O Aurus Senat, um clone Rolls-Royce Phantom, não é mais o único carro oficial do presidente russo Vladmir Putin. Ele também poderá escolher uma enorme e igualmente poderosa van para se deslocar dentro do país.
O Instituto de Motor Automotivo e Centro Cientifico de Pesquisas Automotivas, um órgão estatal da Rússia, também é responsável pela criação do MPV Aurus Arsenal. É tão excêntrica que nem sequer terá uma versão civil como o sedã.
Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
As especificações da van eram mantidas em sigilo até que sua homologação para testes fosse concluída, etapa necessária para testes em vias públicas. A autorização para produzir até 100 unidades, impossibilitadas de saírem da Eurásia, também trouxe à tona alguns dados técnicos surpreendentes.
Um exemplo é o porte. A Aurus Arsenal tem 5,98 m de comprimento, 2,02 m de largura, 2,09 m de altura e 3,55 m de entre-eixos, o que garante espaço para a configuração de quatro fileiras de dois assentos. Mas o interior pode ser configurado de várias maneiras com módulos de assento individuais em um sistema de trilhos de piso.
No visual, a Arsenal tem a mesma grade do sedã Senat, mas todo o resto é exclusivo. O teto, obviamente, é bastante alto, assim como as duas portas traseiras deslizantes, que conduzem os passageiros às fileiras traseiras. Mas estribos laterais também facilitam o acesso.
Contudo, com toda a blindagem necessária para o transporte seguro de Putin e do alto escalão do governo russo, a van tem peso seco de 4.950 kg e pode chegar aos 5.715 kg com todos os fluidos e passageiros a bordo.
A responsabilidade de mover toda essa massa é de um motor V8 4.4 turbo (aparentemente de origem BMW) com 600 cv. Contudo, há um motor elétrico de 63 cv agregado ao câmbio automático de nove marchas. Ou seja: além de tudo, é híbrida.
Enquanto o sedã Aurus Senat terá versões civis, fabricadas em uma antiga fábrica da Ford em Yelabuza, a van Arsenal será fabricada apenas dentro das instalações do instituto estatal. Todas as unidades terão blindagem de nível militar.
O próximo passo desta empreitada é lançar o SUV Aurus Komendant, baseado na mesma plataforma e que seria um concorrente russo para os Rolls-Royce Cullinan e Bentley Bentayga.