Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

GAC Motor é mais uma chinesa querendo vender e fabricar carros no Brasil

Fabricante com quase 70 anos produz para Honda e Toyota, e só fica atrás de BYD e Tesla nas vendas de carros elétricos na China

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 jun 2024, 15h22 - Publicado em 14 jun 2024, 09h00

A Guangzhou Automobile Group Company, mais conhecida como GAC Motor, é uma das maiores fabricantes de automóveis da China e é mais uma que faz os preparativos para vender carros no Brasil. Na verdade, o plano para fabricar no Brasil existe há mais tempo que a razão social da empresa no País, aberta há alguns meses.

Em 2021, a GAC figurou entre as empresas interessadas na antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA). No ano passado e neste ano, a fabricante também recebeu missões dos governos de Alagoas e do Espirito Santo.

Representantes da fabricante também se encontraram com o governo do Amapá, no início deste ano, apresentando a possibilidade de construir a primeira fábrica de automóveis do Estado. Além de a capital Macapá estar na rota de navios a caminho da zona franca de Manaus, um argumento seria os carros híbridos e elétricos à proximidade com a Amazônia.

GAC AION Y Plus
GAC AION Y Plus (GAC/Divulgação)

A operação, contudo, começaria com a importação de carros da China, o que por si só representaria um grande passo na expansão da empresa pelas Américas. A GAC já atua em mercados como Chile, Bolívia, Equador, Costa Rica e, desde novembro, também está presente no México.

Compartilhe essa matéria via:

Embora seja desconhecida no Brasil, a GAC Motor está entre as maiores fabricantes de automóveis da China. Sua produção é, inclusive, maior que todo o mercado automotivo brasileiro: fabricaram 2,5 milhões de unidades em 2023 enquanto todas as marcas que atuam no Brasil venderam pouco mais de 2,1 milhões carros e comerciais leves no mesmo período.

Fabricam carros da Honda e da Toyota

GAC Emkoo
GAC Emkoo (GAC/Divulgação)

Algo que seria improvável em qualquer outro lugar do mundo acontece na China: a GAC é a única empresa no mundo que fabrica carros tanto para a Honda quanto para a Toyota, por meio de joint ventures. É um negócio e tanto, pois produziram 1,6 milhão de carros só para as fabricantes japonesas em 2023.

Continua após a publicidade

Na verdade, a GAC produziu mais Toyota do que carros das suas próprias marcas (GAC e AION) em 2023: 950.000 contra 886.500.

A GAC é estatal, foi fundada em 1955 e sua joint venture com a Peugeot nos anos 1980 foi uma das primeiras da China. Também já esteve associada à Mitsubishi, Isuzu e Fiat-Chrysler, e encerrou as marcas Gonow e Changfeng.

GAC Emkoo
GAC Emkoo (GAC/Divulgação)

Mas a GAC Motor, focada em fabricar os próprios carros e autopeças, existe desde 2006. Ela atua no mercado doméstico com a marca Trumpchi, que surgiu em 2010 com o lançamento do Trumpchi GA5, um sedã baseado no projeto do Alfa Romeo 166.

Hoje, sua gama de produtos oferecidos em mercados da América do Sul e Central são SUVs, todos com design bastante ousado e com personalidade. Mas os nomes são estranhos. 

GAC Emkoo
GAC Emkoo (GAC/Divulgação)

O lançamento mais recente é o GAC Emkoo, um SUV médio que leva a sério o conceito de faróis afilados que atravessam a dianteira. Eles ainda se encontram com os recortes dianteiros que compõem a grade. Na traseira, com caimento bastante acentuado, as lanternas ocupam a coluna. Tem 4,68 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, o porte de um VW Taos.

Continua após a publicidade
GAC GS8
GAC GS8 (GAC/Divulgação)

O Emkoo pode ter desde um motor 1.5 turbo de 177 cv a até um 2.0 híbrido (HEV), com motor elétrico desenvolvido em conjunto com a Toyota, e um câmbio de duas velocidades e 240 cv no total.

GAC GS3 Emzoom
GAC GS3 Emzoom (GAC/Divulgação)

Outro modelo recente é o GAC GS8 de segunda geração, um SUV grande com sete lugares distribuídos entre seus 4,98 m de comprimento e 2,92 m de entre-eixos. Sua mecânica é baseada em um motor 2.0 turbo a gasolina que pode ser oferecido com 252 cv com câmbio automático de oito marchas, híbrido HEV com 237 cv, e híbrido plug-in, que chega aos 373 cv com o auxílio de um motor elétrico e do câmbio de duas marchas.

GAC GS3 Emzoom
GAC GS3 Emzoom (GAC/Divulgação)

O terceiro carro alinhado ao estilo mais recente da marca é o GAC Emzoom ou GS3, um SUV médio com o porte do Jeep Compass e equipado com motor 1.5 turbo de 152 cv e 27 kgfm, e câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas.

GAC GS3 Emzoom
(GAC/Divulgação)

A ousadia do seu design tem motivo: a intenção da GAC foi criar um carro capaz de conquistar a geração Z, consumidores nascidos entre 1995 e 2010. Vem daí a liberdade para os muitos recortes nas linhas da carroceria, o uso de cores fortes e até mesmo de rodas com desenhos inspirados nos carros de corrida dos jogos de video game. Essa vibe se continua na cabine e até mesmo na interface das telas.

Sucesso nos elétricos

Os GAC/Trumpchi somaram 406.500 carros produzidos em 2023, ficando longe de figurar entre os carros com motor a combustão mais vendidos na China. Por outro lado, sua marca dedicada a carros elétricos somou 480.000 unidades, o suficiente para ser a terceira marca que mais vende carros elétricos na China, atrás apenas da BYD e da Tesla.

Continua após a publicidade
GAC AION Y Plus
GAC AION Y Plus (GAC/Divulgação)

Mas a AION foi fundada há apenas seis anos marcando o início da guinada da GAC ao mercado de carros elétricos. O sedã médio AION S é um dos seus carros de maior sucesso, com motor de 181 cv que faz a bateria de 58 kWh render até 510 km. Outro é o monovolume Y Plus, com versões que podem ter entre 136 e 204 cv, bateria de 76,8 kWh e até 610 km de autonomia.

Para garantir o futuro da empreitada, a GAC trabalha no desenvolvimento das suas próprias baterias de estado sólido, de baterias de sódio e de químicas com pouca ou nenhuma adição de cobalto.

GAC Aion Y Plus
GAC Aion Y Plus (GAC/Divulgação)

Mas a atuação da AION fora da China é tímida: está na Tailândia e em Hong Kong com carros com a direção do lado direito, e também no México.

Para outros mercados latinos os carros da AION são anunciados como promessas para um futuro breve. Possivelmente serão lançados antes do início das operações de vendas de carros da GAC no Brasil, o que só deverá acontecer em 2025. Mas começaram a contagem regressiva para a GAC, aos 70 anos, deixar de ser uma desconhecida no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.