Volkswagen Varok: um conceito meio picape, meio shooting brake
Modelo é inspirado nas utes australianas e traz teto removível
O gosto por picapes na Austrália é bem específico: por lá, existe a tradição das utes — as picapes baseadas em carros de passeio, como Holden Commodore e Ford Falcon. E foi pensando nisso que os designers franceses Valentin Fuchs e Pierre Joveneaux desenvolveram o conceito Volkswagen Varok.
O protótipo é oriundo da época que Fuchs e Joveneaux eram estagiários da Volkswagen. A intenção dos designers foi de projetar um modelo da marca alemã capaz de entrar no mercado de utes na Austrália, caracterizados por carrocerias baixas de dois lugares, tração traseira, um grande motor V8 e espírito esportivo. As fotos do projeto foram exibidas na conta do Behance dos designers.
A carroceria traz as linhas retas como nos Volks atuais, mas a inspiração, segundo os designers, veio de modelos como a ute Vauxhall Maloo e a perua Volvo V90. O destaque fica por conta da transformação do modelo, com possibilidade de passar de picape para uma shooting brake — tendo capacidade para levar mais duas pessoas em bancos individuais.
Não foi especificado como o sistema funciona – aparentemente, trata-se de uma peça removível formada por teto e colunas, que agregam as janelas laterais e a traseira. Com proposta aventureira, o teto removível do protótipo seria reforçado o suficiente para carregar bagagens, bikes e canoas. Fica a dúvida se a Volkswagen irá abraçar a ideia da picape/shotting brake Varok e produzi-la no futuro.