Kia K4 hatch e sedã virão ao Brasil em 2026 com 1.6 turbo do Hyundai Creta
Marca apostará novamente em um sedã com o sucessor do Cerato, junto com a versão hatchback
A Kia foi a marca que levou mais novidades para o Salão do Automóvel de São Paulo, apresentando nada menos que oito carros que deverão chegar ao Brasil em 2026. Um dos principais será o Kia K4, o sucessor do Cerato, desta vez chegando nas versões hatch e sedã.
Produzidos no México, ambos virão equipados com o mesmo conjunto mecânico, formado pelo motor 1.6 turbo de injeção direta, capaz de entregar 193 cv e 27 kgfm de torque. É o mesmo conjunto usado pelo Hyundai Creta nas versões mais caras.
O gerenciamento dessa força fica a cargo de uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas, conjunto que promete desempenho superior ao dos rivais diretos, como o Toyota Corolla (175 cv na versão com motor 2.0) e o Nissan Sentra (151 cv).
Nas versões GT-Line, prováveis candidatas à importação, a dinâmica é refinada por uma suspensão traseira independente do tipo multilink, enquanto as demais configurações utilizam eixo de torção.
O lançamento do Kia K4 acabará por cumprir uma promessa antiga da Kia de trazer o Cerato turbo, que deveria ter sido lançado em 2023, e ficou só na promessa.
A família K4 adota a filosofia visual “Opposites United” (“Opostos Unidos” em inglês), mas cada carroceria tem personalidade própria.
- K4 Sedan: Com 4,71 m de comprimento e estilo fastback, ele aposta na elegância e no porte de segmento superior para substituir o Cerato.
- K4 Hatch: Com perfil de “shooting brake” e teto flutuante, o hatch é cerca de 28 cm mais curto que o sedã, mas mantém a agressividade com maçanetas traseiras ocultas na coluna C e um design traseiro que prioriza a esportividade.
Apesar da diferença no comprimento total, ambos compartilham a largura de 1,85 m e um entre-eixos de 2,72 m, garantindo espaço interno de referência na categoria.
A cabine segue o padrão tecnológico dos recentes lançamentos da marca, como o EV9. O destaque é o painel digital panorâmico que soma quase 30 polegadas, integrando quadro de instrumentos de 12,3”, central multimídia de 12,3” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, e tela de 5” dedicada exclusivamente aos comandos de ar-condicionado.
O pacote de equipamentos inclui assistentes de condução (ADAS) avançados, como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa.
Ao lado da minivan Carnival, serão os únicos carros sem eletrificação. A marca sul coreana tem apostado muito em híbridos leves e modelos elétricos. O K4 até tem uma opção MHEV em alguns mercados, porém não na versão produzida no México – o outro motor disponível lá é um 2.0 aspirado de 149 cv.
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