Clique e assine por apenas 8,90/mês

Volkswagen e Suzuki reeditarão aliança

Em 2009, a Volkswagen tornou-se maior acionista da Suzuki

Por redação - Atualizado em 9 nov 2016, 12h36 - Publicado em 29 jul 2013, 11h26
fabricantes

A aliança entre Suzuki e Volkswagen ficou feia alguns anos atrás, mas as duas montadoras estão explorando opções para colaborar novamente uma com a outra, ou pelo menos entrar em um acordo para acabar com a batalha jurídica.

Segundo relatos, Ferdinand Piech, presidente da Volkswagen, e Osamu Suzuki, presidente da Suzuki, estão trabalhando juntos para chegar a um acordo, com as duas montadoras prevendo um acordo de cooperação muito convincente. Se ambas as partes não chegarem a um acordo, o processo em um tribunal arbitral com sede em Londres vai avançar.

Em 2009, a Volkswagen tornou-se maior acionista da Suzuki, quando adquiriu 19,9% por 1,7 bilhões de euros. Como parte do acordo, a Suzuki comprou ações da VW no valor de cerca de 770 milhões de euros.

Originalmente, as duas montadoras planejavam para cooperar em carros compactos para mercados emergentes, mas há dois anos, as duas empresas acusaram uma a outra por violação do acordo. Atualmente, a Suzuki entrou com uma ação em um tribunal de Londres exigindo que a montadora alemã retorne a gestão das participações sociais.

Publicidade