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Porsche exibe 911 GT3 Touring e confirma novo Cayenne no Brasil

Principais atrações da marca no Salão de Frankfurt chegarão aqui em 2018, incluindo o 911 GT2 RS e o novo Cayenne Turbo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 set 2017, 13h32 - Publicado em 12 set 2017, 12h55
911 GT3 Touring Package
O GT3 Touring Package perde equipamentos mas tem apenas câmbio manual (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

A Porsche resolveu agradar seus clientes mais puristas e apresentou no Salão de Frankfurt o 911 GT3 Touring Package. Em resumo, é um 911 GT3 (historicamente a versão do 911 mais próxima de um carro de corrida) com câmbio manual de seis marchas, tração traseira, motor aspirado e sem aerofólio traseiro.

O nome Touring Package (TP) vem de um pacote de equipamentos oferecido no 911 Carrera RS a partir de 1973. Mas a proposta da versão é semelhante a do 911 R, mas sem produção limitada a apenas 991 unidades – que chegaram a ser negociadas por mais de 500 mil dólares. Será uma versão regular e a Porsche do Brasil diz ter intenção de importá-lo.

911 GT3 Touring Package
O enorme aerofólio do GT3 foi substituído pelo spoiler convencional (Ulisses Cavalcante)

Quem move o 911 GT3 TP é o motor seis cilindros boxer 4.0 de 500 cv e 46,9 mkgf de torque. Com ele, o modelo vai de 0 a 100 km/h, segundo a Porsche, em 3,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 316 km/h ou 3 km/h a menos que o GT3 convencional. 

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Janelas laterais receberam molduras cromadas (Divulgação/Porsche)
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O enrome aerofólio do GT3 foi trocado pelo spoiler tradicional dos 911. Além disso, molduras das janelas, saídas de escape e lavadores dos faróis têm acabamento cromado, bem como o logotipo traseiro da Porsche. Para que voltem a ser pretos, há o pacote opcional “Black Exterior Touring Package”. Por fim, as lanternas traseiras são escurecidas.

Por dentro, a maioria das superfícies de Alcantara deram lugar ao acabamento de couro fino. A parte central dos bancos recebe tecido preto, enquanto os encostos de cabeça têm logotipos da Porsche em relevo. Para completar, há detalhes em alumínio.

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Interior tem aspecto um pouco mais simples – e clássico – que o do GT3 convencional (Divulgação/Porsche)

A Porsche sempre cobra mais para remover coisas de seus carros, mas este não é o caso aqui. O Porsche 911 GT3 Touring Package custará exatamente o mesmo que um GT3 padrão. Ou seja, 152.416 euros (R$ 564.300) na Alemanha.

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Novo Cayenne e 911 GT2 RS chegam em 2018

Porsche exibe 911 GT3 Touring e confirma novo Cayenne no Brasil
O 911 GTS usa o motor do Turbo S, mas com mudanças para render 700 cv (Divulgação/Porsche)

Se o GT3 Touring Package ainda está em estudo, o poderoso GT2 RS tem lançamento no Brasil confirmado para 2018. Além da carroceria aliviada com o uso extenso de fibra de carbono na carroceria, tem motor 3.8 biturbo de seis cilindros com 700 cv  e 76,5 mkgf de torque, graças a um sistema que pulveriza água dentro de seu intercooler. O resultado é um 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e velocidade máxima de 340 km/h.

O GT2 RS será o modelo mais caro da Porsche no Brasil, podendo ultrapassar os R$ 2 milhões. Hoje, o mais caro é 911 Turbo S, de R$ 1.304.000.

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Cayenne S tem motor 2.9 biturbo (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)
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No segundo semestre de 2018 desembarca a terceira geração do Porsche Cayenne. Com plataforma nova, o SUV ganhou várias tecnologias do 911, como eixo traseiro esterçante e amortecedores adaptativos. Também ganhou câmera de visão noturna com sensor térmico, alerta de permanência em faixa e leitura de placas de trânsito.

cayenne turbo
Versão Turbo tem grade dianteira com menos aletas (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

Estão confirmadas as versões V6, com motor 3.0 turbo de 345 cv, a S, com motor 2.9 V6 biturbo de 446 cv e ainda a nova versão Turbo, que acaba de ser revelada no Salão de Frankfurt. 

Seu motor é o V8 4.0 biturbo de 550 cv e 78,5 mkgf de torque, sempre combinado com a transmissão Tiptronic S de 8 velocidades. São 30 cv e 2 mkgf a mais que o modelo anterior. O Cayenne Turbo chega aos 100 km/h em 4,1 s, mas este tempo pode ser reduzido para 3,9 s com o pacote opcional Sport Chrono, que otimiza o desempenho em acelerações.

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O largo console central é tomado pela tela de 12,3 polegadas com resolução em alta definição (Divulgação/Porsche)

A versão tem suspensão pneumática ajustável em seis níveis, eixo traseiro direcional, sistema de vetorização do torque Torque Vectoring Plus e barra estabilizadora ativa, alimentada pelo sistema elétrico de 48V do modelo.

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Versão tem barra estabilizadora traseira ativa (Divulgação/Porsche)

Outro detalhe importante é o spoiler do teto adaptativo, que se levanta em alta velocidade para aumentar o downforce no eixo traseiro ou para funcionas como freio aerodinâmico. Numa frenagem de 250 km/h a 0, este aerofólio reduz a distância de frenagem em até 2 metros.

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Spoiler ativo é comum entre os esportivos, mas não em SUVs (Divulgação/Porsche)

Hoje os preços da geração anterior do Cayenne no Brasil variam entre os R$ 389 mil do V6 Platinum Edition e os R$ 960 mil da versão Turbo S. Esta última ainda não tem nova geração.

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