo a marca alemã.
A fábrica da Volkswagen em Puebla, no México, é uma das maiores do grupo VW e inclui todos os processos de produção, incluindo estamparia e pintura. O custo de produção ali é consideravelmente mais baixo do que na Alemanha.
Se os acordos entre Brasil e México ajudarem, o Golf GTI até poderia ter seu preço reduzido no futuro. Na verdade, seria possível até mesmo ampliar a oferta do hatch esportivo, que terá cerca de 500 unidades importadas para o Brasil em 2026 – todas elas já reservadas.
A produção no México também viabilizaria a importação de outras versões do VW Golf, até mesmo as mais acessíveis, se houver demanda, a partir de 2027. Mas o mais desejado certamente é o Golf R, versão posicionada acima do GTI e que tem 333 cv e 42,8 kgfm. O motor é o 2.0 turbo com câmbio DSG de sete velocidades. A tração é integral.
A versão perua (Variant) também será feita em Puebla, México, e poderia chegar em solo brasileiro apesar de termos apenas modelos de luxo representando esse segmento com Audi RS 4 Avant, RS 6 Avant e Porsche Taycan Cross Turismo.
