Volkswagen Saveiro cabine dupla
Nova versão da picape tem objetivo claro: desbancar o Fiat Strada
(atualizado às 21h com a inclusão dos preços das versões)
Durante a apresentação do Volkswagen Saveiro cabine dupla aos jornalistas, a equipe da montadora divulgou diversos dados sobre o modelo. E não foram raras as vezes em que “a concorrente” foi citada. Apesar de o nome não ter sido mencionado nenhuma vez, basta olharmos para os números mensais de veículos vendidos no Brasil que saberemos de quem se trata: Fiat Strada, líder no segmento.
Mas, no que depender da VW, esse jogo poderá mudar em breve. Afinal, com a chegada da versão CD do Saveiro, a marca passa a contestar uma fatia de 28% do segmento (53% para cabine simples e 19% para cabine estendida). Para superar o modelo da Fiat, foi feita uma aposta características como o espaço interno otimizado e as tecnologias de auxílio à direção inéditas no segmento.
Em primeiro lugar, a marca deixa claro que deseja fazer do modelo de cabine dupla um carro que atenda a múltiplos perfis de clientes. Vamos nos lembrar: a natureza do Saveiro é de um veículo de trabalho. Para não perder essa funcionalidade, mesmo com o espaço interno ampliado, a caçamba possui 580 litros de capacidade e não perde espaço para o estepe, que fica abaixo do assoalho.
Por dentro, a promessa é de que cinco ocupantes se acomodem com conforto. O acesso ao banco traseiro ocorre, segundo a VW, da mesma maneira que o Gol 2 portas, já que as portas de ambos têm o mesmo tamanho. O espaço para a cabeça é de 945 milímetros e é obtido graças a um recurso de design interessante: nesse trecho do carro, o teto é discretamente elevado. No entanto, a presença de um rack (item de série em todas as versões) disfarça essa variação, de modo a manter as linhas visuais fluidas.
Há outros itens que facilitam a vida dos usuários no dia a dia, como os dois porta-garrafas, um porta-latas e uma tomada adicional de 12V, todos acessíveis na parte traseira. Na frente, o sistema de áudio conta com entradas USB e auxiliar e com a função streaming, pelo qual é possível ouvir músicas via Bluetooth.
Mesmo com essas benesses, não há como negar: é a oferta de itens de auxílio à condução que mais se destaca no novo Saveiro cabine dupla. A começar pela utilização de freios a disco nas quatro rodas e pela introdução de uma suspensão traseira com eixo interdependente com braços longitudinais e molas superprogressivas. O sistema Park Pilot, com sensores de estacionamento traseiros e visualização de manobra no visor do rádio (OPS), vem de série a partir da versão Highline.
Na versão de topo de linha Cross, a lista aumenta consideravelmente. A saber: freios ABS com função off-road, que otimiza o tempo de frenagem em situações de solo não-asfaltado, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de assistência à frenagem (BAS), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS) e assistente de partida em rampa (HHS).
Sob o capô, a picape de cabine dupla tem motor 1.6 flex de 104/101 cavalos de potência (etanol/gasolina) nas versões Trendline e Highline, enquanto a Cross ganha o novo bloco 1.6 flex de 120/110 cv. Em todos os casos, o câmbio é manual de cinco marchas.
Veja abaixo os detalhes das versões do Saveiro cabine dupla:
Trendline 1.6 – (R$ 47.490) motor 1.6 flex (104/101 cavalos de potência), câmbio manual de cinco marchas. Direção hidráulica, desembaçador do vidro traseiro, tampa da caçamba com amortecedor, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, três encostos de cabeça no banco traseiro, rodas de aço de 14 polegadas.
Highline 1.6 – (R$ 52.720) motor 1.6 flex (104/101 cavalos de potência), câmbio manual de cinco marchas. Agrega: ar-condicionado, faróis de neblina, frisos laterais cromados, I-System, alarme keyless, rádio com CD, MP3, entradas AUX, iPod e USB, retrovisores externos elétricos com função tilt down, sistema Park Pilot, rodas de aço de 15 polegadas e volante multifuncional.
Cross 1.6 – (R$ 59.990) motor 1.6 flex (120/110 cavalos de potência), câmbio manual de cinco marchas. Agrega: ABS com função off-road, bloqueio eletrônico do diferencial, controle de tração, controle eletrônico de estabilidade, assistência à frenagem, assistente de partida em rampa, capota marítima com ganchos deslizantes na caçamba, faróis auxiliares de dupla ação (neblina e milha), pedaleira em alumínio, rodas de liga-leve de 15 polegadas e volante multifuncional em couro.