Clique e assine por apenas 6,90/mês

VW antecipa conceito de picape para brigar com Fiat Toro e Renault Oroch

Conceito estará no Salão do Automóvel e terá tração nas quatro rodas

Por Vinicius Montoia - Atualizado em 30 out 2018, 14h38 - Publicado em 30 out 2018, 14h32
A proporção de quase 1/3 da área envidraçada para 2/3 de área de metal segue a mesma receita do T-Cross Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen quer acirrar de vez a concorrência no segmento de SUVs e picapes. Na semana passada fez a apresentação mundial do SUV compacto T-Cross. Agora, anuncia uma picape conceitual para o Salão do Automóvel de São Paulo.

O desenho revela uma picape com quatro portas e traços de SUV, bem ao estilo da Fiat Toro. Ela ficará posicionada entre a pequena Saveiro e a média Amarok.

Laterais do SUV e da picape tem muitas características semelhantes, exceto pelas caixas de roda Divulgação/Volkswagen

Como todos os lançamentos recentes da Volks, a nova picape será baseada na plataforma modular MQB. Pelo porte esboço dá para perceber algumas características do T-Cross, como o design das saias laterais e das portas. Porém, as caixas de roda aparecem no estilo trapezoidal (assim como as da Toro), enquanto que no SUV elas são arredondadas.

A traseira, mais evidente na foto acima, também tem um elemento plástico que une as duas lanternas, como no SUV compacto. As lanternas, porém, serão mais afiladas. Se seguir o mesmo DNA do T-Cross, é provável que o nome fique localizado no centro da tampa da caçamba, abaixo da placa.

Continua após a publicidade
A base da plataforma do T-Cross nacional é a mesma que dará origem à picape Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

Quem assina no esboço é José Carlos Pavone, diretor de design da Volkswagen do Brasil e América do Sul, que conversou com QUATRO RODAS sobre as adaptações de projeto para nacionalização do T-Cross. Portanto, podemos esperar semelhanças entre os dois modelos.

A marca promete lançar o veículo em futuro próximo, sendo esperado para o segundo semestre de 2019. Assim como o VW T-Cross, adaptações serão feitas na picape para que seja comercializada em outras partes do mundo.

Ainda não foram confirmadas as especificações, mas o conjunto motriz esperado é o mesmo que equipa o T-Cross na versão 250 TSI, que é o 1.4 TSI flex de 150 cv e 25,5 mkgf de torque. A única certeza é que o conceito é anunciado com tração nas quatro rodas.

Motor 1.4 TSI é o mesmo usado no Golf Henrique Rodriguez/Quatro Rodas
Publicidade