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– (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O Volkswagen Nivus é um dos principais lançamentos do mercado nacional neste ano – ao lado de Chevrolet Tracker e Fiat Strada .
No entanto, há um diferencial. Em vez de ser uma nova geração de modelos já existentes como o SUV e a picape , o Volkswagen é um produto inédito destinado a um segmento também inédito.
A fabricante alemã aproveitou o conceito de SUV cupê que faz sucesso em modelos de luxo e aplicou em uma carroceira compacta, compartilhada com o Polo.
– (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O conjunto motriz também vem do hatch: motor três-cilindros 1.0 turbo flex com injeção direta de combustível, que gera 128/116 cv e 20,4 kgfm de toque, e câmbio automático de seis marchas.
Até o momento, aposta-se que o Nivus terá duas opções de acabamento: Comfortline e Highline. Uma terceira versão destinada ao público PcD pode surgir no fim deste ano.
Os preços, considerando as três configurações acima, devem variar entre R$ 70.000 e R$ 100.000. QUATRO RODAS já experimentou o modelo em primeira mão. Confira nossas primeiras impressões .
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Embora carregue uma série de detalhes de outros modelos da marca em sua carroceria, o SUV cupê demonstra personalidade no visual e ganhou inovação em acessórios e equipamentos, seja em relação ao novo emblema da Volkswagen ou na nova central multimídia disponível para o veículo.
Confira os detalhes do novato em 59 fotos exclusivas da versão de topo, Highline, equipada com todos os possíveis opcionais, incluindo uma estreante pintura vermelha metálica com teto preto:
O projeto do veículo é inédito e inaugura um novo segmento no mercado nacional: o de SUVs cupês compactos. Até 2022, o modelo deve ganhar um rival da Fiat (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Embora receba elementos inspirados em acessórios de outros veículos do catálogo Volkswagen, modelo tem personalidade em suas linhas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A frente bicuda parece uma releitura da que compõe o T-Cross, para dar ar de mais esportividade ao Nivus. Ambas as tomadas de ar do radiador são amplas e (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A grande é composta por linhas horizontais em preto e uma central prata, com desenhos hexagonais em sua extensão. Friso prata separa grade de tampa do cofre do motor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O emblema novo da Volkswagen estreia no modelo, após equipar ID.3 e Golf na Europa (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Os faróis possuem design inédito na linha Volkswagen e são totalmente de led. Item vem de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)
As luzes de condução diurna contornam quase todo o conjunto óptico do modelo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Na área dos pára-choques também estão os apliques em plástico preto que contornam toda a carroceria do modelo, além dos faróis de neblina, também de led nas extremidades da peça (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A assinatura da versão vem na lateral e dá início ao principal vinco das portas do veículo. Insígnia é mais larga e elaborada que a dos outros VW nacionais (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Suspensão dianteira é ligeiramente mais baixa que a traseira. Lateral conta com detalhe prata longitudinal abaixo dos apliques, para aumentar a sensação de altura. Vão livre do solo é 2,75 cm maior que o do Polo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Detalhe superior da maçaneta dá continuidade ao vinco lateral e evidencia que Nivus Highline terá chave com sensor presencial sem necessidade de botão (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Assinatura Volkswagen é carregada na coluna B, que recebe acabamento em preto fosco (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Veículo pode ter teto com acabamento em preto piano na versão Highline (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Barras longitudinais no teto do Nivus são na cor prata (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A antena é curta e sua base corresponde às cores usadas no teto (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Modelo conta com spoiler traseiro, que dá continuidade ao teto do veículo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Capas dos retrovisores externos possuem o mesmo acabamento do teto, em preto brilhante, e luzes de seta integradas de led (Fernando Pires/Quatro Rodas)
As rodas de liga leve são de 17 polegadas com pneus Pirelli 205/55. Diâmetro do conjunto de roda e pneus do Nivus aumenta a altura em 1,75 cm no comparativo com o Polo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Barra horizontal preta na traseira interliga lanternas. Traseira alta e teto baixo diminuíram a área do vidro traseiro. Tampa do porta-malas é pesada (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Assim como no balanço dianteiro, a traseira também carrega o novo emblema da Volkswagen. Modelo conta com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Câmera traseira fica alojada sob a barra horizontal preta, ao lado do comando elétrico para abertura do porta-malas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Está em dúvida se é um carro novo ou um Polo emperiquitado? Assinatura com nome do veículo é centralizada e na cor preta e não deixa dúvidas que se trata de um modelo novo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Assinatura com o torque do motor em Newton-metro foi mantida na extremidade inferior direita da tampa do porta-malas, na cor preta (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Moldura traseira compõe a parte inferior do pára-choque e recebe refletores e detalhes em friso prata (Fernando Pires/Quatro Rodas)
As lanternas traseiras também têm guias de led, mas não todas, e bipartidas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A imagem da lateral permite visualizar que o formato das lanternas dá sequência ao friso lateral do veículo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Brake Light fica alojado sob o spoiler traseiro do modelo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A porta do veículo recebeu material macio de revestimento. Além disso, ganhou considerável porta-trecos e alojamento para auto-falantes (Fernando Pires/Quatro Rodas)
As maçanetas são pratas com contorno em preto brilhante. Botões de destravamento das portas é físico (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Posição de dirigir é a mesma do Polo, mas suspensão 1 cm mais alta e pneus maiores elevam o ponto de vista (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Atrás sobra pouco espaço para as pernas, 19 cm com o banco do motorista ajustado para uma pessoa de 1,85 m. Como ressalva, quem é alto não bate a cabeça no teto (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Bancos da versão Highline são em couro sintético e variam três tonalidades diferentes (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Nivus tem painel de Polo, mas com faixa central larga em preto brilhante e sem suporte para celulares (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Volante possui ajuste de altura e profundidade por meio de alavanca ao lado esquerdo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Inédito no Brasil, volante é o mesmo do ID.3 e do novo Golf, e carrega novo emblema cromado (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Painel de instrumentos tem 10,25 polegadas e é compartilhado de outros modelos da linha Volkswagen (Fernando Pires/Quatro Rodas)
À direita, o painel dá informações de velocidade, autonomia do tanque e nível de combustível (Fernando Pires/Quatro Rodas)
À esquerda fica o conta-giros e o medidor de temperatura do motor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Modelo conta com paddle-shifts para troca de marcha atrás do volante (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Além da paleta para troca de marcha, pode-ser perceber o acabamento em couro no arco do volante (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O lado direito dos comandos do volante permite o acesso ao comando de voz do veículo, bem como troca de músicas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O lado esquerdo permite a regulagem de altura do volume do áudio e controla também central multimídia, ACC e distância para a frenagem autônoma em relação ao veículo da frente (em três níveis) (Fernando Pires/Quatro Rodas)
À direita da coluna de direção, foram mantidas as hastes para acionamento de limpador de pára-brisas com temporizador (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Na esquerda, ficaram os acionamento de seta e farol alto (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Modelo tem partida por botão no console central, mas sistema start/stop é ativado na central multimídia (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Acionamento de pisca-alerta também acontece em botão físico e fica alojado ao lado direito da central multimídia (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Modelo conta com seis airbags de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Faróis de led com ajuste de altura do facho de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Modelo possui trio elétrico e motorista comando para todos os vidros elétricos, com um-toque e antiesmagamento, na porta do motorista (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Câmbio automático de seis marchas é inteiramente compartilhado com o Polo, inclusive a alavanca, mas com pequenos ajustes na calibração e nos grafismos dos comandos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Frreio de mão é tradicional por alavanca. Par de porta-copos, tomada de 12v e apoio de braço com porta-objetos completam os detalhes da primeira fila (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Para a segunda fila, uma entrada USB permite carga de celulares (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Ainda na fila traseira, o console leva duas saídas de ar para os ocupantes (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Ar-condicionado é digital e com regulagem fracionada de temperatura, porém com apenas uma zona (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Central VW Play foi desenvolvida no Brasil, acessa a internet do seu celular e tem central de aplicativos que permite até a compra de comida via iFood (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Central tem 10,1 polegadas é integrada ao cockpit digital com 10,25 polegadas totais. Ela virá de série no Nivus Highline (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Motor: três-cilindros 1.0 turbo flex com injeção direta de combustível que gera 128/116 cv e 20,4 kgfm de toque (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Dimensões: comprimento, 426,6 cm; largura, 175,7 altura, 149,3 cm; entre-eixos, 256,6 cm; vão livre do solo, 17,6 cm; peso, 1.199 kg; tanque, 52 l; porta-malas, 415 l (Arte/Quatro Rodas)
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– (Fernando Pires/Quatro Rodas)