Salão de Pequim tem clones de Fiat, Land Rover e até Mercedes
"Inspirações" são vistas em logotipos, carroceria, tipografia e até no painel dos veículos de marcas chinesas
![BAIC BJ80](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/baic-bj80.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
![BAIC BJ80 BAIC BJ80](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/baic-bj80.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Salão de Pequim deste ano deixa claro que as fabricantes chinesas vivem um momento de autoafirmação no mercado global.
Boa parte das marcas trabalharam o design e a qualidade de seus carros ao longo da última década.
Contudo, enquanto algumas empresas investem em uma identidade própria e coesa em sua linha, outras ainda apelam para a – prepare-se para as aspas aéreas – “inspiração” em carros e nomes já renomados e conhecidos.
![HANTENG (3) Hanteng](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/hanteng-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Sim, marcas. O logotipo da ilustre desconhecida Hanteng tem moldura cromada e fundo vermelho idênticos ao logo da Fiat, mas em vez do nome da marca tem um cavalo saltando – e não empinando, como na Ferrari, ou correndo, como no logo do Ford Mustang.
![HANTENG (1) Hanteng](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/hanteng-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Vale o adendo: a Hanteng coloca logo com fundo azul em seus elétricos.
O pequeno elétrico ORA R1, da Great Wall, parte de uma nova submarca de carros elétricos acessíveis, é resultado de uma busca por elétricos de baixo custo.
![gREAT WALL ORA R1 (2) Ora R1](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/great-wall-ora-r1-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![gREAT WALL ORA R1 (1) ORA R1](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/great-wall-ora-r1-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A coluna C, o para-lamas traseiro e o teto pintado de branco dão o aspecto de um Smart ForTwo de nova geração, mas a frente chata com faróis redondos vem do Honda Urban EV concept.
![Dongfeng Aeolus A9 (2) Aeolus A9](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/dongfeng-aeolus-a9-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Dongfeng Aeolus A9 tem linhas limpas com muito a ver com os sedãs da Volkswagen, em especial o antigo Passat.
Mas, na prática, é uma leitura da própria marca do Citroën C5: ele usa a mesma plataforma, PF3, pois compartilha a linha de montagem com o sedã francês.
Afinal, a Dongfeng é a maior parceira e até investidora da Citröen na China.
![Roewe Marvel X(2) Roewe Marvel X](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/roewe-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![Roewe (1) Roewe Marvel X](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/roewe-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Porsche já sofreu com clones mais descarados. Hoje, é a disposição e grafia dos seus logos que são homenageados pelas fabricantes chinesas. É o que se vê no belo Roewe Marvel X e no SUV elétrico T300EV da Zotye Auto.
![Zotie T300EV (1) Zotie T300EV](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/zotie-t300ev-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Changan CS95 mistura duas famílias de carros da Land Rover. Os faróis, o capô longo, o porte e caimento do teto remetem ao Range Rover Sport, mas a coluna C inclinada para a frente é traço marcante da atual família Discovery.
Esta não é a primeira vez que a Changan copia um Land Rover.
![CHANGAN CS95 CHANGAN CS95](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/20180425_131818.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mais ousada ainda foi a BAIC. Pôs lado a lado o BJ40L, sua interpretação do Jeep Wrangler, e o BJ80 6X6, cópia fiel do Mercedes Classe G 63 6X6.
![BAIC BJ40L BAIC BJ40L](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/baic-bj40l.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não foi só no design interno e externo, e no esquema de tração nos três eixos que copiaram: o barulho metálico do fechamento das portas é idêntico.
![BAIC BJ80 BAIC BJ80](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/baic-bj80.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O conjunto mecânico é muito diferente. A picape é híbrida: tem motor 2.3 turbo a gasolina aproveitado da SAAB (que teve seu capital intelectual comprado pela BAIC) com 250 cv e 35,7 mkgf de torque e um motor elétrico sem potência especificada.
Ainda assim, ficará bem distante do V8 de 5,5 litros biturbo de 544 cavalos e 77,5 mkgf do modelo original.
![BAIC BJ80 (2) BAIC BJ80](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/baic-bj80-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A melhor parte da história: a BAIC é parceira da Mercedes na China desde 2005 e seu stand estava bem de frente para o da fabricante alemã.