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VW Saveiro usada combina dinâmica de carro de passeio com caçamba

Vice-líder de um segmento esquecido, picapinha agrada pelo projeto menos defasado do que o das rivais, que garante conforto e estabilidade

Por Felipe Bitu
Atualizado em 4 abr 2024, 09h09 - Publicado em 25 nov 2023, 11h15
VW Saveiro Cross CD
 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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VW Saveiro Cross CD

Parece que foi ontem, mas já se passaram 13 anos desde que a quinta geração da Saveiro estreou. O modelo 2010 representou a maior evolução nos 37 anos da picape, marcada pela adoção do motor transversal, da cabine estendida e da dirigibilidade similar à de carro de passeio.

Responsável por 25% da produção nos primeiros anos, a versão aventureira Cross tem a maior aceitação no mercado de usados em função do bom nível de equipamentos: traz sempre cabine estendida, para-choque dianteiro exclusivo, faixas laterais, acabamento interno mais sofisticado, ar-condicionado e rodas de liga aro 15 com pneus de uso misto 205/60. Além do mais, é menos utilizada no trabalho pesado.

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Dependendo da versão, a capacidade de carga da Saveiro chega a 715 kg (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Prefira sempre o modelo 2013 em diante, que já traz freios ABS e airbags dianteiros.

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A cabine simples fez muito sucesso na versão básica, ainda mais quando tem o pacote Trend: calotas integrais nas rodas de aço aro 14, para-choques na cor da carroceria, faróis de refletor duplo, chave canivete e painel com conta-giros e detalhes cromados.

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(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Chamativa, a intermediária Trooper é mais rara e traz rodas de aço aro 15 com pneus 205/60, faróis com máscara negra e direção hidráulica. O motor é sempre o EA111, um 1.6 8V de 101/104 cv acoplado ao bom câmbio manual de cinco marchas.

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(Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Volkswagen Saveiro Trendline CS (Acervo/Quatro Rodas)

Apesar de atraentes, os pneus de uso misto da Cross resultam em consumo maior e piora nas acelerações e retomadas.

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A sexta ‘geração’ veio no modelo 2014, que adotou o padrão global VW com faróis, grade e para-choque novos. Recebeu interior com parte central do painel e difusores de ar redesenhados. A versão Trooper perdeu a cabine simples.

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Saveiro Trooper CE (divulgação/Volkswagen)

A linha 2015 trouxe freios a disco nas quatro rodas, para corrigir problemas de ruídos dos tambores traseiros, em todas as versões que passaram a ser Startline (cabine simples), Trendline (simples ou estendida) e Cross (estendida), esta com ABS com função off-road, ESP, sistema de assistência à frenagem, bloqueio eletrônico de diferencial, partida em rampa e o novo motor EA211, um 1.6 16V de 110/120 cv.

VW Saveiro Cross CD
VW Saveiro Cross CD (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Logo depois veio a cabine dupla, a única para cinco ocupantes: a versão Highline agregou ar-condicionado, faróis de neblina e frisos laterais cromados.

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VW Saveiro Trendline
VW Saveiro Trendline (Divulgação/Volkswagen)

Para se diferenciar de Gol/Voyage, faróis e grade ficaram mais altos na linha 2017  e o para-choque dianteiro tornou-se exclusivo da picape. As lanternas lembram as da Amarok, a tampa  passou a ser aberta pelo logotipo da VW e a versão básica passou a ser a Robust.

VW Saveiro Cross CD
Acesso à traseira exige esforço (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Para 2022 a picape trocou o motor EA111 1.6 8V pelo EA211 com motor 1.6 16V em todas as versões. Esse motor estava presente apenas na Cross desde 2016 em configuração com 120 cv, mas a partir de 2022 a potência foi reduzida para 116 cv. Manteve, porém, o câmbio manual de cinco marchas. E para a linha 2024 recebeu mais uma reestilização, mas sem grandes melhorias no projeto de 13 anos atrás.

Fiat Strada Adventure x VW Saveiro Cross
Motor 1.6 16V flex EA-211 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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Em qualquer versão, a Saveiro é uma picape com bom comportamento dinâmico. Mesmo não sendo tão popular quanto a Fiat Strada, tem seus méritos: é fácil de comprar, de manter e de revender.

Problemas e defeitos da Volkswagen Saveiro

Volkswagen Saveiro Cross
Leia mais” data-image-title=”” title=”Volkswagen Saveiro Cross” data-image-source=””> Volante multifuncional é o destaque da cabine | Leia mais (Marco de Bari)

Câmbio: Trepidações são causadas, em geral, pelo fim da vida útil da embreagem, mas comece verificando se os coxins do câmbio não estão rompidos. Os dois reparos são simples, rápidos e de baixo custo.

Consumo de óleo: Algumas unidades do motor EA211 (1.6 16V MSI) apresentaram consumo excessivo de óleo lubrificante, o que levou a VW a substituir diversos componentes ou o motor inteiro nos casos mais graves. Verifique o histórico de manutenção e se o veículo ainda se encontra dentro do período de garantia.

Cabeçote: No motor EA111 (1.6 8V), o problema está na queda de pressão de óleo, evidenciada pelo forte ruído nos tuchos hidráulicos. A causa pode ser uma das duas válvulas do circuito (na bomba de óleo ou no cabeçote) ou folga excessiva nas bronzinas de biela, nas bronzinas de mancal e no comando de válvulas.

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Ignição: A fonte mais comum de falhas no motor EA111 é a bobina de ignição, que pode apresentar trincas, oxidação ou problemas em seus conectores. Verifique a resistência e o sinal da bobina antes de trocar velas e cabos de vela.

Recalls: Foram quatro: airbag do passageiro (2017), alternador (2016 a 2017), pinças dos freios traseiros (2014 a 2018) e uma inusitada falta do registro de liberação (2009, 2015, 2017 e 2018).

Fiat Strada Adventure x VW Saveiro Cross
Rodas diamantadas também são exclusivas da versão Cross (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A voz do dono

Nome: Felipe Timm Raffi
Idade: 27 anos
Profissão: produtor rural
Cidade: Pelotas (RS)

O que eu adoro

“O que mais agrada é o estilo, o mais bonito e atual entre as rivais. E o conforto de rodagem e o comportamento dinâmico merecem destaque, pois nem parece um utilitário. Está resistindo bem ao uso diário no trabalho.”

O que eu odeio

“O rendimento do motor EA111 poderia ser melhor: falta potência e o consumo é alto, em especial na estrada. O acabamento continua sendo o maior problema dos VW: plásticos duros e muitos ruídos internos.”

Fiat Strada Adventure x VW Saveiro Cross
VW Saveiro Cross Cabine Dupla (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Preço das Volkswagen Saveiro usadas:

Modelo 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020
CS Trendline 1.6 6V R$ 41.000
R$ 40.000
R$ 44.000
R$ 46.900
R$ 52.200
R$ 54.200
R$ 58.500
R$ 60.100
CE Trooper 1.6 8V

R$ 40.052

R$ 46.100
CE Cross 1.6 8V

R$ 49.300

R$ 61.300
CE Cross 1.6 16V
R$ 67.200
R$ 69.900
R$ 70.100
R$ 77.800
R$ 82.300

R$ 85.200
CD Trendline 1.6 8V
R$ 49.387
R$ 51.500
R$ 57.000
R$ 60.789
CD Highline 1.6 8V R$ 55.679
R$ 59.080
R$ 67.000
R$ 70.000
CD Cross 1.6 16V
R$ 65.000
R$ 68.000
R$ 74.000
R$ 72.473
CS Robust 1.6 8V
 –
 –
R$ 48.100
R$ 49.500

R$ 54.100
R$ 59.900
  • Valores em reais calculados pela KBB Brasil para compra pelo particular

Desempenho e consumo da Volkswagen Saveiro

Saveiro Cross
ACELERAÇÃO
de 0 a 100 km/h: 12,4 s
de 0 a 1.000 m: 34,1 s – 148,2 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: 178 km/h
RETOMADAS
de 40 a 80 km/h (3ª) 8,2 s
de 60 a 100 km/h (4ª) 14,1 s
de 80 a 120 km/h (5ª) 24,4 s
FRENAGENS
de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 14,4 / 26,2 / 59,7 m
CONSUMO
Urbano: 9,9 km/l
Rodoviário: 15,5 km/l
RUÍDO INTERNO
Neutro / RPM máximo: 41,3 / 70,2 dBA
80 / 120 km/h: 65,4 / 73,4 dBA
AFERIÇÃO
Velocímetro real a 100 km/h: 96,6 km/h
Rotação do diferencial a 100 km/h em 5ª marcha: 2.800 rpm
VW Saveiro Robust
VW Saveiro Robust (Acervo/Quatro Rodas)

Preço das peças

Peças Original Paralelo
Para-choque dianteiro R$ 1.550       R$ 800
Farol (cada lado) R$ 430        R$ 290
Pastilhas de freio (jogo dianteiro) R$ 150         R$ 80
Disco de freio (par) R$ 320          R$ 100
Amortecedores (o jogo) R$ 1.290          R$ 934

Nós dissemos

ED-QRODAS-681-51-[10814924_2].pdf
(Marco de Bari/Quatro Rodas)
Abril de 2016  “A carroceria renovada combina com o interior repaginado do Gol, marcado pelos traços horizontais e melhor acabamento. (…) Traz recursos de segurança inexistentes na Strada, como auxiliar de partida em rampa e ABS com função off-road (que permite um leve travamento das rodas para acumular terra e facilitar a frenagem).”

Pense também em uma…

QR 650 ZERO KM STRADA 05.tif.jpg
(Acervo/Quatro Rodas)

Fiat Strada:  foi a primeira a ter três opções de cabine. As mais simples, com o motor Fire 1.4 EVO (85/88 cv), são mais indicadas para frotistas e uso profissional. A maior novidade do modelo 2011 foi o motor E.torQ 1.8 16V (130/132 cv). Robusta e fácil de manter, a Strada é unanimidade entre donos, mecânicos e lojistas, mas é inferior em estabilidade.

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