Clique e assine por apenas 8,90/mês

VW e-Golf Touch adianta nova central multimídia comandada por gestos

Mais próxima da realidade, a tecnologia deve estrear no modelo ainda em 2016

Por Guilherme Fontana - Atualizado em 23 nov 2016, 20h23 - Publicado em 6 jan 2016, 11h11
vw-e-golf-touch
Volkswagen e-Golf Touch

Na edição 2015 do CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas (EUA), a Volkswagen destacou o conceito Golf R Touch. De caráter esportivo, o modelo tinha como principal destaque o console central sem qualquer botão físico: tudo era controlado por toques ou gestos. Agora, na edição 2016 do evento, a marca volta com a tecnologia mais próxima da realidade e a bordo de um e-Golf.

Diferentemente do conceito passado, o e-Golf Touch está a um passo da realidade – ou, talvez, já seja o sistema pronto para equipar os carros da marca. Enquanto o Golf R Touch abolia todos os botões físicos do console central, o atual conceito mostra uma nova central multimídia com tela de 9,2 polegadas que abriga comandos sensíveis ao toque, por voz e por gestos, sem que haja a necessidade de encostar na tela (assim como no BMW Série 7). Os comandos do ar-condicionado permanecem da maneira convencional, com botões físicos.

Mais do que apenas uma nova forma de interação, o sistema multimídia é dotado de novos recursos. Com as plataformas Apple CarPlay, Android Auto e Mirror Link, que permitem o completo pareamento com smartphones, a central dispõe do Personalization 2.0, que grava as preferências do usuário em nuvem através de um ID que, posteriormente, poderá ser acessado de qualquer outro carro equipado com a central. O Media Control 3.0 permite também que diversas funções do veículo sejam acessadas remotamente de um tablet. O conceito apresenta ainda um sistema de recarga de smartphones sem fio, que pode ser utilizado por qualquer ocupante do veículo, e uma porta USB C de rápida transferência e recarga. 

A marca não comenta sobre quando o sistema será inserido em seus modelos. No entanto, especulações apontam que a central tecnológica acompanhará a reestilização do Golf, prevista para estrear ainda em 2016.

Publicidade