PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Peugeot confirma novos 2008 e 208 com mecânica híbrida leve para 2025

Após Fiat, Peugeot pode ser a segunda marca da Stellantis a ganhar carros com a arquitetura Bio-Hybrid

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 6 set 2024, 13h41 - Publicado em 6 set 2024, 13h00
Peugeot 2008 GT T200 2025 (1)
Depois da reestilização, 2008 ganhará versão híbrida leve (Pedro Bicudo/Peugeot)
Continua após publicidade

A Stellantis está próxima de mostrar os resultados dos seus últimos investimentos no Brasil. Seus primeiros carros eletrificados fabricados no Brasil chegarão às lojas em breve, até o final do ano. Ao que tudo indica, a primeira da fila será a Fiat com a dupla Pulse e Fastback com sistema híbrido leve. Mas quem é o segundo?

Ao que parece, será a Peugeot. De acordo com Rafael Filon, chefe de marketing e produto da Stellantis na América do Sul, a Stellanis ainda avalia qual será a próxima marca que adotará a arquitetura Bio-Hybrid, mas confirmou que os modelos 208 e 2008 serão híbridos leves em 2025.

Peugeot 208 2025
Em breve, 208 também será reestilizado e, em 2025, deve ganhar versão híbrida leve (Divulgação/Peugeot)

Bio-Hybrid é como a Stellantis chama as tecnologias híbridas que vai implantar em seus carros flex, tanto para os híbridos leves (MHEV) quanto para os híbridos plug-in (PHEV). Eles são baseados nos motores 1.0 e 1.3 aspirados (Firefly) e turbo (GSE Turbo) e serão adotados nas diferentes plataformas das marcas do grupo. Os PHEV devem demorar um pouco mais para chegar. “Ainda estão em estudo”, disse Filon.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O sistema MHEV da Stellantis tem como intuito a redução de emissões de poluentes e de consumo de combustível. Assim como nos modelos da Fiat, será combinado ao motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT, que também está disponível o 2008 e 208.

Em sua hibridização mais leve, a plataforma Bio-Hybrid usa um sistema elétrico de 12V alimentado por uma pequena bateria de íons de lítio. Um motor elétrico substitui o alternador e o motor de partida.

BIO-HYBRID
Stellantis prepara ampla gama de motores híbridos flex nacionais (Stellantis/Stellantis)
Continua após a publicidade

Esse conjunto gera um impulso extra de aproximadamente 4 cv para o motor a combustão em determinadas situações, como em velocidades de cruzeiro ou em partidas a frio. Isso reduz o esforço do propulsor, que passa a consumir um pouco menos de combustível. Outro trunfo é que ele também aquece o catalisador, ajudando o carro a emitir menos poluentes logo após a partida.

No Brasil, os carros com a arquitetura Bio-Hybrid sairão de três fábricas: Betim (MG), Goiana (PE) e Porto Real (RJ). Porém, os Peugeot 208 e 2008 são importados da Argentina.

A Stellantis confirmou um investimento de R$ 2 bilhões para fábrica de Córdoba nesta semana. Esse montante não deve incluir a produção de híbridos, mas sim uma nova família de veículos utilitários e um novo motor que poderá ser eletrificado em um segundo momento.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.