A fusão entre os Grupos PSA (de Peugeot e Citroën) com a FCA (de Fiat e Jeep), que formou a Stellantis, vai começar a mostrar seus resultados em 2022. De acordo com o site Autos Segredos, o Peugeot 208 ganhará linha 2023 até abril e uma das novidades será uma nova versão de entrada com o motor três-cilindros 1.0 do Fiat Argo.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Este motor é o 1.0 Firefly de 72/77 cv e 10,9 kgfm que será combinado ao câmbio manual de cinco marchas da Fiat. Este mesmo conjunto também equipará as versões de entrada do novo Citroën C3 e poderá ajudar a o Peugeot 208 a se popularizar no Brasil. Ele estará disponível na inédita versão Essencial, além da Like.
Na verdade, o motor menor poderá potencializar as vendas do Peugeot 208 para locadoras e frotistas. Em 2021, das 16.342 unidades emplacadas do hatch, 13.096, ou 80% deles, foram destinados a empresas.
O Peugeot 208 também receberá o motor quatro-cilindros 1.3 Firefly, com 98/107 cv e 13,4 kgfm, tanto com câmbio manual de cinco marchas quanto com o automático CVT com simulação de sete marchas. É o mesmo conjunto disponível para Pulse e Strada, e que em breve estará disponível para Pulse e Cronos. Será uma nova opção intermediária na linha, nas versões Allure e Allure Pack.
Já o motor 1.0 GSE Turbo, o T200 que estreou no Pulse e entrega até 130 cv e 20,4 kgfm, sempre com câmbio CVT, será exclusivo da versão topo de linha Griffe. Desta forma, o Peugeot 208 abandonará em definitivo o motor 1.6 aspirado de 118 cv, de origem Peugeot, e o câmbio automático de seis marchas Aisin.
Este conjunto mecânico, porém, ainda equipará o novo Citroën C3, além dos C4 Cactus e do Peugeot 2008.