O Corolla Cross 2025 estreia ainda neste mês, mas o próximo grande lançamento da Toyota no Brasil será o Yaris Cross. O lançamento ficou para 2025, mas o objetivo não mudou: o SUV compacto quer estrear como o carro híbrido mais barato do Brasil.
O segredo para isso será a combinação de características dos Toyota com uma plataforma mais barata, desenvolvida pela Daihatsu, a DNGA. Essa relação, inclusive, pode ser o motivo para o lançamento ter ficado para 2025: a Toyota assumiu o desenvolvimento de todos os projetos de carros para mercados emergentes após o escândalo dos testes de segurança da Daihatsu.
Isso só aconteceu porque o Yaris Cross que será fabricado no Brasil é completamente diferente do modelo vendido na Europa e no Japão.
O Yaris Cross pode se tornar o primeiro SUV compacto híbrido pleno (HEV) à venda no Brasil. É o mesmo sistema usado nos Toyota Corolla e Corolla Cross, mas com motores bem diferentes. O motor a combustão será um 1.5 16V de ciclo Atkinson e flex. O uso do etanol pode aumentar os 92 cv e 12,3 kgfm que gera no modelo fabricado na Tailândia.
O motor elétrico de 81 cv e 14,4 kgfm está integrado ao câmbio eCVT, junto com um gerador responsável por recuperar a energia das desacelerações e acumular na bateria com modestos 0,7 kWh instalada sob os bancos traseiros. A potência total do modelo tailandês é de quase 113 cv, mas sabemos que isso engana: os Corolla andam bem, mesmo com apenas 122 cv.
Ainda existe um motor 1.5 16V sem qualquer eletrificação para as versões mais básicas, mas este gera modestos 106 cv e 14,1 kgfm, praticamente o mesmo rendimento do motor dos Yaris hatch e sedã fabricados no Brasil quando com gasolina (105 cv e 14,3 kgfm, ou 110 cv e 14,9 kgfm quando com álcool). O câmbio será automático CVT. Pelo menos o Yaris Cross é leve: tem 1.150 kg.
Uma diferença importante é que o híbrido tem tanque com apenas 36 litros e as demais versões, 42 litros. Não surpreende: o consumo do Yaris Cross híbrido chega aos 30 km/l na Tailândia.
O Toyota Yaris Cross lembra o RAV4 pelo formato da grade e da carroceria, mas suas dimensões são certeiras para o segmento dos SUVs compactos: tem 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, tem o mesmo tamanho de um Nissan Kicks.
Na Tailândia e em outros mercados para onde é exportado, o Toyota Yaris Cross tem seis airbags, freio a disco nas quatro rodas e pode ter sistema pré-colisão, faróis full-led com facho alto automátco, assistente de permanência e centralização em faixa, piloto automático adaptativo, lanternas de led e rodas de liga leve aro 18.
Por dentro, ainda tem quadro de instrumentos digital com tela de até 7 polegadas, ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio e até freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold.
A produção será concentrada na fábrica de Sorocaba (SP), que já está sendo preparada para receber o modelo.
Preço e lançamento do Yaris Cross no Brasil
O Toyota Yaris Cross será fabricado em Sorocaba (SP), unidade que já está sendo preparada para receber o modelo. O modelo corresponde a cerca de R$ 1,7 bilhões dos R$ 11 bilhões de investimento anunciados pela Toyota até 2030.
O modelo já está com o início da produção confirmado para 2025 (antes, seria em dezembro). Ou seja, poderá chegar às lojas brasileiras dentro de exatamente um ano. Em 2026, a fábrica de Sorocaba começará a montar as baterias do sistema que serão empregadas nos carros híbridos nacionais.
Também está confirmado um segundo modelo, com a mesma tecnologia híbrida flex e desenvolvido especialmente para o Brasil. A fabricante não dá maiores detalhes, mas não surpreenderia se fosse uma evolução do Yaris exclusiva para o Brasil, baseada na mesma plataforma DNGA do Yaris Cross, ou um outro derivado do SUV.
A grande vantagem deste sistema híbrido é ter o motor elétrico atuando quase sempre na condução do carro, ser capaz de rodar apenas com o motor elétrico (ainda que não por muito tempo) e dispensar carregadores externos.
Para cumprir a meta de ser o híbrido mais barato do Brasil, o Toyota Yaris Cross só precisa custar menos que os R$ 187.790 atualmente cobrados pelo Corolla Altis Hybrid (considerando que não haja opções ainda mais baratas até lá). Mas a expectativa é por um preço inicial ao redor dos R$ 150.000 para o 1.5 e R$ 165.000 para o híbrido – bem na faixa de preço dos Honda HR-V com motor 1.5 de 126 cv.