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VW Nivus: 60 fotos exclusivas mostram tudo da versão de R$ 100.000

Imagens do fotógrafo Fernando Pires mostram detalhes do inédito SUV cupê na versão de topo Highline. Modelo inaugura segmento no mercado nacional

Por Renan Bandeira
Atualizado em 28 Maio 2020, 11h54 - Publicado em 28 Maio 2020, 11h53
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Volkswagen Nivus é um dos principais lançamentos do mercado nacional neste ano – ao lado de Chevrolet Tracker e Fiat Strada.

No entanto, há um diferencial. Em vez de ser uma nova geração de modelos já existentes como o SUV e a picape, o Volkswagen é um produto inédito destinado a um segmento também inédito.

A fabricante alemã aproveitou o conceito de SUV cupê que faz sucesso em modelos de luxo e aplicou em uma carroceira compacta, compartilhada com o Polo.

(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O conjunto motriz também vem do hatch: motor três-cilindros 1.0 turbo flex com injeção direta de combustível, que gera 128/116 cv e 20,4 kgfm de toque, e câmbio automático de seis marchas.

Até o momento, aposta-se que o Nivus terá duas opções de acabamento: Comfortline e Highline. Uma terceira versão destinada ao público PcD pode surgir no fim deste ano.

Os preços, considerando as três configurações acima, devem variar entre R$ 70.000 e R$ 100.000. QUATRO RODAS já experimentou o modelo em primeira mão. Confira nossas primeiras impressões.

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Embora carregue uma série de detalhes de outros modelos da marca em sua carroceria, o SUV cupê demonstra personalidade no visual e ganhou inovação em acessórios e equipamentos, seja em relação ao novo emblema da Volkswagen ou na nova central multimídia disponível para o veículo.

Confira os detalhes do novato em 59 fotos exclusivas da versão de topo, Highline, equipada com todos os possíveis opcionais, incluindo uma estreante pintura vermelha metálica com teto preto:

O projeto do veículo é inédito e inaugura um novo segmento no mercado nacional: o de SUVs cupês compactos. Até 2022, o modelo deve ganhar um rival da Fiat (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Embora receba elementos inspirados em acessórios de outros veículos do catálogo Volkswagen, modelo tem personalidade em suas linhas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A frente bicuda parece uma releitura da que compõe o T-Cross, para dar ar de mais esportividade ao Nivus. Ambas as tomadas de ar do radiador são amplas e (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A grande é composta por linhas horizontais em preto e uma central prata, com desenhos hexagonais em sua extensão. Friso prata separa grade de tampa do cofre do motor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O emblema novo da Volkswagen estreia no modelo, após equipar ID.3 e Golf na Europa (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Os faróis possuem design inédito na linha Volkswagen e são totalmente de led. Item vem de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)
As luzes de condução diurna contornam quase todo o conjunto óptico do modelo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Na área dos pára-choques também estão os apliques em plástico preto que contornam toda a carroceria do modelo, além dos faróis de neblina, também de led nas extremidades da peça (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A assinatura da versão vem na lateral e dá início ao principal vinco das portas do veículo. Insígnia é mais larga e elaborada que a dos outros VW nacionais (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Suspensão dianteira é ligeiramente mais baixa que a traseira. Lateral conta com detalhe prata longitudinal abaixo dos apliques, para aumentar a sensação de altura. Vão livre do solo é 2,75 cm maior que o do Polo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Detalhe superior da maçaneta dá continuidade ao vinco lateral e evidencia que Nivus Highline terá chave com sensor presencial sem necessidade de botão (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Assinatura Volkswagen é carregada na coluna B, que recebe acabamento em preto fosco (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Veículo pode ter teto com acabamento em preto piano na versão Highline (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Barras longitudinais no teto do Nivus são na cor prata (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A antena é curta e sua base corresponde às cores usadas no teto (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Modelo conta com spoiler traseiro, que dá continuidade ao teto do veículo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Capas dos retrovisores externos possuem o mesmo acabamento do teto, em preto brilhante, e luzes de seta integradas de led (Fernando Pires/Quatro Rodas)
As rodas de liga leve são de 17 polegadas com pneus Pirelli 205/55. Diâmetro do conjunto de roda e pneus do Nivus aumenta a altura em 1,75 cm no comparativo com o Polo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Barra horizontal preta na traseira interliga lanternas. Traseira alta e teto baixo diminuíram a área do vidro traseiro. Tampa do porta-malas é pesada (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Assim como no balanço dianteiro, a traseira também carrega o novo emblema da Volkswagen. Modelo conta com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Câmera traseira fica alojada sob a barra horizontal preta, ao lado do comando elétrico para abertura do porta-malas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Está em dúvida se é um carro novo ou um Polo emperiquitado? Assinatura com nome do veículo é centralizada e na cor preta e não deixa dúvidas que se trata de um modelo novo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Assinatura com o torque do motor em Newton-metro foi mantida na extremidade inferior direita da tampa do porta-malas, na cor preta (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Moldura traseira compõe a parte inferior do pára-choque e recebe refletores e detalhes em friso prata (Fernando Pires/Quatro Rodas)
As lanternas traseiras também têm guias de led, mas não todas, e bipartidas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A imagem da lateral permite visualizar que o formato das lanternas dá sequência ao friso lateral do veículo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

 

Brake Light fica alojado sob o spoiler traseiro do modelo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A porta do veículo recebeu material macio de revestimento. Além disso, ganhou considerável porta-trecos e alojamento para auto-falantes (Fernando Pires/Quatro Rodas)
As maçanetas são pratas com contorno em preto brilhante. Botões de destravamento das portas é físico (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Posição de dirigir é a mesma do Polo, mas suspensão 1 cm mais alta e pneus maiores elevam o ponto de vista (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Atrás sobra pouco espaço para as pernas, 19 cm com o banco do motorista ajustado para uma pessoa de 1,85 m. Como ressalva, quem é alto não bate a cabeça no teto (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Bancos da versão Highline são em couro sintético e variam três tonalidades diferentes (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Nivus tem painel de Polo, mas com faixa central larga em preto brilhante e sem suporte para celulares (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Volante possui ajuste de altura e profundidade por meio de alavanca ao lado esquerdo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Inédito no Brasil, volante é o mesmo do ID.3 e do novo Golf, e carrega novo emblema cromado (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Painel de instrumentos tem 10,25 polegadas e é compartilhado de outros modelos da linha Volkswagen (Fernando Pires/Quatro Rodas)
À direita, o painel dá informações de velocidade, autonomia do tanque e nível de combustível (Fernando Pires/Quatro Rodas)
À esquerda fica o conta-giros e o medidor de temperatura do motor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Modelo conta com paddle-shifts para troca de marcha atrás do volante (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Além da paleta para troca de marcha, pode-ser perceber o acabamento em couro no arco do volante (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O lado direito dos comandos do volante permite o acesso ao comando de voz do veículo, bem como troca de músicas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O lado esquerdo permite a regulagem de altura do volume do áudio e controla também central multimídia, ACC e distância para a frenagem autônoma em relação ao veículo da frente (em três níveis) (Fernando Pires/Quatro Rodas)
À direita da coluna de direção, foram mantidas as hastes para acionamento de limpador de pára-brisas com temporizador (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Na esquerda, ficaram os acionamento de seta e farol alto (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Modelo tem partida por botão no console central, mas sistema start/stop é ativado na central multimídia (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Acionamento de pisca-alerta também acontece em botão físico e fica alojado ao lado direito da central multimídia (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Modelo conta com seis airbags de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Faróis de led com ajuste de altura do facho de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Modelo possui trio elétrico e motorista comando para todos os vidros elétricos, com um-toque e antiesmagamento, na porta do motorista (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Câmbio automático de seis marchas é inteiramente compartilhado com o Polo, inclusive a alavanca, mas com pequenos ajustes na calibração e nos grafismos dos comandos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Frreio de mão é tradicional por alavanca. Par de porta-copos, tomada de 12v e apoio de braço com porta-objetos completam os detalhes da primeira fila (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Para a segunda fila, uma entrada USB permite carga de celulares (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Ainda na fila traseira, o console leva duas saídas de ar para os ocupantes (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Ar-condicionado é digital e com regulagem fracionada de temperatura, porém com apenas uma zona (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Central VW Play foi desenvolvida no Brasil, acessa a internet do seu celular e tem central de aplicativos que permite até a compra de comida via iFood (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Central tem 10,1 polegadas é integrada ao cockpit digital com 10,25 polegadas totais. Ela virá de série no Nivus Highline (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Motor: três-cilindros 1.0 turbo flex com injeção direta de combustível que gera 128/116 cv e 20,4 kgfm de toque (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Dimensões: comprimento, 426,6 cm; largura, 175,7 altura, 149,3 cm; entre-eixos, 256,6 cm; vão livre do solo, 17,6 cm; peso, 1.199 kg; tanque, 52 l; porta-malas, 415 l (Arte/Quatro Rodas)

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(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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