Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volkswagen Golf Mk8 ganha vida em 2019, mas o que esperar do novo hatch?

Carro mais vendido pela marca no mundo, hatch médio ficará maior e mais tecnológico. Brasil deve demorar um bocado para recebê-lo

Por Leonardo Felix, Paulo Campo Grande, a37171
10 dez 2018, 12h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Teaser antecipa um pouco como será a silhueta do Golf Mk8: faróis bem afilados, linha de cintura levemente ascendente e coluna C bastante larga (Reprodução/Volkswagen)

    A Volkswagen confirmou: a oitava geração do icônico hatch médio Golf, carro mais vendido pela marca no mundo, será lançada no segundo semestre de 2019, já como ano-modelo 2020. Pelo menos na Europa.

    Publicidade

    O anúncio foi feito na semana passada, durante encontro de fim de ano entre membros do conselho da fabricante. O evento serviu para fazer um balanço do que a marca apresentou em 2018 e quais os planos para os anos seguintes.

    Publicidade

    Foi aí que o tema “Golf Mk8” entrou na jogada, embora poucos detalhes do modelo tenham sido revelados – fora um singelo teaser com o desenho do que será sua silhueta, além de algumas declarações sobre o que ele vai ganhar em termos de tecnologia.

    Início da produção já está marcado para junho em Wolfsburg, Alemanha.

    Publicidade
    Cronograma de lançamentos da Volkswagen: olha o novo Golf ali previsto para meados de 2019 (Reprodução/Volkswagen)

    Eis o que podemos esperar: plataforma será uma evolução da atual matriz modular MQB, abrindo possibilidade para a expansão de versões eletrificadas (sejam híbridas ou 100% elétricas).

    A manutenção da base deve, inclusive, abrir discussões entre os fãs mais puristas sobre se o novo Golf será mesmo uma troca de geração.

    Publicidade

    De qualquer forma, é bem provável que o hatch médio fique mais comprido e largo, com entre-eixos saltando dos atuais 2,63 metros para algo próximo a 2,70 metros. Vale lembrar que o novo Jetta possui 2,69 metros nessa dimensão.

    Nas configurações munidas de motor a combustão é difícil esperar por mudanças nas opções 1.5 e 2.0 turbo já oferecidas ao consumidor europeu. Outra promessa é que o Golf Mk8 traga novas soluções em condução semiautônoma e conectividade.

    Publicidade

    “O próximo Golf levará a Volkswagen à nova era de carros conectados. Estará sempre online e seus sistemas de assistência e cockpit digital serão referência em conectividade e segurança”, afirmou Karlheinz Hell, responsável global de projetos compactos/médios da Volkswagen.

    Continua após a publicidade

    Difícil prever como será o visual da próxima geração, especialmente porque os traços do teaser são ainda bem genéricos.

    Publicidade
    Volkswagen Golf Comfortline
    Volkswagen Golf 2019: hatch foi recentemente reestilizado no Brasil, portanto troca de geração deve ficar para 2021 (Divulgação/Volkswagen)

    E o Brasil? Bem… Por aqui o Golf Mk8 deve demorar um bocado a chegar, visto que o facelift da sétima geração chegou ao nosso mercado em junho deste ano, um ano e oito meses depois de ser lançado ao consumidor da Europa.

    Difícil imaginar, portanto, que a oitava geração nos seja apresentada antes do primeiro semestre de 2021.

    Há boas chances de que o Golf de oitava geração seja vendido somente como modelo importado por aqui, abrindo a linha de montagem de São José dos Pinhais (PR), onde o modelo é atualmente montado, para produção da picape compacta-média Tarok.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.