Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW Budd-e: conceito tecnológico ressuscita a Kombi

Movida a eletricidade, van reconhece gestos e tem integração com smartphone

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 23 nov 2016, 20h23 - Publicado em 6 jan 2016, 12h42
VW Budd-e 1
Van tecnológica tem design inspirado na clássica Kombi ()

A Kombi está de volta. Ou quase isso. A Volkswagen apresentou na CES (Consumer Eletronics Show, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo), realizada em Las Vegas, a Budd-e. Além de ser um trocadilho com a palavra “buddy” (‘parceiro’, em inglês), o nome faz referência à motorização elétrica da van.

VW Budd-e 5
Veículo possui dois motores elétricos, que geram uma potência de 306 cv ()

Com 4,60 metros de comprimento, 1,94 metro de largura e 1,84 metro de altura, a Budd-e tem um motor elétrico para cada eixo. O propulsor dianteiro entrega 100 kW – o equivalente a 136 cv – e torque máximo de 20,4 mkgf, enquanto o traseiro rende 125 kW (170 cv) e torque de 29,6 mkgf, resultando em uma potência combinada de aproximadamente 306 cv. Números divulgados pela VW indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e autonomia média de 530 quilômetros, sendo que 80% das baterias são recarregadas em apenas 30 minutos. 

VW Budd-e 3
Interior tem três telas para exibir várias informações ()

Como toda van que se preza, o interior da Buddy-e é bastante espaçoso. Embora leve apenas cinco passageiros (contra nove da velha Kombi), a cabine tem bancos dianteiros giratórios e telas gigantescas substituindo o painel de instrumentos e a central de entretenimento a bordo. Por meio delas é possível visualizar e obter informações sobre pontos de interesse, acessar aplicativos e serviços online.

VW Budd-e 6
Integração com smartwatches é um dos diferenciais do projeto ()

O veículo, aliás, tem integração total com smartphones ou smartwatches, podendo alertar o usuário caso ele tenha esquecido algum objeto no interior do veículo ou até abrindo a porta de sua casa remotamente se uma visita chegar. Durante a CES, a VW prometeu oferecer a tecnologia de reconhecimento de gestos em larga escala e a um custo acessível em breve.

VW Budd-e 2
A Budd-e leva apenas cinco pessoas, mas com bastante espaço ()

Há também um sistema de navegação 3D e controle de funções por gestos – que também funcionam do lado de fora do veículo para abrir as portas corrediças e a tampa do porta-malas. A abertura destas portas também poderá ser feita por meio de reconhecimento das pegadas de usuários cadastrados, permitindo que as pessoas acessem o interior do veículo mesmo com as mãos ocupadas.

LEIA TAMBÉM:

>> Avaliamos a Kombi Last Edition, edição de despedida da van

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.