VW Polo 2022 será revelado em breve e terá grade iluminada do Taos
Modelo reestilizado ainda estreará versão híbrida na Europa, mas Brasil terá visual diferente e as duas fases do carro sendo vendidas ao mesmo tempo
A espera pela reestilização do Volkswagen Polo está chegando ao fim. A fabricante anunciou para o próximo dia 22 a apresentação da linha 2022 do hatch compacto e ainda aproveitou o momento para dar pistas das mudanças que vem por aí.
O teaser revelado pela VW adianta o formato dos faróis do novo Polo, que terá assinatura de leds completamente diferente, com um ressalto para baixo e prolongamento que ilumina toda a base da grade. O estilo remete ao SUV médio Taos, que estreia no mercado brasileiro até junho.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Tanto o ressalto nos faróis como a grade iluminada seguem o estilo da nova geração do Golf, que também seria a inspiração para mudanças na traseira. O compacto ainda passará a usar o novo logo da VW.
Uma das novidades mecânicas mais aguardadas, pelo menos na Europa, é uma versão híbrida parcial, com motor elétrico para auxiliar o motor a combustão e torná-lo mais eficiente, mas sem capacidade para mover o carro sozinho.
Brasil pode ter polo com visual exclusivo
A Volkswagen dará férias coletivas a mais de 2.000 funcionários da fábrica de Taubaté (SP) nas próximas semanas. A manobra é tratada como parada técnica e terá como objetivo adaptar a linha de montagem para a plataforma modular MQB.
Isso porque a produção do Polo com visual atual será transferida de São Bernardo do Campo (SP) para a fábrica do Vale do Paraíba. Esse visual mais antigo seguirá à venda, mas como Polo Track e dotado apenas dos motores 1.0 MPI de 84 cv e 1.6 MSI de 118 cv.
O Polo reestilizado, por sua vez, seguirá em produção na fábrica do ABC e apenas nas versões Comfortline, Highline e GTS, com os motores 1.0 TSI de 128 cv e 1.4 TSI de 150 cv. De toda forma, por aqui a reestilização poderá ser diferente, da mesma forma que hoje o compacto tem dianteira exclusiva por aqui.
Uma das principais mudanças estaria no visual da traseira, que não teria prolongamento das lanternas sobre a tampa do porta-malas, algo esperado do modelo europeu.
No que diz respeito à lista de equipamentos, Polo nacional poderá ganhar recheio adicional, com itens emprestados do irmão SUV Nivus. Com isso, não é de estranhar que o novato receba central multimídia VW Play e sistemas de condução semiautônoma.
Mas os itens de segurança também poderão ser aprimorados, com a inclusão de airbags de cortina (totalizando seis) e faróis full-led em mais versões além da GTS, além de assistentes de condução autônoma.
Isso porque o recém-lançados Nivus – que é feito sobre a mesma estrutura do Polo e tem código VW270/3 – oferece sistemas de condução semiautônoma, como piloto automático adaptativo e frenagem de emergência. Ou seja: os sistemas estão prontos, basta instalar.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.