Namorados: Revista em casa a partir de 10,99

VW Tiguan R pode ser um dos últimos carros a combustão da divisão esportiva

Executivo da divisão esportiva disse que é bem possível vermos a versão esportiva do SUV novamente antes da marca se tornar exclusivamente elétrica

Por João Vitor Ferreira
3 jun 2025, 08h08
VW TIGUAN R
 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

Ainda não inventaram um termo bom para se referir aos SUVs esportivos como fizeram com os “hot hatches”. Mas eles estão aí e estão se tornando cada vez mais populares. A prova disso é que a VW não só confirmou uma versão R para o T-Roc, como também estuda relançar um Tiguan R para a Europa e a Austrália.

Quem levantou essa possibilidade foi Pedro Martinez Diaz, chefe de vendas e marketing da Volkswagen R, durante o lançamento oficial do Golf R na Austrália. Em entrevista ao CarExpert, além de confirmar a versão esportiva T-Roc, ele também soltou a seguinte frase: “Eu nunca diria não. O Tiguan R fez muito sucesso na Europa e na Austrália… veremos.”

VW TIGUAN R
Última versão R do Tiguan tinha motor 2.0 turbo de 320 cv (Divulgação/Volkswagen)

O executivo não entregou os planos logo de cara, mas deixou a porta aberta para especulações. Caso seja verdade, podemos estar diante não só do retorno do Tiguan R, mas também de uma possível despedida da divisão R aos moldes que conhecemos. Até 2030, a R se tornará uma divisão esportiva exclusiva para carros elétricos.

VW TIGUAN R
(Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

E para saber o que esperar do possível Tiguan R que está por vir, precisamos nos lembrar de como ele era em 2020 e como está o SUV atualmente. Na Europa, a versão mais potente é a eHybrid, um PHEV de 272 cv. Ele está longe de ter a preparação esportiva de um modelo R, mas vem com o pacote visual R-Line.

Compartilhe essa matéria via:

Já em sua última encarnação, o Tiguan R era bem diferente. Ele não tinha eletrificação e toda sua força vinha de um motor 2.0 turbo de 320 cv e 42,8 kgfm. Para completar o pacote de esportividade, ele ainda tinha um câmbio de dupla embreagem de sete marchas e o sistema de tração integral 4Motion da VW.

Continua após a publicidade
VW TIGUAN R
(Divulgação/Volkswagen)

Havia ainda diferencial traseiro com vetorização de torque e suspensão mais baixa, com amortecedores mais firmes que a versão padrão. No 0 a 100 km/h, o SUV levava cerca de 5 s.

No visual, ele não era tão apelativo para a esportividade e se passava facilmente por um SUV comum. Porém, as saídas de escape quádruplas entregavam sua vocação esportiva.

Continua após a publicidade
VW TIGUAN R
(Divulgação/Volkswagen)

Para um novo modelo, a VW poderia vir com algo ainda mais potente. O Tiguan europeu e o americano — que assim como o nosso é baseado no Tayron — são feitos na plataforma MQB Evo, a mesma do Golf R. Isso possibilitaria que a versão R fosse equipada com o mesmo motor 2.0 turbo de 333 cv e 42,82 kgfm e pudesse até pintar nas Américas, algo que não aconteceu com o anterior.

VW TIGUAN R
(Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

A VW pode tentar uma abordagem mais ecológica para driblar as normas de emissões europeias, mercado que possivelmente será o foco do provável Tiguan R. Fora isso, espera por outras adaptações mecânicas, como a suspensão esportiva e o diferencial traseiro, que vimos no modelo de 2020.

Se optar pela segunda opção, já existe um concorrente direto esperando pelo Tiguan R. O RAV4 GR-Sport tem o mesmo trem de força híbrido plug-in de 324 cv da versão PHEV comum, mas tem toques especiais da Gazoo Racing, como uma recalibração da suspensão e maior rigidez estrutural.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
DIA DOS NAMORADOS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.