Volkswagen Tarek atrasa na Argentina e só deve chegar ao Brasil em 2021

Fábrica argentina que produzirá o SUV passará pelo menos um ano sendo atualizada

Tharu, vendido na China, é a base do Tarek

Tharu, vendido na China, é a base do Tarek (Divulgação/Volkswagen)

Criado para ser o concorrente direto do Jeep Compass, o Volkswagen Tarek deverá chegar ao Brasil atrasado, apenas em 2021.

O SUV compacto-médio estava entre os 18 lançamentos da Volkswagen programados para chegar às lojas até o final de 2020. Mas a Volkswagen Argentina já avisou que o Tarek só entrará em produção no país vizinho em 2021.

Início da produção comercial será em 2021

Início da produção comercial será em 2021 (Argentina Autoblog/)

A informação foi divulgada justamente durante um anúncio de investimento de US$ 650 milhões na fábrica de General Pacheco, província de Buenos Aires, onde o Tarek será fabricado.

O SUV ocupará a linha de montagem que até o início deste ano era ocupada pelo SpaceFox. Para isso, porém, todo o ferramental será substituído.

Dimensões do Tarek na comparação com o Spacefox

Dimensões do Tarek na comparação com o Spacefox (Argentina Autoblog/Internet)

Haverá uma nova área de pintura (que será a base d´agua e sem primer) e nova esteira transportadora para as carrocerias deslizante, que substituirá as montadas no teto.

A automatização da linha passará de 30% para 65% e a capacidade, de 85.000 para 120.000 unidades/ano – ainda que a projeção para 2019 seja de 53.000 unidades, majoritariamente preenchidas pela picape Amarok.

As diferenças estruturais entre o Tarek e o Spacefox

As diferenças estruturais entre o Tarek e o Spacefox (Argentina Autoblog/Internet)

A partir do primeiro quadrimestre de 2020, algumas unidades do SUV serão montadas ali, mas serão todas pré-série. Esse rearranjo tem motivo: o Tarek será o primeiro carro com plataforma MQB (no caso a MQB-A1) fabricado na Argentina.

De lá, abastecerá toda a América Latina, com exceção do México, que produzirá o Tarek também para abastecer os EUA e o Canadá quase que simultaneamente.

Procurada por QUATRO RODAS, a Volkswagen informou que não comentará o assunto.

Nome não está definido

Em entrevista ao Autoblog Argentina, o gerente executivo encarregado do lançamento do SUV, Leonardo Ezcurra, disse que sequer o nome “Tarek” está definido para o modelo.

“Nós nos referimos a ele como Projeto Tarek, mas ainda não está decidido se conservará esse nome para o lançamento comercial. Essa decisão será tomada mais perto do início da produção, prevista para 2021, alertou.

Traseira passará por mudanças na versão argentina

Traseira passará por mudanças na versão argentina (Divulgação/Volkswagen)

Ezcurra também confirmou que o Projeto Tarek será posicionado entre o T-Cross e o Tiguan, com duas ou três versões,, e que seu motor será o 1.4 TSI de 150 cv combinado com câmbio automático de seis marchas da Aisin.

Interior lembra bastante o do Polo

Interior lembra bastante o do Polo (Divulgação/Volkswagen)

A tração será dianteira, o que descarta em um primeiro momento a opção de tração integral disponível na China para o Tharu, gêmeo do Tarek. “[A tração integral] é uma alternativa que está em estudo”, disse o executivo ao mesmo site.

O gerente adiantou ainda algumas diferenças que o Tarek terá em relação ao Tharu, determinadas por clínicas com consumidores.

O carro terá menos cromados na carroceria, além de linhas de caráter reforçadas na frente e na traseira para ostentar um design mais agressivo. Um alento para quem acha o Tharu genérico.

 (Divulgação/Volkswagen)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s