Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW Delivery, Constellation e Meteor 2023 ganham potência e painel digital

Todos os caminhões passam a ter mecânica Euro 6 com consumo 5% menor e custo de operação 10% mais barato, mas preço aumenta em mais de 20%

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 set 2022, 11h35

Às vésperas da entrada em vigor do Conama P8, a legislação de emissões para veículos pesados equivalente ao Euro 6, a Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou mecânicas atualizadas para todos os seus modelos. Mas vai além: agora os caminhões VW são equipados, de série, com controles de tração e estabilidade e ainda poderão receber quadro de instrumentos digital.

Começando pelos motores, diversas versões das famílias Delivery, Constellation e Meteor não estão só mais potentes como também tiveram sua capacidade de carga técnica aumentada.]

Volkswagen Caminhões EURO 6 P8 Meteor Constellation Delivery 2023
Constellation 26.320 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Por exemplo, o Constellation 17.280 agora atende por 18.320, ou seja, tem 40 cv a mais e suporta 500 kg extras. Os motores oferecidos para a família Constellation também tiveram o torque aumentado em 15%. Por sinal, os Constellation ainda receberam novo grafismo com seu nome na base do para-brisas e faróis com leds diurnos. 

O que é uma constante em toda a linha de caminhões e chassis é uma melhora no consumo ao redor dos 5%, enquanto o custo total de operação (TCO) é reduzido em 10%

O preço de cada caminhão Euro 6, porém, aumenta em pelo menos 15% e em alguns casos pode superar os 20%, na comparação com os antigos.

Continua após a publicidade

Onde estão as mudanças?

Volkswagen Caminhões EURO 6 P8 Meteor Constellation Delivery 2023
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

No Volkswagen Delivery, desde janeiro o motor FPT 3.0 é usado em versões de 160 cv e 170 cv (no caso da ver são de 6 toneladas) e tem diferenciais como duplo comando de válvulas e materiais de menor atrito. Isso, além da combinação dos sistemas EGR e SCR.

A novidade são os novos faróis de leds e, nas versões de 9 a 13 toneladas, o motor Cummins ISF 4L passou de 160 para 180 cv com sistema SCR. As otimizações incluem disponibilidade de torque em uma faixa mais ampla e o freio motor mais eficiente. O elétrico E-Delivery ainda ganhou capacidade de carga, com um ganho que chega a 700 kg.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

No caso dos Volkswagen Constellation, os motores 5L (210 cv) e 7L (260 a 320 cv) ainda trazem alterações quanto ao controle de temperatura, fluxo de ar na admissão, uso de turbocompressor de corpo simples em vez de corpo duplo e consequente redução de peso na ordem de 40 kg. O sistema de controle de gases é o SCR.

O Constellation ainda ganha opção de câmbio automático de 8 marchas ZF, que já era usada nos ônibus, ou o automatizado de 12 marchas que já estava disponível para o Meteor, e é indicado para aplicações rodoviárias.

Continua após a publicidade
Volkswagen Caminhões EURO 6 P8 Meteor Constellation Delivery 2023
Meteor 29.530 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O pesado também tem novo conjunto de suspensão dianteira parabólica e o mesmo banco do motorista, com cinto de segurança integrado e suspensão pneumática, usado no Meteor. O sistema de direção hidráulica também foi emprestado pelo irmão maior. A cabine, por sua vez, passa a ter quatro pontos de amortecimento, o dobro do que tinha antes.

Por sinal, o motor D26 13 litros disponível para o Constellation e para o Meteor avança a faixa de potência de 460 a 510 cv para 480 a 530 cv, e combinam os sistemas SCR e EGR. O torque chega a 265,1 kgfm.

Continua após a publicidade

Além dos carros de passeio

Todas as famílias de caminhões Volkswagen passam a ter controle de estabilidade de última geração (ainda não usada na Europa), controle de tração adaptativo, assistente de partida em rampa e freios ABS com EBD de série. No caso dos VW Tractor, o freio é EBS.

A Volkswagen também apresentou quadro de instrumentos digital inédito que será disponibilizado apenas para caminhões montados a partir de meados de 2023.

Continua após a publicidade
Volkswagen Caminhões EURO 6 P8 Meteor Constellation Delivery 2023
Quadro de instrumentos digital será opcional a partir de meados de 2023 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A tela de TFT tem mais de 80 funções e é altamente customizável em termos de exibição de informações, gameficação da eficiência de condução e até permite espelhar funções da central multimídia, igualmente nova. A fabricante também sinaliza que as novas telas preparam o terreno para futuros assistentes autônomos.

Falando em autônomos, a Volkswagen também aproveitou a ocasião para anunciar o início dos testes do seu primeiro caminhão autônomo para uso na agricultura. Ele vem sendo testado em parceria com a Raízen na colheita de cana-de-açúcar no interior de São Paulo e roda por rotas pré-definidas acompanhando uma colheitadeira. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.