Clique e assine com até 75% de desconto

VW Nivus custará entre R$ 85.890 e R$ 98.290. Veja preços e versões

Pré-venda com sinal de R$ 5.000 tem 200 unidades que incluem seguro, Sem Parar e pacote estético grátis. Outras 800 podem ser reservadas sem os mimos

Por Leonardo Felix Atualizado em 25 jun 2020, 10h28 - Publicado em 25 jun 2020, 10h27

A Volkswagen demorou semanas, mas enfim revelou os preços do Nivus, SUV cupê desenvolvido para ocupar o espaço entre o hatch Polo (de quem é diretamente derivado) e o SUV T-Cross.

Conforme revelado em primeira mão por QUATRO RODAS no fim do ano passado, o modelo será inicialmente lançado em duas versões, Comfortline e Highline, todas na especificação de motor 200 TSI.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Uma terceira configuração com o mesmo trem de força, ainda sem nome definido e voltada ao público PcD, deve chegar às lojas até o fim deste ano.

O Nivus Comfortline custará R$ 85.890 e terá apenas um pacote opcional, que inclui as assistências semiautônomas prometidas e a central VW Play.

Já o Highline sairá por R$ 98.290 e trará todos os equipamentos do modelo de série. Nele, será possível acrescentar só as pinturas metálicas e o pacote estético chamado Launching Edition, que deixa escurecidos teto, rodas e capas dos retrovisores externos.

Fernando Pires/Quatro Rodas

Na pré-venda, a VW oferecerá as 200 primeiras unidades da versão Highline com o supracitado pacote Launching Edition, nas cores Vermelho Sunset ou Cinza Platinum, um ano de seguro, mensalidades do Sem Parar e audiobooks grátis.

Outros 800 exemplares das duas versões poderão ser reservados na sequência, mas sem os mimos. O sinal, para todas elas, será de R$ 5.000.

Assim como o T-Cross, o Nivus chegará com oferta das três primeiras revisões grátis.

Versões, itens de série e opcionais

O Nivus Comfortline 200 TSI virá de série com:

Alerta de frenagem emergencial no pisca-alerta; chave com sensor presencial; alarme; seis airbags (frontais, laterais e de cortina); alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros; seis alto-falantes (quatro dianteiros e dois traseiros); controles de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa; banco do motorista com ajuste de altura; banco traseiro bipartido e rebatível; antena de teto; bancos de tecido; câmera de ré; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; quadro de instrumentos com computador de bordo central digital; descansa-braço central com saídas de ar e porta USB na traseira; direção elétrica; retrovisores elétricos com seta integrada e tilt down; faróis e luzes de condução diurna de led; faróis de neblina halógenos; iluminação para porta-malas e porta-luvas; lanternas traseiras com guias de led; luzes de leitura para as duas filas; alavanca de câmbio revestida de couro; piloto automático; rodas de liga leve aro 16; rack de teto longitudinal; sensores de estacionamento traseiros; central multimídia de 6,5 polegadas com projeção de celulares; suporte para celulares com porta USB no painel; vidros elétricos dianteiros e traseiros com função um-toque nos dianteiros; volante multifuncional.

Nivus tem painel de Polo, mas com volante herdado do Golf, sem suporte para celulares na versão Highline e com larga faixa em preto brilhante Fernando Pires/Quatro Rodas

Esta versão oferece como opcional o pacote VW Play & Tech, de R$ 3.520, que adiciona: piloto automático adaptativo com controle de distância; frenagem autônoma de emergência anticolisão frontal a até 50 km/h; central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, conexão com internet, projeção de celulares Apple sem fio, 10 GB de capacidade de armazenamento e loja de apps; volante multifuncional em couro com borboletas para troca sequencial das marchas.

Central VW Play de 10,1″ foi desenvolvida no Brasil e permite até comprar comida. Start-stop e tampa do porta-malas são acionados na tela Fernando Pires/Quatro Rodas

O acabamento Highline conta com os itens da Comfortline mais:

Piloto automático adaptativo; frenagem autônoma emergencial a até 50 km/h; antena de teto 8ZG; ar-condicionado automático digital; bancos revestidos de couro; retrovisor interno eletrocrômico; faróis de neblina de led com luz de conversão estática; quadro de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas; indicador de pressão de pneus; alavanca do freio de estacionamento com acabamento de couro; rodas de liga leve aro 17; rack de teto na cor prata; faróis e limpadores de para-brisa automáticos; sensores de estacionamento dianteiros; detector de fadiga do motorista; frenagem automático pós-colisão; central VW Play com tela de 10,1 polegadas, conexão com internet, projeção de celulares Apple sem fio, 10 GB de capacidade de armazenamento e loja de apps; volante multifuncional em couro com borboletas para troca sequencial das marchas.

Continua após a publicidade

Não haverá equipamentos oferecidos de maneira opcional nesta versão, apenas o pacote estilístico Launching Edition, de R$ 1.700.

Motorização

Motor 1.0 turbo é conhecido, mas câmbio automático está mais suave nas trocas Fernando Pires/Quatro Rodas

Conforme antecipado por QUATRO RODAS desde o ano passado, o SUV cupê veículo virá equipado sempre com motor 1.0 três-cilindros turbo flex de injeção direta já usado por Polo, Virtus e T-Cross.

Ele gera 128/116 cv e 20,4 kgfm de torque com gasolina/etanol, e estará sempre gerenciado pelo câmbio automático de seis marchas da Aisin.

Este recebeu pequenos ajustes na calibração, a fim de dirimir pequenos socos na arrancada a frio e também tranquinhos nas reduções de marcha, especialmente da terceira para a segunda ou da segunda para a primeira.

Segundo o fabricante, o Nivus acelera 0 a 100 km/h em 10 s, com velocidade máxima de 189 km/h. Como comparação, o Polo Highline registra 9,6 s no 0 a 100 km/h, com máxima de 192 km/h.

Em consumo, o SUV cupê estabeleceu 10,7/7,7 km/l na cidade e 13,2/9,4 km/l na estrada, respectivamente com gasolina/etanol, segundo o programa de etiquetagem veicular do Inmetro.

Mais uma vez usando o Polo como ponto de comparação, o hatch na versão de topo alcança 11,4/7,9 km/l (urbano) e 13,9/9,5 km/l seguindo os mesmos parâmetros.

Dimensões e porta-malas

Sem os dois níveis encontrados em Polo, Virtus e T-Cross, porta-malas tem 415 l Fernando Pires/Quatro Rodas

Uma das grandes sacadas do novo Nivus é aproveitar a plataforma MQB A0 do Polo, incluindo toda a cabine e os 2,56 m de entre-eixos, mas incluir um balanço traseiro maior, de 85,6 cm, o que aumenta substancialmente o comprimento e volume do porta-malas.

São 4,266 m de comprimento e 1,757 m de largura, ante 4,057 m e 1,751 m do Polo, respectivamente. Na primeira medida, o SUV cupê ganha até dos 4,199 m do T-Cross, embora o SUV seja ligeiramente mais largo, 1,76 m.

Os 2,75 cm de ganho em altura na comparação com o Polo (1 cm vindo da suspensão e outro 1,75 cm, do uso de pneus e rodas com diâmetro maior) o deixaram com 1,493 m, sendo 17,6 cm de vão livre do solo.

Por dentro, medições exclusivas de QUATRO RODAS apontam para 1 metro de distância do assento do motorista ao teto e 94 cm dessa mesma distância no banco traseiro (espaço para cabeça).

Também medimos 1,49 m de porta a porta na fileira dianteira (ombros) e 19 cm de vão para as pernas no assento traseiro, com o banco do motorista regulado para uma pessoa de cerca de 1,85 m.

Cores

Divulgação/Volkswagen

O Nivus oferecerá as seguintes opções de cores: Preto Ninja e Branco Cristal (sólidas); Prata Sirius e Cinza Platinum (metálicas); e Vermelho Sunset (especial). Para a Highline ainda haverá a opção Cinza Moonstone (especial).

Dessas, apenas o vermelho e o cinza estarão disponíveis para a pré-venda relâmpago das 200 primeiras unidades, estilizadas com teto, capas dos retrovisores e rodas escurecidas.

  • Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade