Clique e assine por apenas 8,90/mês

VW exibe Golfs tecnológicos na CES

Carros apostam em conectividade e interatividade

Por Vitor Matsubara - Atualizado em 9 nov 2016, 14h15 - Publicado em 6 jan 2015, 11h46
tecnologia

A Volkswagen apresentou duas unidades especiais do Golf na CES (Consumer Electronics Show), maior evento de tecnologia do mundo, realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O Golf R Touch substitui os controles tradicionais por três telas comandadas por toques e até gestos, como na maioria dos gadgets atuais. A maior das telas tem 12,8 polegadas e está instalada no console central, agrupando funções do sistema multimídia. Logo abaixo a VW colocou outra tela de oito polegadas reunindo comandos do ar-condicionado e outros controles do veículo. Uma terceira tela com 12,3 polegadas substitui o painel de instrumentos.

golf-r-touch-2.jpeg

Outro item inovador é um sistema de reconhecimento de gestos, que funciona com o auxílio de uma câmera 3D montado no teto. Quando qualquer ocupante toca o teto os controles do teto solar surgem na tela de 12,8 polegadas. Basta um gesto com a mão de frente para trás para que o teto se abra, sendo que o gesto contrário fecha o teto. Procedimentos semelhantes também controlam a posição dos bancos, cujos comandos são exibidos assim que os ocupantes tocam as laterais dos bancos. O Golf R Touch, aliás, pode ser extensamente personalizado, oferecendo 16,7 milhões de combinações diferentes para iluminação interna.

Já o Connected Golf combina diversas tecnologias de entretenimento a bordo, trazendo uma versão atualizada do Car Net, o programa de conectividade desenvolvido pela VW exclusivamente para seus modelos. Entre as funções presentes no Golf está o App Connect, que suporta Android Auto, CarPlay e MirrorLink, além dos sistemas operacionais Android e Apple OS utilizados na maioria dos smartphones. O usuário também pode sincronizar seu tablet ou smartwatch com o veículo por meio da função Media Control.

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe se estas tecnologias podem efetivamente ser adotadas nos veículos fabricados em série pela VW.

Publicidade