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Híbrido que faz 50 km/l, Jeep Compass S 4xe está homologado ao Brasil

Versão intermediária da linha Compass híbrida, modelo usará 1.3 turboflex atual junto a motor elétrico no eixo traseiro

Por Eduardo Passos
Atualizado em 9 nov 2021, 23h54 - Publicado em 3 nov 2021, 13h47
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  • Versão intermediária foi escolhida para estrear o Compass híbrido no Brasil
    Versão intermediária foi escolhida para estrear o Compass híbrido no Brasil (Jeep/Divulgação)

    Com a indústria em câmera lenta pela falta de matérias-primas, a Jeep deu mais um passo rumo à sua promessa de lançar carros híbridos no Brasil. Como já adiantamos, a honra será dada ao Compass, que agora tem sua versão com motor elétrico definida e homologada.

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    O estreante é o Jeep Compass S 4xe, revelado por dados obtidos por QUATRO RODAS. Lá fora, o SUV ocupa posição intermediária entre os Compass híbridos — acima do Limited 4xe e abaixo do Trailhawk 4xe — e, além do motor 1.3 turboflex de 185 cv já usado nos modelos atuais, terá um motor elétrico no eixo traseiro.

    Em modo elétrico, o carro passa a ser impulsionado apenas pelo motor elétrico de 60 cv instalado no eixo traseiro, com autonomia para rodar até 50 km sem gastar gasolina. 

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    Mudanças estéticas mais notáveis são os detalhes em azul nos emblemas e carroceria
    Mudanças estéticas mais notáveis são os detalhes em azul nos emblemas e carroceria (Divulgação/Jeep)

    Quando aliado ao 1.3, entretanto, a dupla chega aos 245 cv, com 50 km/l de consumo médio. Ao contrário dos 4×4 normais, o sistema do Compass destina um motor para cada eixo, eliminando componentes mecânicos como cardãs e diferenciais que acrescentam peso e complexidade à manutenção do modelo a diesel, por exemplo.

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    Em termos estéticos pouco muda. O que chamará a atenção, claro, é a portinhola extra para carregamento da bateria de 11,4 kWh. Afinal, trata-se de um híbrido plug-in e é possível recarregar a bateria sem depender do motor 1.3.

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    Motor elétrico fica sobre o eixo traseiro, garantindo tração 4x4 sem necessidade de eixo cardan
    Motor elétrico fica sobre o eixo traseiro, garantindo tração 4×4 sem necessidade de eixo cardan (Divulgação/Jeep)

    O motorista ainda dispõe de um seletor de modos que inclui regime híbrido, elétrico e de recuperação, no qual a energia dissipada nas pela frenagem ajuda a recarregar as baterias de forma mais intensa.

    Interior não muda em relação ao Compass brasileiro
    Interior não muda em relação ao Compass brasileiro (Divulgação/Jeep)

    O novo Jeep Compass S 4xe chegará às lojas brasileiras até meados de 2022. O preço estimado gira em torno dos R$ 280.000.

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    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
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