Clique e assine por apenas 5,90/mês

Porsche 911R chega para fazer a alegria dos puristas

A Porsche aderiu ao downsizing nos novos 911 e 718, mas não esqueceu dos conservadores: o 911R tem motor aspirado e câmbio manual

Por Guilherme Fontana - Atualizado em 23 nov 2016, 20h40 - Publicado em 1 mar 2016, 16h18
Porsche 911R
No visual, o Porsche 911R ganha novos para-choques, rodas brancas e faixas vermelhas

O ditado de que “não se pode agradar a gregos e troianos” parece não funcionar para a Porsche, que mostra que se pode sim agradar a todos. Quando apresentou os novos 911 e 718 Boxster, a marca feriu os princípios dos puristas com o abandono de motores aspirados em favor dos dotados de turbocompressores. No entanto, na ocasião, ela prometeu que não abandonaria seu público tradicional. E cumpriu com o novo 911R apresentado em Genebra.

Porsche 911R
Motor resgata a tradição da Porsche: o 4.0 tem seis cilindros em linha e é aspirado

A pintura diferenciada da carroceria, com fundo branco e faixas vermelhas, destaca a origem purista do 911R, que traz ainda rodas brancas, pinças de freio amarelas e para-choques redesenhados. O interior adota novo volante, bancos de fibra de carbono com revestimento em couro, colunas revestidas em Alcantara e soleiras com a identificação da versão. O que mais chama atenção é justamente o propósito do 911R: câmbio manual e pedal de embreagem.

Porsche 911R Interior
Além do acabamento esmerado, o interior destaca outro ponto primordial do 911R: o câmbio manual de seis marchas

Além de modificações como o bloqueio mecânico do diferencial traseiro e os freios de compósitos de cerâmica, o cupê é dotado de um conjunto mecânico de arrancar sorrisos de qualquer amante de carros mais conservador. O motor 4.0 tem seis cilindros na configuração clássica (boxer e aspirado), entregando 507 cv de potência e 46,9 mkgf de torque. Com isso, o modelo vai de 0 a 100 km/h, segundo a Porsche, em 3,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 323 km/h. Por último, mas não menos importante: o câmbio é invariavelmente manual de seis marchas. 

Continua após a publicidade
Publicidade