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VW Nivus: 60 fotos exclusivas mostram tudo da versão de R$ 100.000

Imagens do fotógrafo Fernando Pires mostram detalhes do inédito SUV cupê na versão de topo Highline. Modelo inaugura segmento no mercado nacional

Por Renan Bandeira - Atualizado em 28 Maio 2020, 11h54 - Publicado em 28 Maio 2020, 11h53
Fernando Pires/Quatro Rodas

O Volkswagen Nivus é um dos principais lançamentos do mercado nacional neste ano – ao lado de Chevrolet Tracker e Fiat Strada.

No entanto, há um diferencial. Em vez de ser uma nova geração de modelos já existentes como o SUV e a picape, o Volkswagen é um produto inédito destinado a um segmento também inédito.

A fabricante alemã aproveitou o conceito de SUV cupê que faz sucesso em modelos de luxo e aplicou em uma carroceira compacta, compartilhada com o Polo.

Fernando Pires/Quatro Rodas

O conjunto motriz também vem do hatch: motor três-cilindros 1.0 turbo flex com injeção direta de combustível, que gera 128/116 cv e 20,4 kgfm de toque, e câmbio automático de seis marchas.

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Até o momento, aposta-se que o Nivus terá duas opções de acabamento: Comfortline e Highline. Uma terceira versão destinada ao público PcD pode surgir no fim deste ano.

Os preços, considerando as três configurações acima, devem variar entre R$ 70.000 e R$ 100.000. QUATRO RODAS já experimentou o modelo em primeira mão. Confira nossas primeiras impressões.

Embora carregue uma série de detalhes de outros modelos da marca em sua carroceria, o SUV cupê demonstra personalidade no visual e ganhou inovação em acessórios e equipamentos, seja em relação ao novo emblema da Volkswagen ou na nova central multimídia disponível para o veículo.

Confira os detalhes do novato em 59 fotos exclusivas da versão de topo, Highline, equipada com todos os possíveis opcionais, incluindo uma estreante pintura vermelha metálica com teto preto:

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O projeto do veículo é inédito e inaugura um novo segmento no mercado nacional: o de SUVs cupês compactos. Até 2022, o modelo deve ganhar um rival da Fiat Fernando Pires/Quatro Rodas
Embora receba elementos inspirados em acessórios de outros veículos do catálogo Volkswagen, modelo tem personalidade em suas linhas Fernando Pires/Quatro Rodas
A frente bicuda parece uma releitura da que compõe o T-Cross, para dar ar de mais esportividade ao Nivus. Ambas as tomadas de ar do radiador são amplas e Fernando Pires/Quatro Rodas
A grande é composta por linhas horizontais em preto e uma central prata, com desenhos hexagonais em sua extensão. Friso prata separa grade de tampa do cofre do motor Fernando Pires/Quatro Rodas
O emblema novo da Volkswagen estreia no modelo, após equipar ID.3 e Golf na Europa Fernando Pires/Quatro Rodas
Os faróis possuem design inédito na linha Volkswagen e são totalmente de led. Item vem de série Fernando Pires/Quatro Rodas
As luzes de condução diurna contornam quase todo o conjunto óptico do modelo Fernando Pires/Quatro Rodas
Na área dos pára-choques também estão os apliques em plástico preto que contornam toda a carroceria do modelo, além dos faróis de neblina, também de led nas extremidades da peça Fernando Pires/Quatro Rodas
A assinatura da versão vem na lateral e dá início ao principal vinco das portas do veículo. Insígnia é mais larga e elaborada que a dos outros VW nacionais Fernando Pires/Quatro Rodas
Suspensão dianteira é ligeiramente mais baixa que a traseira. Lateral conta com detalhe prata longitudinal abaixo dos apliques, para aumentar a sensação de altura. Vão livre do solo é 2,75 cm maior que o do Polo Fernando Pires/Quatro Rodas
Detalhe superior da maçaneta dá continuidade ao vinco lateral e evidencia que Nivus Highline terá chave com sensor presencial sem necessidade de botão Fernando Pires/Quatro Rodas
Assinatura Volkswagen é carregada na coluna B, que recebe acabamento em preto fosco Fernando Pires/Quatro Rodas
Veículo pode ter teto com acabamento em preto piano na versão Highline Fernando Pires/Quatro Rodas
Barras longitudinais no teto do Nivus são na cor prata Fernando Pires/Quatro Rodas
A antena é curta e sua base corresponde às cores usadas no teto Fernando Pires/Quatro Rodas
Modelo conta com spoiler traseiro, que dá continuidade ao teto do veículo Fernando Pires/Quatro Rodas
Capas dos retrovisores externos possuem o mesmo acabamento do teto, em preto brilhante, e luzes de seta integradas de led Fernando Pires/Quatro Rodas
As rodas de liga leve são de 17 polegadas com pneus Pirelli 205/55. Diâmetro do conjunto de roda e pneus do Nivus aumenta a altura em 1,75 cm no comparativo com o Polo Fernando Pires/Quatro Rodas
Barra horizontal preta na traseira interliga lanternas. Traseira alta e teto baixo diminuíram a área do vidro traseiro. Tampa do porta-malas é pesada Fernando Pires/Quatro Rodas
Assim como no balanço dianteiro, a traseira também carrega o novo emblema da Volkswagen. Modelo conta com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros Fernando Pires/Quatro Rodas
Câmera traseira fica alojada sob a barra horizontal preta, ao lado do comando elétrico para abertura do porta-malas Fernando Pires/Quatro Rodas
Está em dúvida se é um carro novo ou um Polo emperiquitado? Assinatura com nome do veículo é centralizada e na cor preta e não deixa dúvidas que se trata de um modelo novo Fernando Pires/Quatro Rodas
Assinatura com o torque do motor em Newton-metro foi mantida na extremidade inferior direita da tampa do porta-malas, na cor preta Fernando Pires/Quatro Rodas
Moldura traseira compõe a parte inferior do pára-choque e recebe refletores e detalhes em friso prata Fernando Pires/Quatro Rodas
As lanternas traseiras também têm guias de led, mas não todas, e bipartidas Fernando Pires/Quatro Rodas
A imagem da lateral permite visualizar que o formato das lanternas dá sequência ao friso lateral do veículo Fernando Pires/Quatro Rodas

 

Brake Light fica alojado sob o spoiler traseiro do modelo Fernando Pires/Quatro Rodas
A porta do veículo recebeu material macio de revestimento. Além disso, ganhou considerável porta-trecos e alojamento para auto-falantes Fernando Pires/Quatro Rodas
As maçanetas são pratas com contorno em preto brilhante. Botões de destravamento das portas é físico Fernando Pires/Quatro Rodas
Posição de dirigir é a mesma do Polo, mas suspensão 1 cm mais alta e pneus maiores elevam o ponto de vista Fernando Pires/Quatro Rodas
Atrás sobra pouco espaço para as pernas, 19 cm com o banco do motorista ajustado para uma pessoa de 1,85 m. Como ressalva, quem é alto não bate a cabeça no teto Fernando Pires/Quatro Rodas
Bancos da versão Highline são em couro sintético e variam três tonalidades diferentes Fernando Pires/Quatro Rodas
Nivus tem painel de Polo, mas com faixa central larga em preto brilhante e sem suporte para celulares Fernando Pires/Quatro Rodas
Volante possui ajuste de altura e profundidade por meio de alavanca ao lado esquerdo Fernando Pires/Quatro Rodas
Inédito no Brasil, volante é o mesmo do ID.3 e do novo Golf, e carrega novo emblema cromado Fernando Pires/Quatro Rodas
Painel de instrumentos tem 10,25 polegadas e é compartilhado de outros modelos da linha Volkswagen Fernando Pires/Quatro Rodas
À direita, o painel dá informações de velocidade, autonomia do tanque e nível de combustível Fernando Pires/Quatro Rodas
À esquerda fica o conta-giros e o medidor de temperatura do motor Fernando Pires/Quatro Rodas
Modelo conta com paddle-shifts para troca de marcha atrás do volante Fernando Pires/Quatro Rodas
Além da paleta para troca de marcha, pode-ser perceber o acabamento em couro no arco do volante Fernando Pires/Quatro Rodas
O lado direito dos comandos do volante permite o acesso ao comando de voz do veículo, bem como troca de músicas Fernando Pires/Quatro Rodas
O lado esquerdo permite a regulagem de altura do volume do áudio e controla também central multimídia, ACC e distância para a frenagem autônoma em relação ao veículo da frente (em três níveis) Fernando Pires/Quatro Rodas
À direita da coluna de direção, foram mantidas as hastes para acionamento de limpador de pára-brisas com temporizador Fernando Pires/Quatro Rodas
Na esquerda, ficaram os acionamento de seta e farol alto Fernando Pires/Quatro Rodas
Modelo tem partida por botão no console central, mas sistema start/stop é ativado na central multimídia Fernando Pires/Quatro Rodas
Acionamento de pisca-alerta também acontece em botão físico e fica alojado ao lado direito da central multimídia Fernando Pires/Quatro Rodas
Modelo conta com seis airbags de série Fernando Pires/Quatro Rodas
Faróis de led com ajuste de altura do facho de série Fernando Pires/Quatro Rodas
Modelo possui trio elétrico e motorista comando para todos os vidros elétricos, com um-toque e antiesmagamento, na porta do motorista Fernando Pires/Quatro Rodas
Câmbio automático de seis marchas é inteiramente compartilhado com o Polo, inclusive a alavanca, mas com pequenos ajustes na calibração e nos grafismos dos comandos Fernando Pires/Quatro Rodas
Frreio de mão é tradicional por alavanca. Par de porta-copos, tomada de 12v e apoio de braço com porta-objetos completam os detalhes da primeira fila Fernando Pires/Quatro Rodas
Para a segunda fila, uma entrada USB permite carga de celulares Fernando Pires/Quatro Rodas
Ainda na fila traseira, o console leva duas saídas de ar para os ocupantes Fernando Pires/Quatro Rodas
Ar-condicionado é digital e com regulagem fracionada de temperatura, porém com apenas uma zona Fernando Pires/Quatro Rodas
Central VW Play foi desenvolvida no Brasil, acessa a internet do seu celular e tem central de aplicativos que permite até a compra de comida via iFood Fernando Pires/Quatro Rodas
Central tem 10,1 polegadas é integrada ao cockpit digital com 10,25 polegadas totais. Ela virá de série no Nivus Highline Fernando Pires/Quatro Rodas
Motor: três-cilindros 1.0 turbo flex com injeção direta de combustível que gera 128/116 cv e 20,4 kgfm de toque Fernando Pires/Quatro Rodas
Dimensões: comprimento, 426,6 cm; largura, 175,7 altura, 149,3 cm; entre-eixos, 256,6 cm; vão livre do solo, 17,6 cm; peso, 1.199 kg; tanque, 52 l; porta-malas, 415 l Arte/Quatro Rodas

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Fernando Pires/Quatro Rodas
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