Chevrolet confirma: novos Onix e Onix Plus estreiam em 2025
Renovação do hatch e do sedã trará um visual atualizado e motor 1.0 turbo com injeção direta para cumprir com as novas normas de emissões
A General Motors está finalizando os detalhes para a tão esperada renovação dos Chevrolet Onix e Onix Plus, parte do investimento de R$ 1,2 bilhão na fábrica em Gravataí (RS). Um executivo da marca no Uruguai acabou confirmando que a apresentação acontecerá em 2025, confirmando a informação apurada por QUATRO RODAS.
Esta confirmação veio de Sebastián Caballero, gerente de marketing da GM América do Sul, durante a apresentação da linha renovada da Chevrolet para o Uruguai. Durante uma conversa com jornalistas, como publicado pelo site Meta Fierro, o executivo afirmou que “em 6 ou 8 meses, teremos novidades sobre o Onix e, mais adiante, também sobre o Tracker. O segmento do Onix também é muito relevante para nós.”
Este prazo de 6 a 8 meses aponta para um lançamento entre fevereiro e abril de 2025. A apresentação no ano que vem tem um bom motivo, por ser o ano do centenário da GM no Brasil e começar justamente com dois de seus carros mais vendidos será uma maneira interessante de dar o pontapé inicial na comemoração. Apesar da declaração de Caballero, fontes ligadas à GM no Brasil afirmam que o lançamento não acontecerá neste período e que as falas do executivo são específicas para o mercado uruguaio.
Como adiantado em 1ª mão por QUATRO RODAS, a dupla Onix e Onix Plus estreará uma atualização do motor 1.0 turbo, que passará a utilizar injeção direta. Na época do lançamento da geração atual do hatch e do sedã, a GM disse que este propulsor chegou com injeção indireta por conta dos custos de manutenção.
Agora a preocupação é outra, com as novas regras de emissões e ruídos do Proconve L8 prestes a estrear em janeiro de 2025. Mais um motivo pelo qual a GM precisa lançar a dupla no começo do ano, enquanto termina de vender o estoque remanescente com o 1.0 turbo com injeção indireta.
Podemos ter uma ideia de sua potência ao olhar para o Onix Plus que era vendido na China até recentemente, onde o 1.0 turbo gerava 125 cv e 18,3 kgfm, um bom aumento sobre os 116 cv e 16,3 kgfm do motor atual. Os números oficiais do governo chinês apontam para um consumo de 20,4 km/l.
Seu novo estilo trará a identidade visual que a GM adotou globalmente. A grade será redesenhada com uma forma trapezoidal, seguindo até a borda do para-choque e dividida por uma fina régua na altura do logotipo. O redesenho dos faróis fará com que fiquem mais finos, seguindo a moda, e ainda deve receber uma iluminação full-led nas versões mais caras.
Boa parte das novidades lançadas na Spin virão para o Onix, como o quadro de instrumentos digital de 8” posicionado lado a lado com a tela da central multimídia de 11”, um esquema que a fabricante batizou como Virtual Cockpit System (VCS).
Além da dupla Onix e Onix Plus, Caballero confirmou também a mudança do Tracker. O SUV compacto também deve adotar injeção indireta para os seus motores turbo 1.0 e 1.2. O modelo vendido na China usa um 1.3 turbo de 165 cv, então podemos esperar por uma potência por volta de 150 cv.