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Audi Q3 é opção de SUV premium mais barato que VW T-Cross

Veterano no segmento, SUV de entrada da Audi ainda é uma ótima escolha para quem aprecia luxo e desempenho

Por Felipe Bitu
Atualizado em 15 nov 2024, 15h45 - Publicado em 15 nov 2024, 15h00
Porta-malas do Q3 2.0 Quattro, modelo 2012 da Audi, testado pela revista Quatro Rodas.
 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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O sucesso do Audi Q3 é um dos responsáveis pela popularidade atual dos SUVs: a geração anterior fez a lição de casa ao combinar luxo, desempenho e  boa capacidade para percorrer caminhos difíceis e chegou a ser líder do seu segmento.

A maioria dos Q3 vendidos no Brasil tem o motor 2.0 TFSI de 170 cv (180 a partir da linha 2016) na versão Ambiente, que traz de série o desejado teto solar panorâmico Open Sky, de acionamento elétrico. O câmbio S Tronic de dupla embreagem e sete marchas faz um belo conjunto com a tração integral Quattro, levando-o de 0 a 100 km/h em 7,8 s.

Q3 2.0 Quattro, modelo 2012 da Audi, testado pela revista Quatro Rodas.
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Quem não faz questão do teto solar deve ver a versão Attraction: apesar de mais simples, traz bancos de couro sintético, ar digital, volante multifuncional com borboletas para trocas de marcha, computador de bordo, freio de estacionamento elétrico e pneus 235/55 montados em rodas de liga leve de 17 polegadas.

Mais rápida é a top, Ambition, com 211 cv (220 cv a partir de 2016), que acelera de 0 a 100 km/h em 7 s sem abrir mão do bom consumo de 9 km/l na cidade e 13,8 na estrada.

Interior do automóvel Q3 Ambition 2.0, da Audi, testado pela revista Quatro Rodas.
Interior do Q3 Ambition 2.0 TFSI (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Entre os destaques, há acabamento interno de alumínio, bancos com ajuste elétrico e rodas de liga aro 18 e pneus 235/50.

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Todo 2.0 TFSI Quattro tem o Drive Select, com modos de condução específicos para conforto, esportividade ou economia. Agradam pelo elevado padrão do acabamento interno, com materiais de primeira linha e notável qualidade de construção.

Interior do automóvel Q3 Ambition 2.0, da Audi, testado pela revista Quatro Rodas. Bancos são forrados de couro sintético.
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

A versão Ambiente volta a brilhar na preferência do público que escolheu o 1.4 TFSI de 150 cv, principal novidade do modelo 2016.

Herdado do Golf, o motor alavancou a popularidade do Audi Q3 e veio com o retoque na grade, faróis de xenônio e tração só dianteira através do câmbio S Tronic de seis marchas.

Interior do automóvel Q3 Ambition 2.0, da Audi, testado pela revista Quatro Rodas. Bancos são forrados de couro sintético.
(Christian Castanho/Quatro Rodas)
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O Q3 manteve a agilidade mesmo com o motor menor: de 0 a 100 km/h em 9,5 s e mantém o bom consumo de 10,7 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada.

Para orçamentos curtos, opte pela Attraction: perde o ar bizona, teto solar, retrovisor fotocrômico, faróis bixenônio, som com dez alto-falantes e rodas aro 18.

Audi Q3
(Arte/Quatro Rodas)

O 1.4 TFSI tornou-se flex  no início de 2017: o Audi Q3 nacional manteve visual e potência, mas ganhou a versão mais cara, Ambition, com os detalhes internos de alumínio e o som Bose.

Independentemente da versão, o Q3 sempre se destaca pelo espaço adequado para quatro adultos, que viajam com os joelhos alinhados aos quadris.

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AUDI Q3
Apesar dos 4,39 m de comprimento, o porta-malas tem razoáveis 460 litros (Leo Sposito/Quatro Rodas)

O porta-malas de 460 litros é mais que suficiente para um SUV que nunca teve a pretensão de ser um veículo familiar. Seu custo de manutenção está na média do segmento, mas vale tomar cuidado extra com as unidades que receberam blindagem.

A primeira geração do Audi Q3 foi vendida no Brasil até 2019, sendo que foi produzido no Brasil a partir de 2016.

Problemas e defeitos do Audi Q3

AUDI Q3
(Leo Sposito/Quatro Rodas)

Câmbio S Tronic: No Audi Q3 1.4 TFSI, os discos de embreagem devem ser trocados por desgaste natural das peças, indicado por ruídos anormais de funcionamento. Já nos motores 2.0 TFSI, que utilizam a caixa banhada a óleo, o lubrificante deve ser substituído a cada 60.000 km.

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Cabeçote: A injeção direta dos motores Audi/VW é notória pela carbonização nas válvulas de admissão, resultante da recirculação de gases da queima de gasolina com alto teor de enxofre. Também demanda cuidados com o tensionador da corrente de acionamento dos comandos, para evitar choques entre válvulas e pistões.

Direção: Folga excessiva nos mancais da caixa de direção são a origem de ruídos indesejados no sistema. Para solucionar o problema, basta reapertar os parafusos de fixação, mas em casos extremos vale a pena orçar a troca completa da caixa.

Adulteração na ECU: Os motores 1.4 TFSI e 2.0 TFSI são bem conhecidos dos preparadores, que fazem o remapeamento da central eletrônica e a elevação da pressão do turbo, o que aumenta torque e potência, mas compromete a vida do motor.

Recall: Houve apenas um, relacionado ao acionamento das luzes de freio pela alavanca do freio de estacionamento. Envolve os modelos 2016 e 2017 fabricados entre março de 2015 e dezembro de 2016.

Automóvel Q3 Ambition 2.0, da Audi, testado pela revista Quatro Rodas.
(Christian Castanho/Quatro Rodas)
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A voz do dono

  • Nome: Thiago Marinho
  • Idade: 37 anos
  • Profissão: empresário
  • Cidade: São Bernardo do Campo (SP)

O que eu adoro: “Um automóvel adequado a qualquer situação. Na estrada, é rápido e veloz, com consumo reduzido frente ao desempenho. A elevada altura do solo também faz dele uma das melhores opções para a cidade.”

O que eu odeio: “O sistema de injeção direta exige manutenção frequente para evitar a temida carbonização das válvulas. Os valores cobrados na rede autorizada são bem acima da qualidade dos serviços prestados.”

Preço médio dos Audi Q3 usados

Modelo 2014 2015 2016 2017 2018 2019
2.0 TFSI Quattro Attraction Gas.
R$ 84.888
R$ 91.090 R$ 100.545
2.0 TFSI Quattro Ambiente Gas.
R$ 88.547
R$ 93.451 R$ 103.444 R$ 109.144 R$ 134.015
2.0 TFSI Quattro Ambition Gas. R$ 94.440
R$ 106.018
R$ 105.650 R$ 117.730
R$ 146.550
1.4 TFSI Attraction Gas. 150 cv R$ 90.534 R$ 98.406 R$ 120.629
1.4 TFSI Attraction Gas. 150 cv
R$ 92.874
R$ 99.177

 

Nós dissemos

QR_627_ZERO_Q3
Fevereiro de 2012 (Acervo/Quatro Rodas)

Fevereiro de 2012 “O sistema de tração Quattro permite que o Q3 contorne curvas como um esportivo compacto. Aliás, a dupla embreagem, as borboletas para trocas de marcha atrás do volante e o controle de largada são características comuns a bólidos do asfalto, não a aventureiros da lama.”

Pense também em um…

range rover evoque
Range Rover Evoque (Divulgação/Land Rover)

Range Rover Evoque: É a referência no segmento: linhas agressivas e muito luxo sem abrir mão da competência no fora de estrada. É impulsionado por um 2.0 turbo de 240 cv e 34,7 mkgf ou (a partir da linha 2015) pelo 2.2 turbodiesel de 190 cv e 42,8 mkgf. Mas as duas versões têm peças de reposição caras e exigem mão de obra especializada.

Preço das peças do Audi Q3

Peças Original Paralelo
Para-choque dianteiro R$ 4.336 R$ 4.250
Farol completo (cada um) R$ 4.890 R$ 4.000
Disco de freio (par dianteiro) R$ 2.968 R$ 697
Pastilhas de freio (par dianteiro) R$ 803 R$ 779
Amortecedores (os quatro) R$ 9.879 R$ 4.015

 

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