Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW ID.3 chega com status de Fusca da era elétrica e estreia novo logotipo

Hatch médio elétrico é maior do que o Golf, mas tem acabamento similar ao de um Polo para custar abaixo de 30.000 euros

Por Henrique Rodriguez, de Frankfurt (Alemanha)
Atualizado em 9 set 2019, 20h45 - Publicado em 9 set 2019, 17h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Volkswagen ID.3, grande estrela da VW no Salão de Frankfurt (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Estreando logotipo e marca sonora renovados, a Volkswagen diz estar entrando em uma nova era com a apresentação do hatch 100% elétrico ID.3, que QUATRO RODAS já experimentou.

    Publicidade

    Em pré venda na Europa há alguns meses, com preço inicial abaixo dos 30.000 euros, o modelo é o primeiro de uma aguardada – e grande – família de carros elétricos da marca.

    Publicidade

    Não por acaso, também coube ao ID.3 a estreia da plataforma modular MEB, a equivalente elétrica da conhecida MQB. A Volkswagen o trata como seu carro elétrico para as massas. E é impossível não fazer um paralelo com o Fusca.

    ID.3 será vendido em configurações que oferecem entre 330 e 550 km de autonomia (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Para cumprir seu destino, o hatch será oferecido com três tamanhos de bateria: o menor conjunto, de 45 kWh, permite percorrer até 330 km por recarga, seguindo o ciclo WLTP. Já o maior, de 77 kWh, garante autonomia de até 550 km.

    Publicidade

    É justamente ao redor das baterias que a arquitetura MEB se baseia. Ela fica acomodada no assoalho, enquanto unidades auxiliares como compressor de ar-condicionado e caixa de direção estão na dianteira.

    Dimensões são similares às de um Golf (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A propulsão elétrica fica por conta de um motor síncrono com ímã permanente que, assim como o inversor e a transmissão de uma marcha, estão integrados ao eixo traseiro.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O porte é de Golf, em quem o ID.3 parece ter se inspirado para a larga coluna C. São 4,26 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,55 m de altura, com 2,76 m de distância entre os eixos.

    Mas seu peso, 1.719 kg, é maior que o de um SUV grande. Pelo menos o coeficiente de arrasto de 0,26 cx ajuda a ter consumo de energia menor.

    Publicidade
    Tampa preta do porta-malas manda um alô ao Up! TSI (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A Volkswagen divulga números de potência apenas para o ID.3 1st, serie que marca o início da comercialização do modelo.

    Continua após a publicidade

    São 204 cv e 31,6 mkgf de torque. A velocidade máxima divulgada é de 160 km/h. Todas as unidades desta série têm bateria intermediária de 58 kW, que garante autonomia de 420 km (WLTP).

    Publicidade
    Cabine se notabiliza pelo ambiente claro e limpo. Até o volante é branco (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Há três níveis de equipamentos. O básico vem com sistema de navegação, aquecimento dos bancos e do volante, apoios de braços na dianteira, um cabo de carga Mode 2 e rodas de liga leve de 18 polegadas.

    A seguir vem o pacote Plus, com câmera de ré, piloto automático, acesso e partida sem chave, duas portas USB-C traseiras, iluminação ambiente e rodas aro 19.

    Continua após a publicidade
    ID.3 é conectado e tem chave diferente da usada por outros Volkswagen (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Mais completa, a Max tem head-up Display com realidade aumentada (projeta informações de forma interativa no para-brisa), sistema de som Beats, teto de vidro panorâmico e rodas de liga leve de 20 polegadas, além de assistente de permanência em faixa e carregamento por indução para smartphones.

    A Volkswagen se esforçou para apresentar o ID.3 como um carro normal e seu pacote de equipamentos mostra que ele não está distante da realidade.

    O porta-malas do ID.3 tem 385 litros de volume (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Em um rápido contato com o modelo no Salão de Frankfurt, foi possível perceber isso claramente.

    A despeito do piso um pouco mais alto do que o normal (o que deixa as pernas mais flexionadas na traseira), tem espaço interno melhor do que o do Golf. Já os plásticos duros que revestem o interior têm qualidade equivalente aos do Polo.

    A parte ruim de seu lançamento? Não há previsão para início das vendas no Brasil.

    Mas há um detalhe do ID.3 que chegará em breve ao país. A Volkswagen revelou, junto com o hatch elétrico, seu novo design de marca. Ele estará presente no SUV cupê T-Sport, que será lançado no primeiro semestre do ano que vem.

    O logo é mais simples, bidimensional e, segundo a Volkswagen, foi reduzido ao “meramente essencial”. Além disso, seu fundo passa a ter um novo tom de azul. O objetivo da marca é ser mais alegre, colorida e, de certa forma, mais feminina.

    O novo logotipo da VW (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.