VW Tera 2026 está mais caro: preços, consumo e desempenho de todas as versões
SUV compacto mais barato da VW sobe de preço e traz itens de série como faróis full-LED, ACC e painel digital; confira desempenho e consumo

O Volkswagen Tera 2026 é um lançamento tão recente no Brasil que só agora, após quatro meses do seu lançamento, começa a aparecer nas ruas. Trata-se do mais novo e mais barato SUV compacto da Volks no Brasil e sua a missão é competir diretamente com modelos de sucesso como Fiat Pulse e Renault Kardian.
Desde a estreia, o VW Tera teve reajustes. Chegou por R$ 99.990 e hoje parte de R$ 105.890. Há diferentes motorizações e um pacote de série completo desde a versão de entrada.

A seguir, estão todos os preços, equipamentos, desempenho e consumo de cada versão, conforme os padrões de aferição da QUATRO RODAS.
Preços e Versões do VW Tera 2026
A gama tem quatro versões (a Outfit The Town já saiu de linha), com motor 1.0 aspirado ou 1.0 TSI turbo e opções de câmbio manual ou automático. Confira a tabela de preços:
- Volkswagen Tera MPI – R$ 105.890
- Volkswagen Tera TSI MT – R$ 118.890
- Volkswagen Tera Comfort TSI AT – R$ 128.890
- Volkswagen Tera High TSI AT – R$ 141.890
- Volkswagen Tera High TSI AT Outfit – R$ 145.120
Design, espaço interno e equipamentos de série

Inspirado no novo Tiguan, o design do VW Tera 2026 chama atenção pelo capô alto e pelos faróis full-LED de série em todas as versões. Na traseira, as lanternas trazem a função “click-clack”, que melhora a visualização das luzes de freio. De lado, a coluna “C” é larga e os vincos dos para-lamas são marcantes.
Com 4,15 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos, o Tera oferece bom espaço interno para o segmento. O porta-malas tem 350 litros (padrão VDA), volume competitivo frente aos rivais.

Por dentro, o acabamento varia conforme a versão, com destaque para a central multimídia VW Play de 10,1” e para o painel de instrumentos digital, item de série desde a versão de entrada. Nas configurações mais caras, há o assistente virtual “Otto” e serviços conectados via aplicativo.
Motores do Volkswagen Tera 2026

São quatro versões diferentes para o Tera, com três configurações mecânicas distintas e todas herdadas do Polo – que perdeu diversas versões antes do lançamento do SUV compacto.
O VW Tera mais barato, MPI, é o único com motor 1.0 aspirado de 84/77 cv (etanol/gasolina) e 10,3/9,6 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas.

Em seguida, o Tera TSI tem o motor 1.0 turbo (170 TSI) de 116/109 cv (etanol/gasolina) e 16,8 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas. Por último, as versões Comfort e High (vale lembrar, sem o sobrenome “line”) têm o mesmo motor 1.0 turbo, mas com câmbio automático de seis velocidades.
Versões, opcionais, desempenho e consumo do Volkswagen Tera 2026
Volkswagen Tera MPI – R$ 105.890

Equipamentos de série: seis airbags, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, rodas aro 15 com calotas, retrovisores com ajuste elétrico, faróis e lanternas de LED, quadro de instrumentos digital de 8”, piloto automático e limitador de velocidade, quatro alto-falantes, maçanetas e retrovisores pintados, direção elétrica, para-sol com espelho apenas para o passageiro, rack longitudinal, monitor de pressão dos pneus, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sensores de estacionamento traseiros, volante multifuncional, vidros elétricos dianteiros e traseiros, central VW Play de 10,1”.

Teste de Desempenho – Volkswagen Tera MPI MT
Aceleração
- 0 a 100 km/h: 15,59 s
- 0 a 1.000 m: 36,98 s / 139,54 km/h
- Velocidade máxima: 162 km/h
Retomadas
- 40 a 80 km/h: 8,91 s
- 60 a 100 km/h: 13,80 s
- 80 a 120 km/h: 26,88 s
Frenagens
- 60 km/h a 0: 14,83 m
- 80 km/h a 0: 26,15 m
- 100 km/h a 0: 40,72 m
- 120 km/h a 0: 59,36 m
Consumo
- Urbano: 13,8 km/l
- Rodoviário: 17,9 km/l
Ruído interno
- Neutro / RPM máx.: 42,1 / 69,6 dBA
- 80 km/h: 65,1 dBA
- 120 km/h: 69,2 dBA
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 3.200 rpm
Volante: 2,5 voltas
Ficha Técnica – Volkswagen Tera 1.0 MPI Manual
Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cil., 12V, 999 cm³, 84/77 cv a 6.450 rpm, 10,3/9,6 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Pneus: 185/65 R15
Peso: 1.078 kg
Dimensões: comprimento, 414,7 cm; largura, 177,7 cm; altura, 150,4 cm; entre-eixos, 256,6 cm; porta-malas, 350 litros; tanque de comb., 49 litros
Volkswagen Tera TSI MT – R$ 118.890

Conteúdo adicional em relação ao MPI: rodas de 16” com calotas, alarme, frenagem pós-colisão, para-sóis com espelhos e iluminação, aplique de tecido no painel, volante multifuncional com revestimento de vinil.

Opcionais: rodas de liga leve 16” (R$ 1.720) e central VW Play Connect, com 4G, rede Wi-Fi e apps (R$ 1.590).
Teste de Desempenho – Volkswagen Tera TSI MT
Aceleração
- 0 a 100 km/h: 11,14 s
- 0 a 1.000 m: 32,38 s / 164,29 km/h
- Velocidade máxima: 187 km/h
Retomadas
- 40 a 80 km/h: 5,76 s
- 60 a 100 km/h: 8,14 s
- 80 a 120 km/h: 14,04 s
Frenagens
- 60 km/h a 0: 13,55 m
- 80 km/h a 0: 24,11 m
- 100 km/h a 0: 37,86 m
- 120 km/h a 0: 54,56 m
Consumo
- Urbano: 14,3 km/l
- Rodoviário: 18,2 km/l
Ruído interno
- Neutro / RPM máx.: 37,8 / 68,4 dBA
- 80 km/h: 56,5 dBA
- 120 km/h: 64,2 dBA
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 2.600 rpm
Volante: 2,7 voltas
Ficha Técnica – Volkswagen Tera 1.0 TSI Manual
Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cil., 12V, turbo, 999 cm³, 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.); tambor (tras.)
Pneus: 205/60 R16
Peso: 1.130 kg
Dimensões: comprimento, 415,1 cm; largura, 177,7 cm; altura, 147,8 cm; entre-eixos, 256,6 cm; porta-malas, 350 litros; tanque, 59 litros
Volkswagen Tera Comfort TSI AT – R$ 128.890

Conteúdo adicional sobre o TSI MT: rodas de liga leve 16” diamantadas, grade com friso cromado, start-stop, câmbio automático de seis marchas, central VW Play Connect, piloto automático adaptativo (ACC), borboletas para trocas no volante.

Opcional: pacote Conforto (R$ 1.400), com ar-condicionado digital “Climatronic Touch” com filtro de poeira e pólen e carregamento de celular por indução.
Volkswagen Tera High TSI AT – R$ 141.890

Conteúdo adicional sobre o Comfort: rodas de liga leve 17” diamantadas, iluminação ambiente, seis alto-falantes, ar-condicionado automático e digital, quadro de instrumentos digital de 10,25”, aplique de vinil no painel, bancos de vinil, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, iluminação no porta-luvas, carregador de celular por indução.

Opcional: pacote ADAS (R$ 2.839), com assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de pontos cegos com assistente de saída de vaga.
Volkswagen Tera High TSI AT Outfit – R$ 145.120
Conteúdo da versão High mais rodas de liga leve 17” escurecidas, teto e retrovisores pintados em preto brilhante e acabamento exclusivo na cabine.
Opcional: pacote ADAS (R$ 2.839), com assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de pontos cegos com assistente de saída de vaga.
Teste de Desempenho – Volkswagen Tera High TSI AT
Aceleração
- 0 a 100 km/h: 12,20 s
- 0 a 1.000 m: 33,35 s / 158,50 km/h
- Velocidade máxima: 184 km/h
Retomadas
- 40 a 80 km/h: 5,12 s
- 60 a 100 km/h: 6,44 s
- 80 a 120 km/h: 8,26 s
Frenagens
- 60 km/h a 0: 13,58 m
- 80 km/h a 0: 24,01 m
- 100 km/h a 0: 37,36 m
- 120 km/h a 0: 54,59 m
Consumo
- Urbano: 13,3 km/l
- Rodoviário: 17,4 km/l
Ruído interno
- Neutro / RPM máx.: 38,7 / 71,0 dBA
- 80 km/h: 60,0 dBA
- 120 km/h: 64,8 dBA
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 2.000 rpm
Volante: 2,7 voltas
Ficha Técnica – Volkswagen Tera 1.0 TSI Automático
Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cil., 12V, turbo, 999 cm³, 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.); tambor (tras.)
Pneus: 205/60 R16 ou 205/55 R17
Peso: 1.169 kg
Dimensões: comprimento, 415,1 cm; largura, 177,7 cm; altura, 150,4 cm; entre-eixos, 256,6 cm; porta-malas, 350 litros; tanque, 59 litros
















































