Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Achou o Nivus inovador? Estes cinco VW do passado já antecipavam o visual

Estilo cupê com quatro portas fez tanto sucesso que modelo chegará à Europa, mas as referências de desenho já existem desde a década de 1960

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 6 jun 2020, 18h35 - Publicado em 6 jun 2020, 07h00
Nivus e Pointer têm semelhanças, mas não são os únicos (Arte/Quatro Rodas)

O novo VW Nivus tem fórmula simples: base de Polo e estilo SUV-cupê que está na moda.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Mas o visual criado aqui no Brasil não é tão inédito assim – e nem estamos falando (só) do Pointer, que virou meme nas últimas semanas. Confira cinco exemplos dentro da própria marca.

Continua após a publicidade

1. Pointer

1994: Pointer, design brasileiro premiado lá fora
Pointer GTi tinha a mesma silhueta do Nivus (arquivo/Quatro Rodas)

Não percebemos a coincidência até sermos alertados pelo leitor Yuri Leite no Facebook. Fato é que nossa capa da edição atual, para junho, é incrivelmente semelhante àquela publicada em 1993. Não apenas pelos tons, mas também pela silhueta bem parecida dos carros.

Fruto da Autolatina – aliança formada por Ford e VW na América Latina –, o Pointer tinha base de Escort e chegou a ser considerado um dos modelos mais bonitos já feitos pela empresa. Se fracassou no mercado, certamente continuará lembrado como ícone pelo desenho.

Continua após a publicidade

2. Fusca 4-portas

Versão de quatro portas existiu apenas como protótipo (Divulgação/Volkswagen)

Essa referência pode até causar espanto, já que o Fusca nunca foi um cupê. Mas vale a licença poética, já que, levando o regulamento ao pé da letra, o modelo sempre foi um sedã. Só que o parentesco fica realmente evidente quando resgatamos o obscuro projeto de quatro portas que não chegou a vingar.

Já explicamos todos os detalhes dessa história curiosa, que acabou resultando no primeiro Golf e, de certa forma, influenciou até mesmo o nosso Gol. E, apesar de manter o desenho parecido com o original, essa deveria ter sido a segunda geração do Fusca (que nunca existiu).

Continua após a publicidade

3. Passat 4-portas

Fastback ou sedã, será que alguém se importava?
Fastback ou sedã, será que alguém se importava? (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Não é difícil reconhecer as semelhanças da primeira geração do Passat com o lançamento mais recente da VW. Na verdade, a versão de cinco portas, ainda mais parecida com o Nivus, nunca foi vendida aqui – apesar da fabricação nacional –, mas fez sucesso nas exportações.

Se o fastback já nasceu com passaporte carimbado, pelo menos tivemos a carroceria sedã de quatro portas (aliás, a denominação que gera controvérsias até os dias atuais). Lançada em 1975, apesar um ano após o modelo chegar ao nosso mercado, a configuração já antecipava o estilo do SUV cupê.

Continua após a publicidade

4. 1600 TL

VW 1600 TL sem a tampa que abre o vidro, como na Variant (Xico Buny/Quatro Rodas)

Assim como o Nivus, o VW 1600 TL foi criado por brasileiros e chegou às concessionárias há 50 anos apenas com carroceria cupê de duas portas. Mas, já na metade de 1971, uma versão com quatro portas – batizada “modelo 109” – surgia como a principal novidade da marca.

Assim como o lançamento mais recente da VW, previsto para chegar às lojas no mês de julho, o veterano TL tinha caimento suave do teto logo após a segunda fileira (de maneira que não roubasse espaço para a cabeça dos passageiros) e vidro triangular na terceira coluna.

Continua após a publicidade

5. Typ 4

Visual do Typ 4 vendido na Europa remetia ao nosso 1600 TL (Internet/Reprodução)

Desconhecido dos brasileiros, o Typ 4 foi o sucessor do Typ 3 – modelo equivalente aos nossos primeiros Variant e TL – na Europa. Só que, diferentemente dos carros criados no Brasil, esses VW não agradaram pelo desenho (principalmente no 411, versão pré-reestilização).

Assim como nosso modelo 109, o Typ 4 também foi oferecido no Velho Continente com opção de carroceria cupê de quatro portas. Apenas quatro anos depois do lançamento, chegou o 412 com visual atualizado, mais parecido com os nossos carros, e com a mesma silhueta.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.