Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Vale esperar – Volkswagen Saveiro Cabine Dupla

Até o ano que vem o mercado nacional será invadido por modelos que vale a pena esperar antes de fechar um negócio. A VW Saveiro Cabine dupla é um deles

Por Paulo Campo Grande, Péricles Malheiros e Ulisses Cavalcante Atualizado em 9 nov 2016, 13h50 - Publicado em 9 jul 2014, 15h01
geral

A Volkswagen sabia que, para fazer frente à Strada, teria de multiplicar as versões da Saveiro. A picape é a única com condições de fazer frente ao utilitário da Fiat, líder da categoria, mas por ora acompanha de longe o desempenho de vendas do modelo feito em Betim (MG). E isso não deve mudar tão cedo, pois a Volks não tem a intenção de oferecer tanta variedade de versões para a Saveiro. A Fiat disponibiliza três motores, três carrocerias e dois tipos de transmissão, resultando em oito configurações possíveis.

Embora a segunda colocada no ranking de vendas não venha a ter o mesmo leque de opções, o desequilíbrio na variedade de ofertas será reduzido até agosto, quando a Saveiro cabine dupla vai ser apresentada oficialmente. No momento, a VW evita o assunto, mas não nega que trabalha no protótipo.

Veja outros modelos que vale a pena esperar antes de fechar um negócio

Com atraso, a empresa decidiu seguir os caminhos da rival mineira, pois está de olho no bom desempenho da Strada cabine dupla, que hoje representa metade das vendas do modelo.

Continua após a publicidade

Lançada em junho de 2009, a picapinha feita em Minas Gerais passou a contar com três portas (uma traseira, com abertura invertida), no fim de 2013. A receita não será copiada na íntegra pela Volks, pois não haverá porta traseira. Serão somente duas, as mesmas utilizadas na versão duas portas do hatch. A Saveiro cabine dupla terá uma cabine mais alongada que a versão estendida, com o devido aumento no entre-eixos, para acomodar um assento inteiriço para os passageiros de trás. Um dos diferenciais deve ser a inclusão de três cintos, provisão que, teoricamente, permitirá carregar mais três ocupantes.

O volume da caçamba deve ficar em torno de 500 litros, um pouco abaixo da capacidade da Strada, que é de 580. No entanto, a picape terá equipamentos de segurança mais sofisticados, como o controle de tração, freios ABS para off-road e assistente de partida em rampa. Inicialmente será lançada a versão Cross, a mais cara da gama, por volta de R$ 59 000. O motor será o mesmo 1.6 16V de 120 cv que equipa a versão atual.

Estreia: 09/2014

Preço: R$ 59 000

Concorrentes: Fiat Strada

FICHA TÉCNICA
Motor flex, diant., transv., 4 cil., 16V
Cilindrada 1 598 cm³
Diâmetro x curso 76,5 x 86,9 mm
Taxa de compressão 11,5:1
Potência 120/110 cv a 5 750 rpm
Torque 16,8/15,8 mkgf a 4 000 rpm
Câmbio manual ou automatizado de 5 marchas, tração dianteira
Dimensões largura, 172,9 cm; altura, 150,9 cm; entre-eixos, 280 cm (est.)
Tanque 46 litros
Continua após a publicidade

Publicidade