Clique e assine por apenas 8,90/mês

VW Gol e Fox ganharão itens de segurança para não morrer. Up! levará só 4

Fabricante incluirá cinto de três pontos, encosto de cabeça central e Isofix no trio Gol/Voyage/Saveiro. Up! deve deixar de ser homologado para 5 pessoas

Por Leonardo Felix - Atualizado em 15 jan 2020, 08h00 - Publicado em 15 jan 2020, 07h00
VW Fox é vendido atualmente em duas versões: Connect e Xtreme Divulgação/Volkswagen

Apesar da ameaça promovida pelo projeto A0 SUV, não será em 2020 que a Volkswagen irá descontinuar nenhum de seus compactos de entrada: a vida de Gol, Fox, Up!, Voyage e Saveiro está garantida por pelo menos mais um ano.

Para tanto, a fabricante promoverá as adaptações necessárias para que os modelos recebam os novos itens de segurança obrigatórios por lei em carros novos vendidos no Brasil a partir de 2020.

Volkswagen Gol 2019 Dianteira Estática
Carro-chefe da família de entrada da marca, Gol também será atualizado Divulgação/Volkswagen

Os equipamentos em questão são cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça em todas as posições de passageiro, além de ganchos Isofix para fixação cadeirinhas infantis.

Conforme apurado por QUATRO RODAS, Gol, Voyage, Saveiro e Fox, receberão encosto de cabeça e cinto de três pontos na posição traseira central em todas as versões, assim como ganchos Isofix, até então ausentes.

No caso da Saveiro, as mudanças afetam apenas a configuração cabine dupla.

Continua após a publicidade
Voyage receberá mesmas mudanças do Gol Christian Castanho/Quatro Rodas

Já o caso do Up! será mais curioso: já equipado com os pontos de ancoragem para cadeirinhas, o subcompacto não deve ter seu banco traseiro atualizado. Em vez disso, muito provavelmente passará a ser homologado para quatro passageiros, segundo um informante.

O mesmo valerá para a picapinha Saveiro cabine dupla Acervo/Quatro Rodas

Ainda de acordo com nossas fontes, todos os modelos adaptados já estão em ou prestes a entrar em produção em suas respectivas fábricas: Taubaté (SP) – Gol, Voyage e Up! –, São Bernardo do Campo (SP) – Saveiro – e São José dos Pinhais (PR) – Fox.

Já equipado com Isofix, mas sem encosto de cabeça ou cinto de três pontos traseiro central, Up! deve passar a ser homologado para quatro passageiros Divulgação/Volkswagen

A previsão é de que Gol, Voyage e Saveiro dotados dos novos equipamentos de segurança estejam disponíveis nas concessionárias entre os meses de fevereiro e março, já como ano-modelo 2021.

O Up! não terá modificações práticas em seu projeto, enquanto o Fox atualizado deve ficar para o segundo trimestre.

Procurada, a Volkswagen confirmou que “os modelos Gol, Voyage, Saveiro, Fox e Up! continuarão à venda no mercado brasileiro, atendendo plenamente a legislação vigente”.

Questionada sobre as adaptações aplicadas a cada um deles, a fabricante respondeu que “os detalhes serão divulgados à época dos respectivos lançamentos”.

Continua após a publicidade
Publicidade