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Alerta de permanência em faixa reduz acidentes fatais em até 85%

Item de segurança ativa diminuiu o número de colisões em 18% em 2016

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 mar 2024, 10h38 - Publicado em 29 ago 2017, 17h05
Equipamento diminuiu significativamente o número de colisões frontais (Kia/Divulgação)
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Alerta de permanência em faixa
Equipamento diminuiu significativamente o número de colisões frontais (Kia/Divulgação)

O alerta de permanência em faixa reduziu em até 85% o número de acidentes fatais nos Estados Unidos em 2016. A informação foi divulgada pelo IIHS, instituto responsável por regulamentar a segurança viária naquele país.

O levantamento afirma que o número de colisões frontais envolvendo veículos equipados com o item de segurança caiu 18%, reduzindo a incidência de acidentes com ferimentos leves em 24%. Se analisarmos o número de acidentes fatais, a queda foi de expressivos 86%.

As picapes também entram na estatística: o número de colisões envolvendo carros com o alerta caiu pela metade no território norte-americano em 2015. Na Suécia, a redução nos números de acidentes entre automóveis de passeio com o item foi de 53%.

A frenagem autônoma de emergência é obrigatória para modelos novos vendidos na Europa desde 2014
Sistema de frenagem autônoma será obrigatório nos EUA em 2022 (Mercedes-Benz/Divulgação)
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Outros sistemas de segurança ativa também contribuem para diminuir acidentes. No caso de carros equipados com alerta de pontos cegos, o número de colisões despencou 14% e a incidência de batidas com feridos caiu 23%.

Estudos anteriores realizados pelo IIHS apontaram que o sistema de frenagem autônoma (que será obrigatório na maioria dos veículos vendidos nos EUA a partir de 2022) diminuiu o número de colisões traseiras em 50%, enquanto as câmeras de ré impediram um a cada seis acidentes.

O IIHS, porém, só deixou de mencionar um fator importante em seu estudo: veículos equipados com todos estes itens tendem a ser mais novos (e mais seguros) do que os carros sem o equipamento, o que também pode influenciar nos resultados.

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