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Este Citroën C3 camuflado é o novo carro mais barato da Fiat no Brasil

A Fiat terá uma nova família de carros compactos no Brasil a partir de 2026, mas ela só ficará completa perto de 2030

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 jan 2025, 08h50 - Publicado em 10 jan 2025, 07h00
Citroën C3 com pesada camuflagem é, na verdade, um inédito compacto da Fiat
Citroën C3 com pesada camuflagem é, na verdade, um inédito compacto da Fiat (Tedson Ramone/Quatro Rodas)
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Um Citroën C3 rodando camuflado poderia indicar uma mudança visual ou de motores no compacto, mas não se engane. Na verdade, essa é a primeira aparição do futuro carro mais barato da Fiat, que terá uma nova família de compactos no Brasil a partir de 2026, substituindo Mobi, Argo, Pulse, Fastback e Strada. Os registros são do leitor Tedson Ramone.

E não é por acaso que o C3 será utilizado para os testes iniciais do novo modelo, já que ele é o único hatch compacto nacional do grupo Stellantis a utilizar a plataforma que servirá de base para a nova família – ou, neste caso, para o novo hatch, que será o substituto do Argo. Trata-se da plataforma Smart Car, basicamente a CMP rebatizada. Ela também dá vida aos Citroën C3 AirCross e Basalt, e aos Peugeot 208 e 2008 (estes dois feitos na Argentina).

Citroën C3 com pesada camuflagem é, na verdade, um inédito compacto da Fiat
Citroën C3 com pesada camuflagem é, na verdade, um inédito compacto da Fiat (Tedson Ramone/Quatro Rodas)

A maior inspiração para o novo modelo será o novo Fiat Grande Panda europeu que, não por acaso, também é feito a partir da Smart Car e já está no Brasil, conforme flagras feitos no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

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Além da plataforma, as medidas do europeu também poderão permanecer no novo Fiat brasileiro. São 3,99 metros de comprimento e 2,54 metros de entre-eixos, que prometem um interior espaçoso. A aparência poderá ser mais uma herança, com formatos quadrados e pegada de SUV, mas com mudanças visuais para o gosto e os custos locais.

Fiat Grande Panda flagra viracopos
Fiat Grande Panda flagrado em Viracopos (Marcos Pontes/ João Anacleto/Quatro Rodas)

Ainda passamos longe de saber, porém, o nome do modelo, que poderá não ser o mesmo do hatch vendido na Europa. Embora seja o substituto de Mobi e Argo, é improvável que ele receba algum desses nomes, mas seria uma boa oportunidades para resgatar o nome Uno.

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A produção em série e o lançamento deverão começar apenas em 2026, para que haja tempo de atualizar a fábrica de Betim (MG). As atualizações precisarão ser feitas para receber a plataforma Smart Car que, por sua vez, possibilita diferentes conjunto mecânicos. Além dos motores 1.0 e 1.3 das famílias Firefly e GSE turbo, ela também permite modelos híbridos-leve e elétricos, e todos podem ser montados na mesma linha.

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Fiat Grande Panda (Divulgação/Fiat)
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Nos carros de entrada, é possível ter um motor elétrico dianteiro de 58 a 113 cv e potência, e baterias de 29 a 44 kWh.

Por fim, a nova família de compactos da Fiat irá bem além do hatch substituto de Mobi e Argo. Nos planos estão ainda um SUV compacto que tomará o lugar do Pulse, um SUV cupê feito para substituir o Fastback, uma picape de cabine dupla que sucederá a Strada e até um furgão, que será algo como um novo Doblò. Estima-se que todos sejam lançados até 2030.

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Fiat Grande Panda (Divulgação/Fiat)
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