Desde que que surgiu, em 2011, a coluna C com inclinação acentuada dá personalidade ao Audi Q3. Tanto que é um elemento de design que sobreviveu à nova geração, revelada há pouco mais de um ano.
Mas a moda dos SUVs cupês fez a Audi explorar ainda mais esse lado ousado do Q3. Esticaram o carro em 1,6 cm e reduziram sua altura em 3 cm e assim nasceu o Q3 Sportback, que deve chegar ao Brasil em 2020.
Os dois carros são iguais até a coluna B. A partir deste ponto, adota design voltado para a esportividade, o que resultou em uma coluna C ainda mais inclinada. É uma tática que a Volkswagen replicará no T-Sport.
Enquanto o para-choque traseiro tem peça que simula extrator, a tampa do porta malas simula um spoiler integrado.
Junte a isso as janelas laterais mais estreitas e o trabalho do designer para deixar Q3 com formas mais convidativas. Está pronta a receita.
Para se diferenciar ainda mais, o Q3 Sportback é oferecido, com uma gama menor de motores composta apenas pelo 2.0 TSI, a gasolina, de 230 cv e o 2.0 TDI, diesel, de 150 cv.
Além disso, suspensão e direção foram recalibrados para oferecer uma tocada mais esportiva.
Isso tem um preço: o espaço para a cabeça de quem vai no banco traseiro é reduzido. A compensação vem dos bancos traseiros com ajuste de distância do assento de 13 cm.
A melhor solução para quem busca espaço interno, porém, é escolher o Q3 convencional.
Agora, se você gostou do estilo, pode se animar: o Q3 Sportback está confirmado para o Brasil e chegará em 2020. Por aqui, concorrerá com o BMW X2.
Já o Audi Q3, com uma sorte maior de clientes em potencial, ainda não tem definido se voltará a ser fabricado no Paraná (PR) ou se será apenas importado.