Volkswagen ID.Buzz é van elétrica de 204 cv inspirada na Kombi corujinha
Seguindo base da linha de elétricos da Volkswagen, ID.Buzz chegará ao mercado neste ano em busca de repetir sucesso de Kombi dos anos 1950
A fim de criar o furgão da sua família de elétricos, a Volkswagen decidiu olhar para o passado. Mais especificamente para os anos 1950, de onde saiu a inspiração da nova Volkswagen ID.Buzz, apresentada hoje (9). Sem abrir mão de elementos básicos da linha ID., a “Kombi do futuro”, nas palavras da marca”, quer vencer pela simpatia, ao mesmo tempo que faz muito com pouco.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90
Essa máxima vale bastante em termos espaciais: ainda que tenha 4,17 m de comprimento, a ID.Buzz tem 2,99 m de entre-eixos, que garantem espaço generoso a cinco ocupantes mais 1.121 l de bagagem na versão de passageiros. Na variante de carga, há 3.900 l de espaço, com máxima de 600 kg no compartimento e outros 100 kg que podem ser colocados no teto.
Com balanços curtos, a Volkswagen exalta a semelhança com a primeira geração da Kombi, seja pela aparência, pelo bom aproveitamento de espaço ou pela posição dirigir do motorista, quase sobre o eixo dianteiro. No caso do elétrico, o condutor é favorecido pelo diâmetro de giro de apenas 11 m e, mesmo quando a vaga for difícil, é possível ensinar a van a estacionar na garagem automaticamente.
Mas nada nos remete tanto à Kombi corujinha quanto a opção de pintura bicolor, na qual a carroceria contrasta com tom mais claro que sobe pela dianteira e envolve a linha de cintura. Como à moda antiga, também há portas de correr, uso de tons claros e decoração parecida com entradas de ar na coluna C.
Interior que chegará ao Brasil
A primeira fileira da ID.Buzz é praticamente igual ao resto da família, que será vendida em breve no mercado nacional. Além de uma telinha que serve de quadro de instrumentos, o painel tem uma central multimídia flutuante. A marcha é selecionada em alavanca atrás do volante e uma tira de leds sob o para-brisa personifica o assistente virtual do carro.
Com nichos e porta-objetos generosos, a linha tem fabricação neutra em carbono, dispensando o uso de couro no acabamento dos bancos e aproveitando métodos limpos de produção da fábrica de Hanover. “Também usamos materiais sintéticos reciclados”, explicou o executivo Carsten Intra.
Segundo Intra, há planos de que a ID.Buzz seja usada para transporte autônomo no futuro, e um um projeto-piloto já permite que funcionários reservem uma carona sem motorista em trechos limitados na Alemanha.
Potência de esportivo
A autonomia de ambas as versões não foi revelada, mas sabe-se que a ID.Buzz contará com 77 kWh de bateria, que devem exceder os 400 km com uma carga graças ao coeficiente aerodinâmico de aproximadamente 0,28 — equivalente ao de um carro de passeio. A recarga obviamente pode ser feita em tomadas rápidas, que atingem 80% da capacidade energética em 30 minutos.
Como na saudosa Kombi, a nova van tem tração traseira, impulsionada por um motor de 204 cv idêntico ao do SUV ID.4, com 31,6 kgfm. Para favorecer a estabilidade ao volante, a bateria fica o mais próximo possível do solo, rebaixando o centro de gravidade do modelo.
Pré-venda em maio
A Volkswagen abrirá pré-venda da IB.Buzz em maio, quando também deve liberar todos os detalhes do modelo, incluindo o preço. Europeus serão os primeiros a reservar o furgão, recebendo-o em maio. Em seguida será a vez da América do Norte ser contemplada, com o Brasil ainda sem planos divulgados.