Os dez shooting brakes mais incríveis da história

Eles unem o melhor de três mundos: o das peruas, cupês e esportivos. Belíssimos, são feitos para agradar o mais exigente dos gearheads

BMW Z3 M Coupe BMW Z3 M Coupe

BMW Z3 M Coupe  (/)

As peruas fazem parte de uma configuração de carroceria cada vez mais rara no Brasil e no mundo – com exceção da Europa, onde ainda têm seu público cativo. Porém, há outro tipo de carro que é tão raro (e apreciado) quanto as peruas: os shooting brakes — basicamente cupês transformados em station wagons.

Ferrari 365 GTB 4 Shooting Brake Ferrari 365 GTB 4 Shooting Brake

Ferrari 365 GTB 4 Shooting Brake  (/)

Ferrari 365 GTB 4 Shooting Brake 1972

Um raríssimo deleite para ferraristas milionários, a macchina é baseada na 365 GTB/4 Daytona. Tem janelas laterais traseiras que se abrem para cima e um inegável visual de carro fúnebre. Mas quem se importa? Sob o capô está um matador V12 de 4,4 litros e 352 cavalos.

Volvo 1800ES Volvo 1800ES

Volvo 1800ES  (/)

Volvo 1800ES 1972

Baseada no 1800 E, o 1800 ES tinha basicamente as mesmas linhas do cupê até a coluna B. Na traseira, ganhou o prolongamento característico das shooting brake, com caimento expressivo na lateral posterior. O modelo teve 8.077 construídas e contava com a tampa do porta-malas feita inteiramente de vidro, tendência que se perpetuou nos hatches 480 (fabricado entre 1987 e 1995) e no mais recente C30. 

LEIA MAIS:

>> Os dois únicos VW Corrado shooting brake estão à venda

>> Toyota GT86 ganha versão shooting brake

>> Corvette ganha visual shooting brake com kit especial

Aston Martin Virage Shooting Brake Aston Martin Virage Shooting Brake

Aston Martin Virage Shooting Brake  (/)

Aston Martin Virage Shooting Brake 1992

Esse britânico vai além da raridade – é quase uma lenda. Só quatro unidades do Virage Shooting Brake foram fabricados em 1992. À época, a empresa Works, que fez a conversão da carroceria, cobrava 165.000 libras pela transformação.

Com visual quadrado, a versão shooting brake do Virage caiu muito bem ao grã-turismo vendido nas décadas de 1980 e 1990. Potente, o Virage trazia um V8 5.3 de 330 cv e câmbio manual de cinco marchas. 

BMW Z3 M Coupe BMW Z3 M Coupe

BMW Z3 M Coupe  (/)

BMW Z3M Coupe 1999

Até hoje há controvérsias a respeito do BMW Z3M Coupe, já que o modelo seria muito pequeno para ser considerado um shooting brake. Mas deu certo: até hoje é reconhecido como dono de um dos traços mais marcantes (e polêmicos) da casa bávara. Independente disso, o motor seis cilindros em linha de 3,2 litros com mais de 300 cv e a dirigibiilidade elogiável colocaram seu nome na história.

Audi Shooting Brake Concept Audi Shooting Brake Concept

Audi Shooting Brake Concept  (/)

Audi Shooting Brake Concept 2005

Apresentado no Salão de Tóquio de 2005, o Audi Shooting Brake Concept foi baseado no TT de segunda geração, e preservava as proporções do cupê. Mas não resultou em uma versão de produção em série. A Audi equipou o conceito com um motor 3.2-litros seis-cilindros de mais de 250 cv e tração integral.

Mercedes CLS63 Shooting Brake Mercedes CLS63 Shooting Brake

Mercedes CLS63 Shooting Brake  (/)

Mercedes CLS63 Shooting Brake 2013

Com o Mercedes-Benz CLS, a marca foi precursora entre os cupês de quatro portas em 2004. Na segunda geração do modelo, a marca da estrela de três pontas lançou o CLS Shooting Brake — a versão perua derivada do sedã-cupê. Embora tenha quatro portas, isso não o desqualifica da alcunha shooting brake, com receita ainda melhor na configuração CLS63 AMG, dotada de um V8 5.5 biturbo de 557 cv.

Fisker Karma Surf Fisker Karma Surf

Fisker Karma Surf  (/)

Fisker Surf 2011

Pouco conhecida dos brasileiros, a Fisker é uma fabricante americana de carros híbridos de luxo inaugurada em 2007. Seu primeiro carro foi o Karma, um sedã com motor 2.0 turbo atrelado a um motor elétrico, que somados geravam mais de 400 cv. Com base no Karma foi desenvolvido o Fisker Surf, que adicionou apenas 35 kg no carro original, resultando em generosos 821 litros de volume no porta-malas. No entanto, essa configuração nunca foi produzida em série.

Ferrari FF Ferrari FF

Ferrari FF  (/)

Ferrari FF 2011

É um dos poucos veículos dessa lista que nasceram shooting brake, não se trata de uma versão. Substituta da 612 Scaglietti, a FF tem traços curvilíneos, capô longo e um jogo de lanternas circulares nas extremidades, além de um belo V12 6.3 de 660 cv. Uma das poucas Ferrari capazes de levar quatro pessoas com conforto, a exemplo da sua sucessora: a GTC4Lusso.

corvette aerowagen Corvette Aerowagen

Corvette Aerowagen  (/)

Chevrolet Corvette Aerowagen 2016

Ao contrário de alguns modelos da lista, o Corvette com visual shooting brake é um sonho mais alcançável, já que não se trata de uma versão de produção limitada, mas uma adaptação sobre o superesportivo. A peça, basicamente um componente que amplia a área do teto, é feita de fibra de carbono e confeccionada pela americana Callaway. O estilo final ficou bacana e até sugere alguma inspiração na Ferrari GTC4Lusso.

Toyota GT86 Shooting Brake Toyota GT86 Shooting Brake

Toyota GT86 Shooting Brake  (/)

Toyota GT86 Shooting Brake 2016

Sim, existe um Toyota GT86 shooting brake. Mas, infelizmente, apenas uma unidade. A ideia foi da filial australiana da marca japonesa. O resultado ficou satisfatório, tanto visualmente quanto na praticidade, já que o diminuto porta-malas passou a ter um espaço mais digno para levar as bagagens. O motor 2.0 boxer de 200 cv não mudou, mesmo com o peso ultrapassando os 1.200 kg originais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s