Peugeot 208 ganha motor 1.0 turbo e câmbio CVT do Fiat Pulse em agosto
Mais um motor de origem Fiat promete mudar a vida do Peugeot 208 no Brasil, mas o antigo motor 1.6 aspirado não vai sair de linha
Mais um motor Fiat promete mudar a sorte do Peugeot 208 no Brasil. A fabricante francesa planeja para o final de agosto o lançamento do 208 com o mesmo conjunto mecânico T200 usado nos Fiat Pulse e Fastback, ou seja, com motor 1.0 turbo e câmbio CVT com simulação de sete marchas. Mas este ainda não será o fim do motor 1.6 aspirado.
O novo motor é o três cilindros 1.0 GSE turbo com injeção direta que gera 130 cv e 20,4 kgfm e estará presente apenas nas versões mais caras do hatch compacto. Este mesmo conjunto também equipará a nova geração do Peugeot 2008, que será fabricada na Argentina junto com o 208 a partir do ano que vem.
O motor mais forte promete aproveitar melhor as qualidades dinâmicas do 208, que é baseado na plataforma CMP.
Apesar da plataforma moderna, a atual geração do Peugeot 208 foi lançada no Brasil em setembro de 2020 apenas com o motor quatro cilindros 1.6 aspirado de 120 cv e 15,7 kgfm, uma atualização do motor 1.6 que equipava o Peugeot 206 em 1999.
Mas este ainda não é o fim da história do motor 1.6 EC5 com o 208, pois também está previsto o lançamento de uma nova versão de entrada que mantém o motor 1.6 e o câmbio automático de seis marchas.
A linha 2024 do Peugeot 208 continuará com o motor 1.0 Firefly (aspirado) de 75 cv nas versões de entrada. Este motor emprestado pelo Fiat Argo foi lançado há um ano e ajudou a tornar o 208 mais acessível. Hoje responde por cerca de 70% das vendas do hatch compacto no Brasil.
Visual não muda (por enquanto)
O novo motor 1.0 turbo vai estrear no Peugeot 208 vendido no Brasil no mesmo momento em que a atual geração do compacto está prestes de passar por sua reestilização de meia vida na Europa.
Imagens vazadas nas últimas semanas anteciparam a dianteira com novos faróis, “garras” de led no para-choque e nova grade. Na traseira, mudam as lanternas e a barra preta que as interliga.
Por aqui, o hatch lançado em 2020 segue outro ciclo de vida e a atualização não será simultânea. De acordo com o site Autos Segredos, enquanto o motor turbo estreará na linha 2023/2024, o novo visual está previsto para a linha 2024/2025 dos carros fabricados na Argentina.